Reiki: mais uma patetice

200704281546100

O famoso médico e estudioso de terapias alternativas Edzard Ernst escreveu um artigo onde avalia o Reiki.
Ele sente-se fascinado pela área “alternativa”. Aliás, ele começou a sua carreira de médico num, assim chamado, hospital homeopático em Munique. Felizmente, ele não perde o cérebro racional quando analisa as chamadas terapias alternativas, por isso muitas vezes desilude-se com os resultados que encontra.
E, afinal, que conclui ele do Reiki?

200241957-001

A conclusão do doutor Ernst é simples: o Reiki não é plausível, não é eficaz, nem sequer é inofensivo.

Que não é plausível, penso que toda a gente percebe: uma “energia mística” que ninguém sabe o que é, é concentrada nos dedos de alguns “mágicos” e que depois passa para os pacientes curando-os de tudo e mais alguma coisa: desde a dor de cabeça até ao cancro (nós temos bandoletes quânticas que garantimos que detêm a mesma plausibilidade e aplicabilidade).

Que não é eficaz, penso também que toda a gente percebe: se eu puser as minhas mãos sobre um carro, ele não fica milagrosamente com gasolina nem milagrosamente passa a ter mais potência no motor (apesar dos mecânicos não se importarem nada que a realidade funcionasse dessa forma). Da mesma forma não curo tumores malignos nem sequer simples cortes num dedo, pondo as minhas mãos sobre a zona, apesar de não lhe tocar fisicamente. É óbvio que isto funciona em filmes, mas quem consegue separar a realidade da fantasia percebe que os filmes servem para entretenimento e não como fonte de informação credível.
Por outro lado, já existem inúmeros estudos objectivos feitos ao Reiki, e todos apontam no mesmo sentido: naqueles que mostram resultados positivos, esses resultados positivos são claramente um placebo.

Que não é inofensivo parece um pouco mais difícil de entender. Afinal, se a técnica nada faz, então também não pode fazer mal. O mesmo se aplica também à homeopatia… perdão, aos copos de água. Mas o problema destas (e de todas as outras) crenças pseudo-religiosas é que a grande maioria das pessoas não lê as experiências feitas e limita-se a acreditar naquilo que os vendedores de banha de cobra lhe dizem. E muitas vezes, a cura de determinada doença depende da rapidez com que ela é tratada. Se em vez de se seguir aquilo com provas dadas objectivamente na cura de determinada doença, se prefere, mesmo que temporariamente, seguir algo completamente irracional só porque “alguém” nos disse que pode fazer bem (sem entenderem o que é o efeito placebo), pode acontecer aquilo que por exemplo aconteceu ao Steve Jobs: uma vítima famosa entre tantas outras não tão famosas das crenças irracionais.

Leiam todo o artigo, aqui.

Termino com esta pergunta: Sabem como se chamam as “terapias alternativas” que funcionam? Medicina.

136 comentários

9 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sónia Guerreiro on 13/08/2014 at 01:24
    • Responder

    Boa noite,sou alguém que pouco percebe de ciência,mas vou só relatar um caso real. E gostaria de obter resposta de que pelo eu vejo é fã de extraterrestres,algo que para mim não é credível pois nunca vi,só ouvi falar.Tenho tendência em acreditar no que vejo e não em tudo o que ouço.Mas vou direta ao assunto,conheço alguém que teve uma doença de pele por todo corpo,foi a mais de 7 médicos no espaço de 5 meses nenhum conseguiu obter resultados,até um dia que fez tratamento alternativo e tratou a doença,sem medicação nenhuma.Será que tem uma explicação plausível para isto ou também vai dizer que é placebo.Atenção não deixei de acreditar na ciência,mesmo sendo explicada também tem seus erros.E qual o mal das pessoas quererem se sentir em paz mesmo que para isso seja necessário recorrer a terapias alternativas sempre é melhor que tomar drogas e encherem de comprimidos (ciência)

    1. Cara Sónia,

      Como devia saber, a ciência não é “tomar drogas e encherem de comprimidos”.
      Logo aí tem uma falácia, um argumento aparvalhado e errado à luz de qualquer lógica racional.

      Se acha isso, porque não vive sem qualquer conforto da sociedade moderna que lhe é dado pela ciência, e porque se aproveita da medicina para melhorar a sua qualidade de vida?
      Se acha que a medicina é só isso, a Sónia pode sempre optar por viver como as pessoas viviam na Idade Média e morriam aos 30 anos.

      Como também devia saber, existem inúmeros problemas com as ditas terapias alternativas. Já demos uma lista deles noutros posts. Sugiro que leia esses posts.
      Mas à cabeça existe o facto de que NAO funcionam. Provado, comprovado e mais que provado que não funcionam.
      Porque a Sónia não utiliza um computador que não funciona, uma internet que não funciona, um telemóvel que não funcione e um carro que não funcione, para ver se as coisas que não funcionam são melhores para si do que aquelas que funcionam?

      Aquilo que devia mesmo saber, até porque temos dezenas e dezenas de artigos que explicam isso, é que a ciência não se faz de acreditar.
      O seu carro não funciona porque acredita nele.
      A eletricidade não funciona porque acredita nela.
      A gravidade não para de funcionar só porque a Sónia deixa de acreditar nela.

      Conhecimento e crenças são coisas totalmente distintas. Sugiro que se informe sobre essas diferenças (tem centenas de artigos só neste local que a podem elucidar).

      Quanto ao caso que relatou, é preciso investigá-lo.
      Como sabe, testemunhos pessoais valem 0. Eu posso vir para a net dizer que o meu cão voa. O meu testemunho vale 0.
      Leve a pessoa a uma instituição de saúde, em que os seus profissionais possam investigar o caso.
      O conhecimento não se adquire só porque a Sónia “acha” ou acredita que é um caso X. É preciso investigar as coisas por quem tem conhecimento. Só assim se pode adquirir conhecimento.

      Ainda recentemente tive um caso em que todos os médicos também diziam que não valia a pena. A pessoa melhorou temporariamente. Mas depois… voltou a ficar pior. Isso são casos normais.
      Assim como é normal alguns casos melhorarem sem intervenção (e nestes casos, as pessoas tendem a fazer aquilo que se chama Superstição dos Pombos, tentam arranjar um padrão, uma causa, que NADA tem a ver com o resultado final, mas que as pessoas, tal como os pombos, acreditam (crença) que sim). As tretas alternativas vivem também disto: de usarem as pessoas como cérebros de pombos.
      A pessoa melhorar naturalmente, sem intervenção, é absolutamente normal. Por isso é que a ciência é probabilística.
      Existem inúmeros casos desse género.
      Também temos vários artigos que explicam o que é isso de “ciência probabilística”. Sugiro que os leia 😉

      Este é o mesmo caso que eu atravessar uma parede de cimento.
      É possível? É. É provável? Não.
      Posso estar biliões de anos a bater com a cabeça na parede e a cair para trás.
      Mas pode existir um dia, amanhã, que até consigo atravessar. Se eu usar um casaco vermelho nessa altura, vai dizer que é do casaco vermelho? Claro que vai. Porque é a tal Superstição dos Pombos. Como não é provável passar uma parede de cimento, a Sónia não entende que isso até pode acontecer e isso não tem nada a ver com a cor do meu casaco.
      A verdade é que se eu atravessar uma parede de cimento, esse facto está completamente explicado pela ciência.
      Mas fico-me por aqui, porque, mais uma vez, isto já está explicado em dezenas de artigos. Basta a Sónia lê-los.

      abraços

      P.S.: a medicina até podia não funcionar (apesar de toda a gente saber que funciona, porque os números não mentem). Isso seria irrelevante para o artigo. Mesmo assim, o Reiki continuaria a ser uma patetice, uma crença religiosa, que não funciona!

  1. A medicina também, por mais que seja pura ciência, tem várias falhas, os remédios muitas vezes curam algumas pessoas e não outras, mas, é claro que algumas coisas na vida são mais reais do que outras, como por exemplo: ter uma crise de apendicite e ter que ser operado, mas, alguns casos de tratamentos para câncer em que o paciente não acreditou no tratamento e não se curou e em outros o paciente acreditou e foi curado, porque sua família rezou ? acreditou com fé ? deu sorte ? vai saber ! A verdade é que… em nosso mundo nem tudo é só ciência, e o problema consiste em correr o risco de ficar a mercê de pessoas inescrupulosas e aproveitadores e nossa credulidade para ganharem dinheiro as nossas custas, mas, isso não é exclusividade apenas das terapias alternativas, os adeptos da chamadas ciências exatas também charlateiam e vendem suas “verdades absolutas”. Fujam das verdades absolutas, sejam elas provadas pelas ciências exatas, ou pelas terapias alternativas, pelos céticos ou religiosos. Como diria Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”
    Um abraço a todos !

    1. Este é um local de ciência.

      Você usa a ciência todos os dias, milhões de vezes ao dia, e sempre com 100% de sucesso.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Incluindo você está na internet devido à ciência e aos cientistas.

      Mal você acorda, você está imediatamente sob a lei da ciência.
      http://www.astropt.org/2012/02/18/7-equacoes-que-governam-o-seu-mundo/

      Por favor não seja hipócrita. Não cuspa no prato (ciência) que lhe dá tudo.

  2. Na minha opinião, uma coisa para ser verdadeira, tem que ser 100% verdadeira.
    Se cura um , tem que curar todos, mas sempre vai ter uma desculpa.
    A mesma coisa com milagres… Nunca vi uma pessoa que tivesse seus olhos arrancados ou suas pernas amputadas e nascerem de novo. A pessoa pode estar com um problema na visão temporário que acaba curando sozinho e mesmo uma pessoa que foi dita como nunca mais poderia andar, também tenha um problema temporário que o médico em questão não soube avaliar e o problema desapareça sozinho como muitos problemas de saúde que temos que se curam sozinhos. médicos não são Deuses.. por mais estudo que tenham nunca vão conseguir dar diagnósticos precisos para cada pessoa, uma vez que todos nós somos diferentes. Se a medicina não consegue curar tudo, duvido que apenas a imposição das mãos sobre um corpo tenha esse poder de cura.
    O que é milagre para uns é algo simples e comum para outros, vai do grau de conhecimento e inteligência individual para aceitar os fatos.
    Se pudéssemos voltar no tempo e levar um avião na época de Cristo e falar para todos que poderíamos fazer aquele pássaro gigante voar, todos iam acreditar que era um milagre, uma feitiçaria, mas não, porque hoje temos conhecimento para entender como um avião voa. Se orações também resolvesse alguma coisa, pessoas famosas que tem uma legião de fãs, jamais morreriam, ficariam doentes, etc… já que vão ser muitos pedidos dos fãs para Deus ajudar seus ídolos, mas se fosse verdade, seria justo? E as pessoas que não são famosas e não tem quem orar por elas?
    aproveitando que já mudei o assunto, queria fazer uma colocação e antes dizer que acredito em Deus (não sou ateu).
    Quando alguém é operado e curado, todos agradecem a Deus, mas quando dá errado e o paciente morre, a culpa é do médico. PENSEM NISSO.

    • Karina Lisboa ... on 19/05/2014 at 19:38
    • Responder

    Não sei se vou me “arriscar” a receber o Reiki, acho q. depende muito de quem o aplica e quem o recebe. Prefiro que usem energias de fontes ou canais mais conhecidos e seguros. De qualquer forma, não se pode dizer q. não seja bom para algumas pessoas! PAZ A TODOS!

    • Karina Lisboa ... on 19/05/2014 at 19:30
    • Responder

    Eu tenho dúvidas quanto aos resultados… mas, depois q. o Carlos Oliveira falou q. foram feitos testes em ratos e concluíram algum resultado positivo depois do uso do Reiki, FIQUEI UM POUCO ‘”CRÉDULA'” na eficácia PRÁTICA do Reiki, apesar da Ciência ( quero dizer, cientistas) não CONSIDERAREM TER TESTADO COM DADOS E FATOS SUFICIENTES pra explicarem com uma TEORIA LÓGICA os poucos (PORÉM REAIS) RESULTADOS PRÁTICOS…CRENÇAS E TEORIAS SÃO COISAS RELATIVAS… MAS CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS OU TEORIAS! Q. FAÇAM TESTES SUFICIENTES, ENTÃO! Assim como a HOMEOPATIA E A ACUPUNTURA sempre MOSTRARAM melhoras ou curas em humanos e também em animais (QUANDO APLICADOS POR PESSOAS Q. ENTENDEM BEM DA ÁREA)… APESAR DE NÃO SE SABER COMO E PORQUÊ ACONTECEM ESSAS CURAS. A CIÊNCIA é, antes de tudo, algo REAL NA PRÁTICA q. DEPOIS OS CIENTISTAS TENTAM OU CONSEGUEM EXPLICA-LA. A PRÁTICA REAL EXISTE ANTES DE QUALQUER TEORIA ( TEORIA DE ALGO REALIZADO NA PRÁTCA)… BEM COMO A CIÊNCIA SEMPRE É E FOI REAL, INDEPENDENTEMENTE DE ALGUÉM SER OU “ESTAR” UM CIENTISTA! VIVA A CIÊNCIA E TAMBÉM SEUS CIENTISTAS, Q. SÃO CONSEQUÊNCIA DELA!!!

    1. “HOMEOPATIA E A ACUPUNTURA sempre MOSTRARAM melhoras ou curas em humanos e também em animais” <--- isto é mentira. Nunca existiu qualquer cura e as melhorias são somente aparentes (depende do placebo). "foram feitos testes em ratos e concluíram algum resultado positivo depois do uso do Reiki" <--- não, o que é dito é que não há evidências para isso, e que a experiência foi mal feita, incluindo os próprios desejos do investigador (o que não é uma boa forma de se fazerem experiências, porque o investigador passa a ver o que quer e não o resultado objetivo). abraços

  3. Olá Carlos,
    (de volta à nossa agradável conversa, que nada tem a ver com reiki)
    o Carlos afirma pouco mas surpreende-me muito…
    Então a lei da gravitação universal, formulada à mais de 320 anos e agora vai mudar. No entanto um estudo de 2010 sobre o efeito placebo é o suficiente para se saber tudo sobre o mesmo!?!?
    aqui fica uma perspectiva:
    Muito se sabe sobre a melanina, muito se sabe sobre os neurónios, mas Ninguém sabe porque existe melanina no pericário! (corpo celular do neurónio)
    Esta comparação para dizer: conhecemos a esclerose múltipla, sabemos a sua causa e desconhecemos qualquer cura (há remédio mas não há cura).
    Ou seja, achar que já se sabe tudo sobre um assunto, é motivo para se “fechar a porta”, muitas vezes a curas que ninguém imagina! De outra forma, a teoria da gravidade mantinha-se como está!
    Tenho muito respeito por aqueles senhores dinamarqueses, apesar de ter ficado com algumas dúvidas que vou tentar esclarecer com o João Coutinho. Contudo, dos 40 post, basicamente todos reflectem a mesma conclusão daquele laboratório! (excepto o último link).
    Gostava de finalizar deixando a sugestão que da próxima vez que enviar um link do wikipédia, envie a versão Inglês, neste assunto é de longe mais completo que os 40 post… 😉

    1. Sim, todas as teorias mudam, ou melhor, evoluem.

      Não, não é um estudo. Só aqui neste artigo e links tem dezenas de estudos recentes.

      Eu enviei a versão em inglês 😉

      Não se está a “fechar a porta a curas que ninguém imagina”. Faz-se as experiências, vê-se os resultados, e se funciona, tenta-se perceber como, se não funciona, deita-se ao lixo.
      A dor de cabeça não se cura com marteladas na cabeça… e isto é “fechar a porta” à suposta “cura de dores de cabeça à martelada”.

      abraços

  4. “Entrar na internet através de Reiki”

    Já tive a minha dose diária de gargalhada! Já me posso ir deitar descansado, hehehehe.

    Esta é a melhor frase que já “ouví” neste contexto, desde que alguém chamou “herpes digital” àqueles posts “motivacionais” com frases ôcas, perfeitamente idióticas, e muitos efeitos especiais fotográficos, daqueles que andam aos milhões pela net, vocês sabem.

    Desconfio que ainda vou rir um bom bocado, já depois de estar deitado 😀

  5. Este site está cada vez melhor!!!! 😀 😀 😀 simplesmente adoro a acidez com que informa os seus seguidores 😀
    Mas caro Carlos,
    sem defender o pai natal e alimentar melhor esta “fogueira” deixe-me dizer só uma pequena coisinha:
    o efeito placebo é sem dúvida muito estudado… (muita quantidade!)
    Mas também é verdade que pouco ou nada se sabe sobre este efeito!
    Há muito para descobrir…!!

    1. Sabe-se mais sobre o efeito placebo do que sobre a Gravidade.
      Quando as pessoas começarem a saltar de edifícios e voarem… nessa altura, esse argumento pode fazer sentido.

      Sabe-se mais sobre o efeito placebo do que sobre a Eletricidade.
      Quando as pessoas começarem a usar o Reiki para dar energia aos computadores… nessa altura, esse argumento pode fazer sentido.

      abraços

        • João Silva on 03/05/2014 at 23:55

        Compreendo o argumento e fico encantado com a disponibilidade para responder.
        Contudo, não concordo! 🙂
        Apesar do conhecimento ser relativo quanto à gravidade e à electricidade, nós sabemos como estas duas forças se comportam… já em relação ao efeito placebo: NÃO!
        Se o Carlos, tem conhecimento, ou alguém com o conhecimento, bem consolidado em relação ao placebo como existe em relação a essas forças… vai a Estocolmo!
        Mas gostaria de ver um texto sobre esse assunto, ia dar muito que falar!
        Abraço

      1. O Placebo não leva a Estocolmo, porque já está bastante bem estudado.

        Já temos cerca de 40 posts em que o placebo é referido 😉
        http://www.astropt.org/?s=placebo

        Exemplos:
        http://www.astropt.org/2011/06/03/placebo/
        http://www.astropt.org/2010/12/26/efeito-placebo/

        http://en.wikipedia.org/wiki/Placebo#References

        http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736%2809%2961706-2/abstract

        http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC539455/

        Sobre a Gravidade, sabemos que a Teoria vai mudar. Sobre o placebo, sabemos que é isto.

        abraços

  6. Caro Carlos,

    Devia fazer umas sessões de reiki para relaxar a mente, eu acredito na eficácia desta terapia complementar, é deveras importante a calma, a tranquilidade que transmite. Na minha opinião se estivermos bem mentalmente, o nosso corpo, a nossa forma de estar com a vida muda. É sempre bom alcançar a tranquilidade.
    Abraço,

    Ana

    1. Cara Ana,

      Sabe que pode conseguir a calma, tranquilidade e relaxar a mente, sem precisar deixar-se cair em vigarices?
      Pois é isso que lhe sugiro…

      Mas não relaxe demasiado a mente, senão pode cair no milenar conto do vigário de supostas terapias cura-tudo.

      A Ana até pode acreditar nisso, mas a natureza não quer saber das suas ou das minhas crenças.
      Se procurar o conhecimento da natureza, percebe que não são as suas crenças a mandar 😉
      Senão viveríamos num mundo com o Pai Natal, unicórnios voadores, etc…
      Mas não.
      Vivemos num mundo de conhecimento – o tal que lhe dá a internet que está neste momento a utilizar para ler este comentário.
      (quando o Reiki lhe permitir escrever comentários na internet, aí sim poderá argumentar a favor dele de forma racional) 😉

      abraços!

  7. Talvez não me tenha explicado bem. Todas as informações sobre reiki informam expressamente que não deve-se procurar a cura apenas pelo reiki. Quem encontra-se doente e consulta um médico, não deverá deixar de o fazer para ser tratado com reiki. Poderá e deverá usufruir de ambos os tratamentos. Um complementa o outro. Além disso, o reiki ajuda a potencializar o outro tipo de tratamento. Não sou de forma alguma contra o facto de consultar um médico. Não digo que o reiki resolva todos os problemas mas ajuda a enfrentá-los, com mais calma e sabedoria. Não desrespeito as pessoas que são descrentes em relação a Deus e ao sobrenatural mas digo desde já que é uma pena que ainda haja pessoas no mundo que negam tudo o que é espiritual e sobrenatural, apesar de haver tantos casos do género. Uns podem ser inventados mas haverá sempre alguns que serão verdadeiros.
    Deixo aqui um artigo postado por um senhor no seu blog, um senhor com vasta experiência em reiki.

    http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2013/12/pesquisas-sobre-reiki/

    Paz

    1. Mais um comentário que mostra os argumentos irracionais dos defensores do reiki. Baseiam-se em testemunhos pessoais, subjectivos, e dos seus amigos crentes.

      No seu comentário, troque a palavra Reiki por Pai Natal e percebe-se a irracionalidade destas crenças.

      Todas as informações sobre o Pai Natal informam que não se deve procurar a cura somente no Pai Natal, mas também nos médicos. Aliás, os crentes no Pai Natal dizem mesmo que se deve procurar o médico quando se está doente. A razão é simples: a crença no Pai Natal (reiki) não funciona, por isso é que se deve ir ao médico (que funciona). São complementares: um funciona e o outro serve só para fazer de conta. A crença no Pai Natal permite enfrentar os problemas com mais calma e sabedoria. As crenças em parvoíces sempre deram muita sabedoria ao longo da história, daí os vendedores de banha-de-cobra enriquecerem à custa dos mais ingénuos. Quem não acredita no Pai Natal é porque nega tudo que é espiritual (esta é a fase da vitimização), apesar de haver tantos avistamentos do Pai Natal: uns inventados e outros verdadeiros (porque trenós voadores a serem puxados por renas serão certamente verdadeiros algumas vezes).
      Poderia deixar aqui vários artigos de crentes no Pai Natal, porque obviamente para provar que algo existe basta que um crente o afirme. E os artigos são todos credíveis, já que foram publicados no Journal of Santa Claus. Como é óbvio, é um jornal com uma alta credibilidade na associação de seitas religiosas crentes em parvoíces. Publica-se neste tipo de journals, porque não se quer ninguém com sentido crítico e que compreenda de estatística a criticar; por isso, publica-se só no seio dos crentes, entre aqueles que partilham cegamente da mesma fé.

      Sugiro agora que troque a palavra Reiki por Cristo, para se perceber que se está na presença de uma seita religiosa.

      Obrigado Cátia por nos mostrar a irracionalidade, a ignorância, e as falácias utilizadas pelos seguidores da crença em Reiki.

  8. Não pude evitar dar a minha opinião sobre este assunto, pelos vistos um pouco polémico. Sou reikiana, iniciada este ano e posso dizer que graças ao reiki senti que a minha vida tem mudado para melhor a todos os níveis. Sinto-me mais positiva e confiante. Não mantive grandes expectativas em relação aos seus resutados mas mesmo assim estes não deixaram de se manifestar. A minha opinião em relação ao efeito placebo é que então tudo terá um efeito placebo, incluíndo todos os tipos de tratamento e medicação. Não interessa aonde vamos buscar os meios para a cura, desde que acreditemos nela. Afinal de contas, a mente humana tem imenso poder.
    Qualquer pessoa pode ser iniciada em reiki e não é necessário possuir-se características paranormais nem nada do género. Não considero os terapeutas de reiki impostores. São até geralmente credíveis e com mente aberta. Reiki não é seita nenhuma nem possui nenhuma conotação religiosa. Considero o reiki das práticas mais ecléticas, uma vez que qualquer pessoa pode aderir, independentemente do credo ou religião. Além disso, mesmo que quem é tretado com reiki não acredita nos resultados, estes não deixarão de surgir, independentemente do receptor acreditar ou não na sua veracidade.
    Quem acha que o reiki é apenas um efeito placebo e não possui resultados relevantes, experimentem a terapia pelo menos. Além disso, quem canaliza reiki para si ou para outra pessoa, sente claramente o fluir da energia e sensações como as mãos quentes, por exemplo. São sensações inexplicavelmente maravilhosas..
    Independentemente do que dizem do reiki, esa prática está a tornar-se mais conhecida e a credibilizar-se cada vez mais,. Não creio que seja devido à charlatanice e ingenuidade dos consumidores mas sim devido ao facto de nos encontrarmos numa era de abertura e tolerância, em que as religiões vão sendo encaradas de forma cada vez mais objectiva e isenta de preconceitos. Se os resultados relacionados com o tratamento de reiki fossem assim tão negativos, a sua adesão não seria tão grande.

    1. “Não pude evitar dar a minha opinião sobre este assunto, pelos vistos um pouco polémico.”

      Não é polémico, já que todos os estudos mostram que é uma simples vigarice, como milhares de outras pelo mundo.

      “senti que a minha vida tem mudado para melhor a todos os níveis.”

      Precisamente. Sente isso. Subjectividade vinda do placebo.

      “Não interessa aonde vamos buscar os meios para a cura, desde que acreditemos nela.”

      Totalmente errado.
      Pode ficar melhor ou pode sentir que fica melhor (e ficar pior). O Reiki enquadra-se no segundo.

      “Qualquer pessoa pode ser iniciada em reiki e não é necessário possuir-se características paranormais nem nada do género.”

      Pois não. Qualquer ignorante pode dizer-se especialista em Reiki e enganar as pessoas.
      É a definição de vigarista.

      “São até geralmente credíveis e com mente aberta.”

      São credíveis para quem se deixa enganar por qualquer treta.
      Têm a mente tão aberta que entra todo o lixo.

      “Reiki não é seita nenhuma nem possui nenhuma conotação religiosa.”

      É uma seita religiosa. Baseia-se numa crença em que os seguidores vão de olhos fechados porque “se sentem bem”, e acreditam em qualquer coisa que lhe dizem.

      “Além disso, mesmo que quem é tretado com reiki não acredita nos resultados, estes não deixarão de surgir, independentemente do receptor acreditar ou não na sua veracidade.”

      Da mesma forma que o placebo funciona em animais e bebés.
      Sugiro que leia sobre o efeito placebo, de modo a perceber que é dessa forma que tem sido enganada.

      “experimentem a terapia pelo menos.”

      Existem inúmeros estudos objectivos que provam a não-existência de resultados objectivos.
      Utilizar os sentimentos subjectivos é uma falácia e um dos caminhos para se ser enganado.

      “sente claramente o fluir da energia e sensações como as mãos quentes, por exemplo. São sensações inexplicavelmente maravilhosas..”

      Se for de encontro a uma parede, de cabeça, também vai sentir a energia a fluir da parede para a sua cabeça. Vai ver que é uma sensação maravilhosa chamada adrenalina.

      “Independentemente do que dizem do reiki, esa prática está a tornar-se mais conhecida e a credibilizar-se cada vez mais,”

      Não há qualquer credibilidade em algo que só tem resultados negativos.
      Quanto a ser muito conhecida, o Pai Natal também o é. Infelizmente, por mais que acredite e a faça sentir bem, o Pai Natal não existe.

      “Não creio que seja devido à charlatanice e ingenuidade dos consumidores”

      Penso que o seu comentário mostra claramente que é devido à ingenuidade dos consumidores.
      Se no seu comentário trocar a palavra Reiki por Pai Natal, vai perceber que pode defender o Pai Natal da mesma forma, já que os argumentos são falaciosos, fruto de quem é demasiado ingénuo para utilizar o pensamento crítico.
      Mas não pense só no Pai Natal. Troque a palavra Reiki pela palavra Cristo. Funciona da mesma forma. Provando que se trata somente de uma seita religiosa em que tentam dar uma roupagem medicinal. É só. Mas o pensamento acriançado mantém-se.

      “encaradas de forma cada vez mais objectiva e isenta de preconceitos.”

      O Reiki mostra precisamente esse sistema de preconceitos. O Reiki é preconceituoso contra a realidade, os factos e o pensamento crítico.

      “Se os resultados relacionados com o tratamento de reiki fossem assim tão negativos, a sua adesão não seria tão grande.”

      Esta é a falácia da popularidade. Pode-se usar da mesma forma quando se fala das crenças no Pai Natal, em Cristo, em Maomé, no Coelhinho da Páscoa, etc.

      Parece-me que a Cátia fechou com “chave de ouro”, mostrando claramente que estamos na presença de uma seita religiosa em que os seus aderentes utilizam argumentos falaciosos próprios das seitas religiosas.

      Cátia, eu não estou contra si por utilizar o Reiki. Simplesmente sugiro que não defenda essa vigarice perante outros e sugiro que não utilize da hipocrisia quando tiver problemas de saúde graves (nessa altura, não vá a um médico no hospital, siga aquilo que tenta impingir nos outros e vá a um treteiro de Reiki de modo à energia fluir e você ficar curada).

      abraços

  9. Olá,boa noite!Sou REIKIANA no 3a.
    Lendo os seus comentários Carlos Oliveira,percebi que você pelo jeito está dizendo aí para que pesquisem mais sobre natureza da ciência e tudo mais.Mas você devia pesquisar mais sobre o Reiki antes de dizer que é uma seita religiosa.

    (…comentário editado…)

    Como você explica uma pessoa que recebe o Reiki sentir coisas durante a sessão inexplicáveis (…)?

    (…comentário editado…)

    Tem vários testemunhos por aí de cura de quem recebe a energia Reiki.

    (…comentário editado…)

    Desde quando os seres humanos sabem mais do que Deus?Você ao menos acredita nele?

    (…comentário editado…)

    Reiki não é seita,não é religião.Tenho minha religião e sou terapeuta em Reiki, não diga PATETICES sobre coisa que você e nem ninguém consegue explicar.

    1. Cara Jéssica,

      O seu comentário foi editado, retirando todos os insultos. Deixei somente as suas indagações sobre a vigarice de nome Reiki.

      Reiki é uma seita religiosa, no sentido de que é um grupo de pessoas que crêem em algo que não conseguem provar, e seguem todas em carneirada imaginando que realmente ficam melhores devido a essas fantasias.
      Se entrar num local de adoração de seitas religiosas fundamentalistas, vê que fazem exactamente a mesma coisa.

      O facto das pessoas se sentirem bem, com Reiki ou com o Pai Natal, deve-se ao efeito placebo. Este é um efeito real e bastante estudado. Devia ler sobre ele.

      Como sabe, testemunhos nada provam. Existem milhões de crianças por todo o mundo que testemunham sem qualquer dúvida que existe o Pai Natal.

      Quanto às suas perguntas sobre Deus, é sintomático da forma da Jéssica pensar. Mais do que eu argumentar sobre a crença religiosa seguida pela Jéssica, esse seu argumento de para defender o Reiki “chama” por Deus, é evidência suficiente para provar que você se deixou levar por uma seita religiosa.
      É certo que a sua última frase diz que não. Mas penso que se percebe que está a negar o óbvio.

      O Reiki está perfeitamente explicado. Se você não quer ler as explicações, isso não é culpa de mais ninguém. Percebe-se que na presença de algo óbvio, você vive em negação.

      É pena.

      abraços

  10. Caro amigo Carlos. Fica para mim uma dúvida. Você acredita que todas as pessoas que estudam os fenômenos da Reiki são ignorantes e desprovidos de informação?

    Um abraço

    Marcelo Lopes

    1. O que eu acredito é irrelevante.

      Já disse esta frase dezenas e dezenas de vezes.
      O Universo não quer saber das minhas crenças, das suas crenças, ou das crenças de quem quer que seja.

      Se as pessoas que defendem o Reiki, defendem com base em argumentos ignorantes sobre o que é a ciência e o conhecimento que temos, só posso sugerir que leiam mais sobre as coisas.
      Antes de comentarem com opiniões ignorantes sobre os temas, informem-se devidamente sobre os temas em análise.
      Por exemplo, leiam que o conhecimento e as leis do Universo não dependem do que as pessoas acreditam.

        • APR on 10/07/2018 at 20:19

        Boa noite,

        Tem noção do como o conhecimento cientifico mudou e continuara a mudar, desde a pensar que a Terra era plana e o Universo girava a nossa volta, ate as teorias quânticas e multidimensionais de hoje?

        Só porque não se consegue entender ou provar devido à inexistência de tecnologia e fraco entendimento sobre as tais leis do Universo, não quer dizer que seja errado ou “tretas”.

        Existem evidências, existe qualquer coisa ainda inexplicável no Reiki e noutras praticas de medicina alternativa.

        De lembrar que a Medicina Convencional já foi outrora Medicina Alternativa.

        Já se provou vezes sem conta que a ciência estava errada sobre algumas perspetivavas de como Universo funciona, mas só assim que avançamos como Humanidade.

      1. APR,

        Em primeiro lugar, realço o facto de não se ter apresentado devidamente e ter-se escondido atrás de letras. isso mostra bem como defende aquilo que pensa… ou não. Esconde-se atrás do anonimato porque sabe que o seu único objetivo é criar confusão com ignorância.

        “Tem noção do como o conhecimento cientifico mudou e continuara a mudar, desde a pensar que a Terra era plana e o Universo girava a nossa volta, ate as teorias quânticas e multidimensionais de hoje?”

        Sim, tenho.
        Aliás, tenho mais que o/a APR, tendo em conta o meu percurso académico.

        “Só porque não se consegue entender ou provar”
        — isto é MENTIRA!
        Consegue-se PROVAR que é falso.
        Se as pessoas são burras ao ponto de seguirem coisas totalmente provadas como falsas, é problema das pessoas – que têm todo o direito de ser enganadas se assim o desejam.

        “existe qualquer coisa ainda inexplicável no Reiki”
        — MENTIRA!
        O Reiki, como outras tretas atuais, utiliza as mesmas estratégias de comunicação e de “venda” que os históricos vendedores de banha de cobra ou de “frasquinhos de água que cura tudo”.
        Basta aprender sobre as coisas, em vez de perder tempo a comentar algo que desconhece.

        “De lembrar que a Medicina Convencional já foi outrora Medicina Alternativa.”
        —- MENTIRA.

        “Já se provou vezes sem conta que a ciência estava errada”
        — MENTIRA!
        Isto já foi explicado por várias vezes aqui no blog, em vários artigos.
        Se em vez de ler os artigos e APRENDER, prefere perder o seu tempo a escrever coisas que são mentira… o que mais se pode fazer?
        Nós damos-lhe conhecimento… e gratuitamente… no entanto, os defensores anónimos do Reiki preferem este tipo de estratégia: “em vez de aprender sobre as coisas, vou gastar o meu tempo a comentar baboseiras em blogs de ciência para ver se pega e se engano mais algumas pessoas.”

        Enfim….

        Se quisesse aprender, em vez de fazer afirmações mentirosas anonimamente, chegava aqui, apresentava-se e perguntava sobre as coisas.

        abraços

  11. Para quem é vigarista ou crente fundamentalista vale tudo, até tratamento com lesmas.

    Lembro que Penn & Teller fizeram um programa sobre a utilização destas tretas como tratamentos, e “inventaram” um novo método que era colocar lesmas nas pessoas para ver até que ponto a crendice das pessoas era tão grande que se deixava levar até por algo tão absurdo. É óbvio que muitas pessoas “juravam” que as lemas lhes fizeram bem.
    http://www.astropt.org/2013/09/16/penn-teller-tratamentos-alternativos/
    Penn & Teller têm este programa para avisarem as pessoas destas vigarices: puras vigarices à luz do conhecimento.

    E o que aconteceu?
    Um vigarista viu isto e pensou: “ahhh as pessoas pagam-me para eu lhes fazer esta treta? Então, pronto, já estou pronto para vigarizar as pessoas com mais esta treta”.
    E pronto… tá aí o tratamento com lesmas:
    http://www.upi.com/blog/2013/07/15/Snail-facial-is-latest-Japanese-beauty-treatment-VIDEO/8231373924142/

    Por mais absurdo, disparatado e vigarice que seja, há sempre pessoas que se deixam enganar, acreditando na maior parvoíce.

  12. Muito bom este debate sobre o artigo, me parece claro que o Reiki pode ser benéfico como tratamento complementar.
    E o JIAOFA?
    Li em um artigo que o jiaofa, ventosas que consistem no uso de cúpulas (no ocidente são muito comum cúpulas de vidro), às quais é retirado o ar, por sucção ou combustão, diminuindo a sua pressão interior e criando vácuo. Quando é criado um vácuo parcial, no interior da cúpula, esta é colocada em contacto com a pele sugando os tecidos com os quais entra em contacto.
    Actualmente este método terapêutico é usado no tratamento de uma série de problemas como dor abdominal, dor nas articulações, dor de cabeça (cefaleia), tosse, lombalgia, dismenorreia, furúnculos ulcerados ou mordedura de cobras venenosas.
    Neste mesmo artigo tinha a informação que esta técnica ainda é aplicada em alguns hospitais da China e clinicas de acupunctura.
    Peço desculpas se misturei as coisas, mais quando li me pareceu similar ao que esta sendo debatido aqui.
    Se viajei não precisam responder…kkkk
    Abraxxx…

  13. Boas

    Sou terapeuta e entendo que as opiniões acerca da legitimidade do Reiki enquanto benéfico possa ser controversa e difícil de gerir ou assumir para a ciência objectiva. No entanto não posso deixar de referir que testemunhei casos de cura efectiva e acreditem que está bastante longe dos espectáculos do circo Shen. Mas não é esse o meu interesse neste comentário, é sim o de relembrar as mentes cientificas que por mais “avançada” que seja a ciência, quando deparada com a mais ínfima partícula observada em microscópio extremamente poderoso, assume que o que está para alem de todos os sub-átomos é…energia…pois é! E Edzard Erns com o devido respeito que lhe é merecido estudou erradamente o Reiki para o levar a pensar que só alguns “iluminados” podem ter acesso a energia, e refiro-me ao termo energia e não Reiki porque o que está aqui e em outros artigos sobre o tema é que, mais uma vez fica provada a limitação da mente humana que moldada a forma ou formatada a ter explicação logicamente comprovada para ser aceite. Em contras-te com este conceito lembro-vos e inclusive ao senhor Edzard Erns de que esquecem-se de que o maior poder é a palavra “acreditar”. Não é fazer os outros acreditar, não. É acreditar. Eu acredito que o que faço nem sequer se chama Reiki ou coisa alguma, de facto não é coisa nenhuma e tudo ao mesmo tempo, não uso apenas as mãos e nem sempre toco na pessoa, nem sempre há cura e nem sempre é suposto haver. Este ultimo argumento é demasiado para a mente humana, que se acha em controlo e senhora de tudo e todas as explicações lógicas e cientificamente comprovadas. Felizmente que cada vez mais mentes estão a libertar-se do sistema operativo “evoluído” que nos tem feito imensamente bem na direcção da extinção de uma raça inteira e com o principal véu de busca do “bem” de todos os seres…Acordem!! Nos aparentemente controlamos, mas em verdade não! Conhecemos uma realidade a que chamamos unica como um ilhéu chama mundo a sua ilha(mesmo que seja do tamanho da Terra) Saiam da “Ilha” pensem melhor, não no Reiki mas em tudo, relativizem e sejam felizes.

    Whatever I am

    1. “entendo que as opiniões”

      Não são opiniões. É a realidade.
      Aqui fala-se de conhecimento e não de opiniões pessoais.
      2 + 2 = 4 não é uma opinião, é conhecimento.
      Sugiro que leia os nossos artigos sobre natureza da ciência *antes* de fazer comentários ignorantes daquilo que é ciência.

      “para a ciência objectiva.”

      Toda a ciência é objectiva. Não depende de si ou de mim, mas sim das leis do Universo.

      “acreditem que está bastante longe dos espectáculos do circo Shen.”

      Não, não acredito. Porque não devia depender de acreditar. As coisas são ou não são.
      Sugiro que leia os nossos artigos sobre natureza da ciência *antes* de fazer comentários ignorantes daquilo que é ciência.

      “por mais “avançada” que seja a ciência”

      Se você esta na internet, é devido ao avanço da ciência.
      Agradecia que não fosse hipócrita e andasse a cuspir na ciência enquanto a utiliza.
      Quando através do Reiki puder entrar na internet, aí falamos. Até lá, por favor, dispenso as hipocrisias.

      “quando deparada com a mais ínfima partícula observada em microscópio extremamente poderoso”

      O microscópio é-lhe dado pela ciência, nunca por Reiki ou por outras tretas que queira defender.
      As mais ínfimas partículas são estudadas pela ciência, através de muito conhecimento que você parece ignorar.

      “assume que o que está para alem de todos os sub-átomos é…energia…pois é!”

      A energia é um conceito físico.
      Espero que a estude antes de escrever palavras que não faz a mais pequena ideia do que quer dizer.

      “E Edzard Erns com o devido respeito que lhe é merecido estudou erradamente o Reiki”

      Pois. Ele devia simplesmente acreditar, como você, e deixar que os seus fieis seguissem a “revelação”.
      Enfim… está a defender uma religião. Nada mais.

      “só alguns “iluminados” podem ter acesso a energia”

      Só alguns “iluminados” afirmam que crêem nisto. O que denota uma seita religiosa.

      “refiro-me ao termo energia”

      Refere-se a um termo que desconhece totalmente.
      Está a falar de quê afinal?
      Do conceito de unidade de trabalho?
      Ou do conceito de radiação? (que se chama radiação electromagnética e inclui todos os comprimentos de onda)
      Duvido que você saiba do que está a falar.

      “provada a limitação da mente humana”

      Concordo.
      Quando as pessoas têm uma mente tão limitada que acreditam em qualquer treta… realmente falta-lhes uma parte que se chama razão.

      “Em contras-te”

      “contraste” é tudo pegado.

      “o maior poder é a palavra “acreditar”.”

      Cá está.
      Para si não é preciso saber. Basta para si seguir de forma cega e em carneirada as crenças infundadas.
      Obrigado por mais uma vez provar que estamos na presença de uma seita religiosa.

      Sendo que você é um dos “bispos” do Reiki, penso que este seu comentário é extremamente importante para realmente mostrar a quem nos visita que estamos na presença de nada mais nada menos que uma seita New Age, que cospe no conhecimento e na razão, a favor de uma crença infundada.

      “de facto não é coisa nenhuma e tudo ao mesmo tempo”

      O uso de expressões ambíguas onde cabe tudo, é mais uma evidência que estamos na presença de algo pseudo, criado para vigarizar as outras pessoas.

      “nem sempre há cura e nem sempre é suposto haver. Este ultimo argumento é demasiado para a mente humana, que se acha em controlo e senhora de tudo e todas as explicações lógicas e cientificamente comprovadas.”

      Esse argumento pode ser demasiado para si, que tem a mente limitada e moldada pela irracionalidade.
      De resto, sugiro que leia os nossos artigos sobre natureza da ciência *antes* de fazer comentários ignorantes.

      “com o principal véu de busca do “bem” de todos os seres…”

      Já percebemos que o seu discurso é totalmente religioso.
      Penso que todo o seu comentário é bastante claro.

      “Acordem!!”

      Aleluia!!!
      Já percebemos que o seu discurso é totalmente religioso.
      Penso que todo o seu comentário é bastante claro.
      Pelo seu comentário percebe-se completamente que o Reiki é somente a nova moda Pseudo, baseada em crenças New Age, para vigarizar as pessoas a entrar numa nova seita religiosa de século XXI.

      Muito obrigado mais uma vez pelo seu comentário.
      Por mais que eu escrevesse, não conseguiria demonstrar tão claramente que o Reiki é somente uma seita religiosa.

        • Pedro on 15/10/2013 at 21:57

        Boas

        Obrigado pelo show!

        (… comentário editado …)

        Desculpe a honestidade e falta de hipocrisia….

      1. Caro Pedro,

        Este é um local de ciência, de conhecimento. Como um Planetário, Museu, ou Hospital.
        Não estamos interessados nas suas crenças pessoais.

        Se mesmo assim não compreende, deixe-me dar-lhe outra razão para se perceber o nível dos crentes e “terapeutas” (um abuso da palavra terapia) em Reikki: não me viu a entrar na sua casa ou na sua igreja a desrespeitá-lo, pois não?
        Respeite o conhecimento e respeite os locais em que entra.
        Já que não consegue “ver” o conhecimento, pelo menos tente ter um pouco de respeito quando entra noutras casas.

        Obrigado.

  14. Boa noite,

    Li a matéria e os comentários, concordo em partes, principalmente pelo que foi dito sobre o que faz o reiki, sobre suas curas.

    Eu sempre li e me foi passado que o reiki é uma terapia complementar, nunca se deixa um tratamento, ou se evita um, para usar apenas do reiki como forma de tratamento.

    Sou reikiano, fizeram em mim, gostei, e fui atrás para conhecer mais, por fim fiz o curso. Acredito que sou um pouco cético, e apesar de ter feito sessões de reiki e me feito bem, não tive a cura de nenhuma doença, tive sim uma melhora do ânimo, que pode ser explicado sim por um efeito placebo, mas foi bom. Depois de ter feito o curso, busquei estudar com cuidado, e fazer atendimentos voluntários, e nesses atendimentos percebia e recebia um feedback positivo das pessoas que se tratavam.

    Nunca encorajei alguém a se tratar apenas com reiki, e acredito que ninguém deve fazer isso, inclusive deixo muitas ressalvas. Acho que faltam provas científicas sim e os estudos devem continuar, pois é inegável a quantidade de pessoas que já se sentiram beneficiadas.

    Acredito que a terapia complementar deve ser mais investigada, e sempre deixar claro que ela não pode substituir um tratamento convencional e, que uma pessoa que esta se tratando adequadamente (medicina) de uma doença e paralelamente (complementar) faça o tratamento com o reiki e se sente bem, nesse caso não vejo mal. Entendo que isso é como muitas coisas que temos por ai, que o que degrada não é a coisa em si, mas quem faz mal uso dela, ou por ignorância, aproveitamento ou por uma credulidade excessiva.

    Abraço

    1. Paulo,

      Tenho a dizer que adorei o seu comentário.
      Nada de crenças. Simplesmente um assumir que como terapia complementar e fazendo uso, e muito bem, do placebo, este tipo de técnicas (Reiki e não só) tem vantagens psicológicas (que, como se sabe, podem ter efeitos físicos no corpo).

      abraços!

  15. Reiki e Deus não são os temas, mas se uma pessoa tem algum tipo de crença onde acredita que existe um criador não duvidara que exista energia superior ou seria apenas um placebo com nos ratos do teste ha é ratos não tem elaboração psicológica, fé, crenças.

    1. Se ler estudos feitos a estas tretas do Reiki, e outras vigarices que por aí andam, percebe que o placebo existe nos animais. Assim como existe nos bebés. Não faltam estudos sobre isso ;). O placebo neles existe de 2 formas (sim, nem sequer é só uma).

      abraços! 😉

  16. Recomendo também este post:
    http://www.bulevoador.com.br/2012/03/quando-a-supersticao-consegue-se-travestir-de-ciencia-o-reiki/

    “Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi Julião de Oliveira testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. (…)
    Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores, de acordo com o tratamento recebido (impostação x placebo). Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas. (…)
    Isso me impressionou, confesso. Como um trabalho assim é aprovado numa banca de mestrado da USP? (…)
    (…)
    Antes de passar à discussão, convém definir o que é Reiki. De acordo com o artigo da Wikipédia:
    (Reiki é uma prática espiritual desenvolvida em 1922 pelo budista Japonês Mikao Usui. O Reiki utiliza uma técnica comumente conhecida como cura pelas mãos como uma forma de medicina alternativa e complementar, e é ocasionalmente classificada como medicina oriental por entidades profissionais. Através do uso desta técnica, o praticante de Reiki afirma poder transferir energia curadora, na forma de ki, através das palmas das mãos.)

    Em outras palavras, o praticante de Reiki abre as mãos sobre uma determinada parte do corpo, se concentra, e afirma poder manipular ou transferir energias vitais para o paciente, de forma tratar e curar as mais diversas moléstias. Isto torna o Reiki parte de uma corrente conhecida como Vitalismo, cuja premissa é a existência de algum tipo de energia vital que pode ser manipulada ou alterada por adeptos ou praticantes de certas artes. O fato de nenhuma destas energias vitais – ou seus efeitos – jamais terem sido observadas de forma objetiva em mais de 200 anos de investigação científica (Ben Franklin e outros cientistas já investigavam uma modalidade de vitalismo conhecida como magnetismo animal no final do século XVIII, com conclusões fortemente negativas) coloca a plausibilidade prévia deste tipo de modalidade em um valor bastante baixo. (…)
    (…)
    Suponhamos entretanto que possamos ignorar o fato de que estas energias jamais foram detectadas e que não há qualquer plausibilidade fisiológica ou física para sua existência. Dezenas de estudos foram realizados para testar a eficácia do Reiki (e outras modalidades de vitalismo) ao longo dos anos. O que a literatura médica tem a dizer quanto a isto?

    Uma revisão da literatura publicada em 2008 examinou 205 estudos potencialmente relevantes utilizando Reiki para o tratamento de uma série de moléstias. Dentre estes 205 estudos, apenas 9 possuíam os critérios mínimos de qualidade metodológica para inclusão na análise (randomização, cegamento duplo, descrição detalhada do protocolo utilizado, etc.).
    (…)
    Após o agrupamento dos dados e subsequente análise dos dados, os autores concluíram:
    (Concluindo, a evidência é insuficiente para afirmar que o reiki seja um tratamento efetivo para qualquer condição. Assim sendo, o valor do reiki [N.T.: enquanto terapia] permanece sem provas.)

    Em uma outra revisão da literatura publicada no próprio Journal of Alternative and Complementary Medicine (que não é sequer um dos mais rigorosos em termos de evidência) concluiu que:
    (As severas limitações metodológicas e de publicação dos escarsos estudos existentes sobre reiki não permitem alcançar qualquer conclusão definitiva a respeito de sua eficácia.)
    Outros estudos de grande volume a respeito do uso de reiki para intervenções diversas foram organizados pelo National Center for Complimentary and Alternative Medicine, e são listados no NCCAM Watch. Os resultados obtidos também são pouco animadores: (…) Conclusões: reiki não foi considerado eficaz no tratamento de fibromialgia. (…) Conclusões: os resultados não foram publicados na literatura (o que já diz muita coisa). (…) Conclusões: os resultados não foram publicados na literatura (de novo, já diz muita coisa).
    (…)
    Qualquer um familiar com a literatura científica, e em particular com a literatura médica, consegue entender claramente o que está implicado em todas estas conclusões: a despeito dos quase 90 anos de prática, não há na literatura nenhuma evidência que o reiki funcione melhor que um placebo similarmente aplicado, e que qualquer efeito específico se deve à sugestão do paciente (ou à autosugestão do praticante). (…)
    (…)
    (a esta altura, o leitor observador já deve ter percebido que pesquisa do reiki provavelmente é uma área tão científica quanto aerodinâmica de unicórnios)
    (…)
    Monezi, que segundo seu CV Lattes trabalhou com metodologia experimental, de cara já coloca uma afirmação que não é tecnicamente verdadeira: animais estão sujeitos *sim* a efeitos similares ao placebo! Este fenômeno é conhecido já há bastante tempo na pesquisa veterinária e médica, e é muito bem explicado aqui, aqui e aqui. De forma breve, o placebo não precisa ocorrer necessariamente no indivíduo (humano ou não) receptor do tratamento. No caso de pesquisa com animais, por exemplo, estudos que não sejam duplo-cegos (ou seja, onde o animal de teste não sabe se recebeu tratamento ou controle, mas o administrador da intervenção sabe), observação seletiva e tendências pessoais (a famosa e quase inevitável tendência à confirmação) são praticamente garantidos.
    (…)
    Outra razão para uma saudável dose de ceticismo é o fato de o trabalho descrito na reportagem não ter sido publicado em nenhuma revista científica com revisão por pares – muito menos naquelas em que resultados tão impressionantes como os relatados deveriam estar – JAMA, NEJM, talvez até a Nature. Embora o pesquisador tenha defendido sua dissertação de mestrado sobre o assunto, o fato de seus resultados não terem sido publicados na literatura técnica especializada (onde estariam sujeitos às críticas e comentários da comunidade científica em geral) não costuma ser um indicador de qualidade em pesquisa.
    (…)
    Examinando um pouco mais de perto a dissertação do Ricardo Monezi (onde os experimentos comentados na Galileu são relatados), observei alguns outros aspectos perturbadores:
    1) a revisão da literatura em terapias energéticas é feita de forma completamente crédula, sem nenhuma referência a trabalhos refutando estas modalidades (como, por exemplo, o da Emily Rosa no JAMA);
    2) o tamanho amostral utilizado (20 indivíduos/grupo) foi pequeno o suficiente para que flutuações estatísticas pudessem ser significativas, mesmo descontando os outros problemas metodológicos;
    3) como eu havia suspeitado, na descrição da metodologia utilizada não há nenhuma menção ao cegamento dos experimentadores ou dos responsáveis pelas análises posteriores. (…)
    4) não há também nenhuma referência a medidas para prevenir contaminação cruzada das amostras;
    5) O teste estatístico utilizado (Student t) requer a satisfação de premissas fortes, que não foram validadas durante ou após a análise estatística (normalidade, igualdade de variâncias, independência das amostras).
    5.a) Nota 1: os dados reportados na dissertação me permitiram verificar a premissa da normalidade para a maioria dos conjuntos. Entretanto, a premissa de isoscedasticidade – isto é, igualdade de variâncias – foi violada brutalmente em todos os testes realizados, o que possivelmente implica na não-validade do teste-t utilizado, a menos que precauções extras tenham sido tomadas – o que não foi reportado no texto.
    6) Ainda na parte da análise estatística: o autor falhou em corrigir seus valores de significância para múltiplas hipóteses. Além disto, o trabalho testa uma grande quantidade de hipóteses mal-definidas, frisa aquelas onde anomalias foram observadas, e busca – na discussão final, a posteriori da execução dos experimentos – ajustar quaisquer conjecturas às observações, o que é uma prática falaciosa de análise conhecida como caça por anomalias;

    Conclusões
    Os experimentos e resultados relatados na revista Galileu não fornecem evidências suficientes para quaisquer afirmações a respeito do efeito do Reiki em ratos com tumores. A literatura médica possui refutações bastante definitivas desta prática, tanto de um ponto de vista de plausibilidade biológica quanto de efeitos clínicos. Reiki é uma modalidade de pensamento mágico pré-científico, e pessoas deveriam gastar seu tempo ou dinheiro com coisas mais produtivas e eficientes.
    (…)

    Todo o artigo:
    http://www.bulevoador.com.br/2012/03/quando-a-supersticao-consegue-se-travestir-de-ciencia-o-reiki/

    1. Se os dados da pesquisa da melhora imunológica dos ratos não tivessem sido bons, a pesquisa já teria implodido o Reiki.

      Mas os dados interessantes aconteceram e então, com um olhar mais crítico, coisa que deveria ter acontecido durante a pesquisa, verifica-se que a pesquisa não gerou contraprovas suficientes para validar os próprios dados.

      Ok. Mas o que isso significa, que então o Reiki não funciona só porque as contraprovas não foram eficientes? Não.

      Significa que será necessário fazer mais uma pesquisa, dessa vez com apurado “regime estético” funcional científico, pois essa pesquisa também não provou que o Reiki não funciona, ao contrário, gerou dados “interessantes”, que chamam a curiosidade para que novas investigações sejam feitas para saber se esses dados “interessantes” são reais ou não.

      Essa é a análise correta DESSE caso em específico.

      1. hmmm Jonas, sabe que dessa forma você pode também argumentar que não pode provar a não-existência de Deus? 😉

  17. Mais um comentário do Marco no nosso Facebook:

    O mal é precisamente esse, mesmo que a técnica seja inofensiva, como o reiki ou homeopatia, pode ser perigosa se for recebida como tratamento primário e não apenas como complementar. Existe até um site que se dedica a recolher tristes exemplos de pessoas que optaram pela primeira via
    http://whatstheharm.net/

    • stephanie gadoni on 14/04/2013 at 15:45
    • Responder

    Aposto que Edzard Ernst nunca passou por uma seção de Reiki, ou melhor nunca a estudou direito, criticar uma forma terapêutica que não se entende é muito fácil, até porque não se pode falar muito a medicina tradicional vai de mal a pior.

    1. Como lhe respondeu o Marco Filipe no nosso Facebook:
      “Eu aposto que a Stephanie não sabe que Edzard Ernst é o primeiro professor de medicina complementar do mundo e que não abre a boca a não ser que tenha antes estudado extensivamente um assunto e encontrado evidências para suportar aquilo que diz. E por evidências entenda-se, estudos científicos objectivos, que são diferentes de experiências pessoais subjectivas.”

      Mas já se percebeu que a Stephanie comenta sem saber do que fala, certo?
      Vê-se isso pelos seus comentários no nosso Facebook…

      • Jorge Almeida on 16/04/2013 at 21:09
      • Responder

      Deve ser a mesma pessoa que quando tem uma dor de dentes vai a um(a) MÉDICO(A) DENTISTA. Ou ainda que quando tem uma infecção pulmonar, por exemplo, uma gripe… corre logo a um(a) médico(a). Ou então, podia também recorrer à treta do reiki e esperar por uma belíssima pneumonia, se a infecção não se curar bem per se, e quiçá depois ir para a quinta jogar tabuletas.

      A Medicina tradicional não é perfeita, mas está, de longe , muito mais avançada e com resultados CONCRETOS e estudados em relação a qualquer medicina alternativa. Não me fiaria em alternativa se tivesse uma apendicite, por exemplo. 😉 Avance a Stephanie para a primeira pessoa curada por reiki – essa coisa muito avançada (!!!) – a uma apendicite. 😀

  1. […] convidarmos um cientistas para falar sobre eletricidade, seria uma imbecilidade convidar também um vigarista de Reiki para opinar que o que dá energia ao computador é a energia Reiki e não a eletricidade, certo? […]

  2. […] falência). Indiano de 179 anos. Prahlad Jani (morte, Respiratorianismo). Boriska. Braco. Reiki (patetice). Terapias Alternativas. Leitora de sina. Parvalhão. Intuitos. Depois da Vida. Terra Plana. Terra […]

  3. […] basta afirmar que existem “energias” a funcionar à distância sem ninguém saber. O Reiki funciona exactamente da mesma forma, se trocarmos os olhos pelas mãos. O “milagre” acontece da mesma forma. O mesmo truque […]

  4. […] de 16 de Julho do Sociedade Civil, fez-se propaganda às tretas da medicina vibracional, do reiki, e tretas do género. Isto são puras patetices para enganar quem ignora o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights