Reiki: mais uma patetice

200704281546100

O famoso médico e estudioso de terapias alternativas Edzard Ernst escreveu um artigo onde avalia o Reiki.
Ele sente-se fascinado pela área “alternativa”. Aliás, ele começou a sua carreira de médico num, assim chamado, hospital homeopático em Munique. Felizmente, ele não perde o cérebro racional quando analisa as chamadas terapias alternativas, por isso muitas vezes desilude-se com os resultados que encontra.
E, afinal, que conclui ele do Reiki?

200241957-001

A conclusão do doutor Ernst é simples: o Reiki não é plausível, não é eficaz, nem sequer é inofensivo.

Que não é plausível, penso que toda a gente percebe: uma “energia mística” que ninguém sabe o que é, é concentrada nos dedos de alguns “mágicos” e que depois passa para os pacientes curando-os de tudo e mais alguma coisa: desde a dor de cabeça até ao cancro (nós temos bandoletes quânticas que garantimos que detêm a mesma plausibilidade e aplicabilidade).

Que não é eficaz, penso também que toda a gente percebe: se eu puser as minhas mãos sobre um carro, ele não fica milagrosamente com gasolina nem milagrosamente passa a ter mais potência no motor (apesar dos mecânicos não se importarem nada que a realidade funcionasse dessa forma). Da mesma forma não curo tumores malignos nem sequer simples cortes num dedo, pondo as minhas mãos sobre a zona, apesar de não lhe tocar fisicamente. É óbvio que isto funciona em filmes, mas quem consegue separar a realidade da fantasia percebe que os filmes servem para entretenimento e não como fonte de informação credível.
Por outro lado, já existem inúmeros estudos objectivos feitos ao Reiki, e todos apontam no mesmo sentido: naqueles que mostram resultados positivos, esses resultados positivos são claramente um placebo.

Que não é inofensivo parece um pouco mais difícil de entender. Afinal, se a técnica nada faz, então também não pode fazer mal. O mesmo se aplica também à homeopatia… perdão, aos copos de água. Mas o problema destas (e de todas as outras) crenças pseudo-religiosas é que a grande maioria das pessoas não lê as experiências feitas e limita-se a acreditar naquilo que os vendedores de banha de cobra lhe dizem. E muitas vezes, a cura de determinada doença depende da rapidez com que ela é tratada. Se em vez de se seguir aquilo com provas dadas objectivamente na cura de determinada doença, se prefere, mesmo que temporariamente, seguir algo completamente irracional só porque “alguém” nos disse que pode fazer bem (sem entenderem o que é o efeito placebo), pode acontecer aquilo que por exemplo aconteceu ao Steve Jobs: uma vítima famosa entre tantas outras não tão famosas das crenças irracionais.

Leiam todo o artigo, aqui.

Termino com esta pergunta: Sabem como se chamam as “terapias alternativas” que funcionam? Medicina.

136 comentários

9 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marcelo Lopes on 05/02/2015 at 23:38
    • Responder

    Carlos

    Os verdadeiros são justamente aqueles que tentam ensinar a técnica dentro de suas bases. Estas pessoas entendem que não adianta tentar modificar a mentalidade das pessoas. Elas oferecem a técnica como ela é, sem fantasias, sem tentativas de combater as verdades já conhecidas e sem interferir em outras especialidades. Só que as pessoas muitas vezes buscam na Reiki justamente aquilo que a Reiki não oferece. É aí que entram os vigaristas, como você bem disse e eu sempre concordei. Só não concordo quando você generaliza a técnica se utilizando apenas de exemplos de pessoas inescrupulosas e sem nenhum comprometimento com a técnica Reiki.
    Concordo plenamente que deveria haver um conselho que pudesse verificar aqueles que realmente praticam a Reiki sem invenções ou afirmações tendenciosas.

    Quanto ao blá, blá, blá, fica por sua conta.

    “Eu também posso dizer que raspar ossos de cão na testa (ou qualquer outro exemplo ridículo) visa “a melhoria da saúde em todos os aspectos, ou seja, mental, espiritual, emocional, psíquica, física.”
    Sim, todos podem. O problema está em saber se ao raspar tais ossos de cão em sua testa, mostrará de alguma forma os mesmos resultados que são evidenciados após a aplicação da Reiki. Aí entra uma suposição x situações evidenciadas. Como já disse anteriormente, não adianta sair por aí fazendo afirmações sem evidências.

    “— sabemos que o cérebro influi fisicamente. O nosso cérebro. O cérebro da pessoa doente. Não é o cérebro de outras pessoas e muito menos as mãos à distância de outra pessoa.”
    Quando você vai ao médico e o mesmo lhe faz recomendações e lhe indica medicamentos, não são as mãos do médico que farão a diferença, mas sim, aquilo que ele condiciona seu paciente a fazer. A Reiki sempre mostrou que quem se utiliza da energia é o receptor, cabendo ao praticante da Reiki ser apenas um facilitador que também conduzirá o receptor a um processo de harmonia.

    “Seria interessante que praticantes da Reiki estudassem medicina”
    — sim, porque assim perceberiam qual é a diferença entre o que funciona e o que não funciona, perceberiam as diferenças entre ciência e pseudociência, e perceberiam o que são testes duplamente cegos objetivos e a diferença para crenças pessoais subjetivas. ;)”
    Concordo plenamente! Não acredito que seria necessária uma formação acadêmica em medicina, mas ao menos, estudar a literatura para entender as diferenças.

    Precisamos separar o joio do trigo. Temos mais praticantes despreparados divulgando crenças pessoais e deixando de lado a técnica que é muito mais importante.

    Como uma pessoa comprometida com a verdade da Reiki, posso afirmar que realmente há uma enorme deficiência na divulgação da técnica. Tanto é que hoje a única escola de Reiki que descende de seu criador (Usui Reiki Ryoho Gakkai), está operando de forma extremamente reservada, impedindo que seus conhecimentos se espalhem pelo planeta, pois perceberam o grande mal que a sociedade moderna fez com seus ensinamentos.

    Não me sinto ofendido quando você demonstra aquilo que é contra as besteiras que falam sobre a Reiki, justamente por saber que tais besteiras não fazem parte da Reiki, mas sim das mentes de pessoas desinformadas, despreparadas e descompromissadas.

    Um abraço.

    Marcelo Lopes – Professor de Reiki Tradicional

    1. Marcelo,

      Você tem neste artigo e noutros sobre o Reiki, aqui no AstroPT, vários comentadores que se enquadram em crentes acéfalos e em vigaristas… que, segundo você, são diferentes dos “verdadeiros”. Sendo assim, aponte-os e diga em que eles estão errados.
      Você até tem pessoas na televisão falando do reiki que, assumo eu, você não vê como “verdadeiros”. Venha aqui apontá-los e desmascará-los como vigaristas.
      Até fazer isso, os “verdadeiros”, como você lhes chama, serão “enablers” (promotores) dos vigaristas.

      O blá, blá, blá, não fica por minha conta, porque ele é seu 😉
      Note que as afirmações sem evidências são vocês que as fazem, porque as evidências mostram que nada mais há nessas tretas a não ser placebo.
      Logo, os ossos de cão esfregados na testa podem fazer o mesmo. Mesmos resultados.

      Não confunda ida ao médico e ele lhe receitar principios ativos comprovados em testes duplamente cegos com tretas subjetivas sem quaisquer evidências objetivas dadas por pessoas que se auto-intitulam de muito especiais. Obrigado 😉

      Ainda bem que concordamos com a formação… seja académica ou não 😉

      Se precisa separar o trigo do joio… penso que já está na altura de o fazer e de apontar os vigaristas, certo? 😉

      abraços!

    • Marcelo Lopes on 05/02/2015 at 22:12
    • Responder

    Carlos

    Mas verdadeiros praticantes da Reiki nunca afirmaram que a mesma é medicina alternativa. O próprio nome traduzido significa: Sistema Natural de Cura.
    É uma prática natural, em nenhum momento tentou ser inserida a Reiki no sistema de medicina tradicional. Algumas pessoas tentam fazer esta mistura, mas a princípio, a Reiki é apenas um método que busca o auto equilíbrio, visando a melhoria da saúde em todos os aspectos, ou seja, mental, espiritual, emocional, psíquica, física. Esta visão holística hoje em dia é amplamente divulgada e sabe-se que desordens emocionais tendem a potencializar a piora do estado físico de algumas pessoas.
    Quanto à mentir sobre poder, podemos interpretar que os praticantes, por não saberem a mecânica da Reiki, acabem direcionando os efeitos causados pela mesma a algo além. Sabemos hoje que as ondas cerebrais quando induzidas, promovem relaxamento e, consequentemente, permitem que os sistemas fisiológicos desenvolvam melhor suas funções, chegando mesmo à se conseguir efeitos de analgesia e produção de hormônios encarregados pelo bom funcionamento do organismo.
    Quanto a credibilidade dos praticantes, é óbvio que muitas pessoas são fantasiosas, mas não podemos generalizar, assim como temos profissionais da saúde que não são fiéis na condição de profissionais.
    Seria interessante que praticantes da Reiki estudassem medicina, pois assim saberiam melhor explicar algumas modificações provenientes da aplicação da técnica.
    Outro fator importante. A grande maioria dos praticantes que conheço, aplicam a técnica apenas pelo prazer de pode ajudar, de alguma maneira, quem a solicita.

    Entendo quando você rebate afirmações sem nenhum embasamento, mas precisamos estabelecer o que realmente a Reiki se propõe e aquilo que grande parte de praticantes despreparados acaba disseminando.
    A Reiki não é responsável pelas curas, ela se destina a harmonização do paciente para poder se sentir melhor em vários aspectos, inclusive nos estados emocionais e também para aceitar determinados tratamentos médicos.
    Outra coisa que deve ficar clara é que em nenhum momento um praticante da Reiki deve induzir seu paciente a abandonar, evitar ou não aceitar um tratamento médico convencional.
    É óbvio que um praticante compromissado com a ética e o respeito pela medicina nunca afastará ou induzirá seu paciente para tratamentos médicos convencionais.

    O que está entrando em conflito é que estão querendo fazer competições entre as qualidades obtidas após as aplicações da Reiki com os tratamentos médicos. Não há como fazer tais comparações entre sistemas e conceitos tão distantes entre si.

    Um grande abraço.

    Marcelo Lopes – Professor de Reiki Tradicional

    1. Bem, se é assim como o Marcelo diz: “Mas verdadeiros praticantes da Reiki nunca afirmaram que a mesma é medicina alternativa.”
      Então os “verdadeiros” (quem são eles? Existem critérios objetivos para isso?) têm que denunciar os falsos. E isso não tem acontecido.

      “a Reiki é apenas um método que busca o auto equilíbrio, visando a melhoria da saúde em todos os aspectos, ou seja, mental, espiritual, emocional, psíquica, física.”
      — o problema é que isto é blá blá blá que nada diz. 😉
      Eu também posso dizer que raspar ossos de cão na testa (ou qualquer outro exemplo ridículo) visa “a melhoria da saúde em todos os aspectos, ou seja, mental, espiritual, emocional, psíquica, física.”

      “Sabemos hoje que as ondas cerebrais quando induzidas, promovem relaxamento e, consequentemente, permitem que os sistemas fisiológicos desenvolvam melhor suas funções”
      — sabemos que o cérebro influi fisicamente. O nosso cérebro. O cérebro da pessoa doente. Não é o cérebro de outras pessoas e muito menos as mãos à distância de outra pessoa.

      “Seria interessante que praticantes da Reiki estudassem medicina”
      — sim, porque assim perceberiam qual é a diferença entre o que funciona e o que não funciona, perceberiam as diferenças entre ciência e pseudociência, e perceberiam o que são testes duplamente cegos objetivos e a diferença para crenças pessoais subjetivas. 😉

      abraços!

  1. Carlos

    Digamos que a Reiki seja apenas efeito placebo.
    Digamos que o placebo de alguma maneira auxilie a pessoa em seu processo de melhoria física ou mental.
    Qual seria o problema de se utilizar deste tipo de placebo?

    Abraços

    Marcelo Lopes

    1. Enganar as pessoas de que é medicina alternativa.
      Mentir às pessoas de que tem “poder desconhecido”.
      Mentir às pessoas de que os “técnicos” desta religião são credíveis.
      etc, etc, etc.

      Se é placebo, isso está explicado pela medicina.
      Por isso, se os bispos do reiki quiserem ser credíveis, que estudem medicina. Sejam honestos!

      Na verdade, o que se passa é que se está na presença de burla: as pessoas pagam por um serviço que não existe.

      abraços!

    2. “Qual seria o problema de se utilizar deste tipo de placebo?”

      Se um doente usa um placebo em vez de um tratamento “a sério” corre o risco agravar uma doença tratável.

      E um atraso no tratamento pode significar a diferença entre a vida e a morte.

  2. Ola Carlos,
    Admiro pessoas que, como tu, estão em busca da verdade.
    Realmente vejo muitas coisas acontecendo neste mundo das terapias hoje denominadas complementares, que me sinto impotente , diante de tantas bizarrices, invenções e uso indiscriminado de mentiras se valendo do sofrimento das pessoas, que apostam tudo em nome da cura de seus sofrimentos.
    Sou Reikiana, ministro REIKI, leio muito sobre como funciona, sempre fui de ir além de “engolir com gourmet” qualquer informação. Antes de iniciar a caminhada de ensinar a técnica REIKI, tive momentos em que abandonei, por não ter como comprovar a longo prazo seus efeitos. Tudo acontecia como um grande relaxamento induzido, as pessoas saiam satisfeitas e mais tranquilas, e consequentemente, as dores sedavam. Hoje eu tenho a convicção de que algo acontece. Penso que o despertar de algo interno, ( cerebral mesmo ) faz com que seja acionado um mecanismo de auto-cura, regeneração, fortalecimento, sei la. A dúvida é : o que desperta isso? o REIKI ou o fortalecimento interno através da fé de que vai funcionar???
    O que sei é que funciona de alguma forma. Da mesma forma que milagres não são explicados pela medicina.São os mistérios que nos rodeiam.
    Eu te pergunto: tu consegue explicar cientificamente todos os milagres de cura que aconteceram ao longo da historia da humanidade???
    Não importa o nome, nem a origem das técnicas – o que vale é o BENEFÍCIO
    Porém, concordo que existe o mau uso, e que existem os malandros e espertinhos que se beneficiam do desespero dos doentes para ganhar dinheiro de maneira indevida. Concordo que esta sendo manipulado por pessoas sem nenhuma empatia com o sofrimento alheio, pois é fácil se tornar reikiano….é so ter dinheiro e pagar um curso. Com isto não concordo MESMO, pois estão enganando e desvirtuando o propósito inicial, que seria de complementar e a/ou acelerar a cura, sem contudo excluir os tratamentos médicos.
    O Reiki é uma energia de AMOR, que foi aviltada em nome da comercialização.
    E da forma como é colocado hoje em dia, concordo contigo – a coisa virou UMA PATETICE.
    .
    Apesar disto, continuarei reikiana, mas sem a pretensão de salvar a humanidade e/ou curar uma perna quebrada, ou um apêndice suturado.

    Fica na PAZ.

    PS: vou acompanhar tuas postagens pois gostei muito – Mata a cobra e mostra o pau !

    1. Denyse,

      Pode ter as convicções que quiser. As crenças pessoais são isso mesmo, pessoais.
      Crenças pessoais, não critico. Cada qual pode fazer com a sua vida aquilo que quiser e pode acreditar no que quiser. 😉

      Quando as crenças pessoais (de uma pessoa) passam a influenciar outras pessoas, aí sim temos um problema social.

      A Denyse diz que o Reiki é a “energia do amor”. Essa frase em si é totalmente vazia de conteúdo. Àparte ser “conversa de vendedor”, nada diz de concreto.
      O que é para si o amor? O amor tem energia? Já mediu?
      Qual a sua definição de amor? Qual a sua definição de energia? Onde essa energia do Reiki está no espetro eletromagnético? Está ao lado dos raios-x?
      Percebe? Essa frase não diz nada… 😉
      Se a Denyse disser que a chuva é a água do amor, as reações a essa sua frase não serão muito positivas…

      A verdade é que a Denyse não pode falar em “amor” se não definir o que é essa palavra com factos que possa medir.
      E não pode falar em energia, se não responder a isto:
      http://www.astropt.org/2014/03/17/energias-desconhecidas/
      Se não fizer isso, está somente a tentar vender frases vazias.

      Quanto aos “milagres de cura”, não sei de que está a falar.
      Mas que se saiba, o que se passa nos hospitais diariamente, onde milhares de pessoas são curadas, não são milagres mas chamam-se ciência. Quem não sabe o que é a ciência, pode chamar-lhe milagre, mas a verdade é que basta a pessoa instruir-se para essa palavra (“milagre”) deixar de fazer parte do dicionário.
      Novamente, para os povos antigos, a chuva era considerada um milagre dos deuses. Atualmente sabemos explicá-la.
      Se a Denyse quer voltar a uma “mentalidade de milagres”, pode voltar. A vida é sua, por isso tem direito a voltar a essa mentalidade. Mas sugiro que leia sobre como as pessoas viviam nessa altura, e sobretudo sobre a forma como morriam ;). Por exemplo, a Idade das Trevas não foi assim chamada por ser um paraíso para se viver…

      abraços

  3. Bom dia Carlos, tudo bem?

    Já ouviu falar em FOTOGRAFIA KIRLIAN?
    (… comentário editado…)

    1. Sim, já.

      Nada tem a ver com Reiki, a não ser que são ambas pseudociência usadas por vigaristas para enganar os mais inocentes e desesperados da sociedade.

      http://rationalwiki.org/wiki/Kirlian_photography
      http://www.skepdic.com/kirlian.html

      Já ouviu falar em eletricidade? Para si devem ser efeitos paranormais.
      Enfim…

  4. Carlos

    (… comentário editado…)

    1. Caro aprendiz de vigarices Marcelo,

      Você está redondamente enganado se pensa que o deixo utilizar este local de ciência para as suas crenças pessoais, para as suas mentiras sobre a ciência, e para as suas hipocrisias para enganar o povo.

      Se quiser, envie-me uma mensagem via Reiki. Até lá, não me chateie. Obrigado.
      Claro que você poderia usar o seu cérebro e o seu tempo para fazer progredir a Humanidade… mas isso seria pedir-lhe o impossível.
      Claro que você também poderia usar o seu tempo para respeitar os outros e não cuspir no prato onde diariamente come… mas novamente, isso seria pedir-lhe coisas que não consegue fazer.

      Passe bem.

    • Marcelo Lopes on 12/12/2014 at 17:10
    • Responder

    Carlos

    Por diversas vezes a ciência tinha a certeza de algo e afirmou para todos os humanos. Depois ela mesma descobriu que estava errada.
    Então, os cientistas também foram vigaristas.
    Logo, a ciência forma vigaristas.
    Logo, a ciência não é mais ou menos melhor que qualquer outra coisa.
    Você faz afirmações.
    Até onde suas informações são verdadeiras, sabendo-se que a ciência também é mutável?
    Marcelo Lopes – Shihan de Reiki

    1. Caro Marcelo Lopes,

      Em primeiro lugar, este é um local de ciência. Você só mostra hipocrisia ao utilizar o conhecimento científico para negar que ele existe ao defender vigarices.

      Em segundo lugar, o que você diz da ciência é MENTIRA.
      Mas isso não é novidade. Vocês adoram mentir sobre a ciência, com afirmações caricaturadas do que pensam ser a ciência. Ou seja, vocês cospem na ciência, mas não se coíbem de hipocritamente utilizarem os frutos dela a todos os minutos do dia.
      Isso é uma conceção errada da ciência, que já está explicada aqui neste local em diversos artigos. Claro que para aprender alguma coisa e parar de imaginar mentiras, tem que aprender a ler. E claro que para poder ler na internet, tem que utilizar a ciência. E claro que para utilizar a ciência, tem que OU parar de vender vigarices OU ser hipócrita…

      Carlos Oliveira – Doshu de Ciência e opositor de vigarices

  5. Boa tarde Carlos, tudo bem?

    Por que você diz vigarista?
    A maioria dos reikianos que conheço, doam o seu tempo livre,
    trabalhando como voluntarios, seja onde for.
    Como podem ser vigaristas se não ganham nada em troca?
    Como podem ser vigaristas se não são uma religião, ou seja,
    não há a necessidade de seguidores ( fiéis).
    Há uma inversão de valores ao que você disse a “Maria João”,
    Você diz a ela para vir até aqui utilizando a energia do reiki,
    como pode dizer isso? “Cada um no seu cada qual”, seria o mesmo
    que dizer para viajar montado numa torradeira, cada um tem sua
    finalidade.
    Me tira uma dúvida, num hospital podemos dizer que é um ambiente,
    envolto pela ciência certo? Desde os aparelhos até na formação do
    médico.
    Pois bem, tendo em vista que um hospital tende a com seriedade,
    visando salvar e ajudar pessoas, te pergunto, como pode um
    hospital como o Sírio Libanês, Emílio Ribas ( infectologia),
    utilizarem o reiki como complementação, fora os hospitais
    mundo a fora que também utilizam o reiki e todos relatam melhoras
    nos pacientes, tanto no emocional como na enfermidade em si.
    Queria entender se o reiki é mesmo isso que “você” fala, por que a
    cada dia mais está se difundindo no mundo.
    Você é um cientista certo? Ou ao menoz se diz ser, como todo
    cientista eles vão atrás de provas, não se baseiam em teses
    o qual não se comprova. Pois bem, lhe proponho um teste,
    marcamos dia e hora e eu te envio reiki. A partir daí voçê pode
    tirar suas proprias conclusões. Aceita? Ou tem medo? Medo
    de gostar, kkkk.
    Estou aguardando sua resposta, fique na paz!

    1. Um vigarista é alguém que engana os outros, fazendo-o acreditar em algo sobre o qual não existem provas ou as provas mostram que não funcionam (como no caso do Reiki).

      A maioria dos crentes em Reiki que conheço, têm negócio dessas e de outras tretas, tudo baseado em crenças medievais sem qualquer nexo.

      Sobre o porquê de eu dizer à Maria João e a qualquer outra pessoa para utilizar o Reiki para navegar na net e não chatear quem sabe mais de ciência que ela, tem a ver com a radiação eletromagnética, que como deveria saber é una.
      Isso já foi explicado para a vigarice do Feng Shui (as vigarices são sempre as mesmas, só com nomes diferentes):
      http://www.astropt.org/2013/09/21/feng-shui-na-televisao/

      Se conhecesse alguma coisa desse hospital, perceberia que isso de que fala se baseia em simples voluntariado para efeitos placebo. Nada tem a ver com energias reiki (que não existem). Leia sobre o efeito placebo e já compreenderá.
      Pelo mundo fora, não sei de que hospitais fala. Conheço hospitais em 4 países distintos e não estou a ver de quais hospitais está a falar. Mas talvez esteja a pensar em Yale, em que são os próprios médicos a dizer abertamente que lá não se pratica isso, ao contrário do que dizem os vigaristas mentirosos da net.

      Se quer entender porque as tretas se difundem, leia sobre história. E, já agora, sobre religião. Sim, porque as crenças são similares.
      Vendedores de banha-de-cobra sempre existiram e sempre existirão.
      Enquanto metade do mundo está interessado em compreender o Universo, a outra metade está sempre muito interessada em ser um atraso de vida, seguindo crenças medievais com histórias de “energias desconhecidas” para apanhar os mais ignorantes, crédulos e desesperados dessa mesma sociedade.

      Você pode enviar o reiki que quiser. Se puder colocar energia no meu telemóvel, agradeço, porque poupo em eletricidade.
      De resto, todos os testes científicos ao reiki provaram que não existe efeito ou que esse efeito mínimo está dentro do placebo. Você fica melhor com um cubo de açucar quando pensa que é uma aspirina. É só isso.

      Espero que da próxima vez que entrar aqui, utilize a energia do reiki, ou então não vou mais perder tempo com hipócritas: que utilizam a ciência (computadores, eletricidade, etc) para negar que esse conhecimento científico existe quando não está de acordo com as suas crenças em tretas metafísicas. Obrigado.

      abraços

  6. Sr. Carlos Oliveira,
    Não me leve a mal na minha opinião.
    Pelo que li parece-me que julga ser o detentor da verdade. Mas não é. E não sabe tudo.
    Resta-me dizer que… a sua opinião sobre o reiki (ou qualquer outra terapia alternativa) demonstra uma profunda ignorância. É importante perceber em primeiro lugar o que significa a palavra “alternativa” ou seja, “complementar” e não tenho qualquer dúvida que o senhor não sabe.
    Lamento por si. Embora acredite que viva feliz dessa forma.
    Oxalá vivesse seguindo os 5 principios do reiki no seu dia a dia! Seria uma pessoa bem melhor.
    Cumprimentos.
    Tudo de bom para si.

    1. Não se tem que levar a mal opiniões… só se tem que saber que está abaixo do conhecimento.

      Eu não sou detentor da verdade. Nenhum Humano o é.
      Quem detém a verdade é a natureza. E o estudo da natureza chama-se ciência.

      A Maria João pode acreditar no reiki como pode acreditar que a Terra é quadrada.
      Depois estuda-se a natureza e vê-se que está enganada.
      E aí sim, percebe-se quem detém a verdade: quem privilegia o conhecimento, estudando a natureza.

      Tenho a certeza que se vivesse segundo os preceitos das vigarices seria mais feliz, certamente.
      Os vigaristas são mais ricos, não têm problemas morais (por isso é que enganam as pessoas), não precisam pensar nas coisas (colocam o conhecimento de parte), etc… sendo assim, são mais felizes.

      Não estou a dizer que a Maria João é vigarista. Não é isso.
      Há muita gente crente que é simplesmente levada pelos vigaristas…

      No entanto, não entendo porque os crentes nessas vigarices continuam a comentar.
      Há um teste que podem fazer: entrem aqui no blog com as energias do reiki. É simples. Coloquem a ciência de lado, ignorem o conhecimento científico que vos permite estar na internet… e usem as energias do reiki para isso.
      E assim pronto, provam que eu estou errado.

      Mas enquanto utilizarem o conhecimento científico (internet, eletricidade, etc) para dizer que ele está errado, então simplesmente mostram hipocrisia e falhas de racionalidade.

      abraços!

  7. Arrogante!

    1. Caro “Aa”, você tem o mesmo IP do “Renato” e do “Fábio”.
      Você é somente a mesma pessoa, tentando fazer dos outros parvos, para os poder enganar à-vontade.
      Mais uma vez agradeço o facto de nos mostrar claramente a falta de carácter e as manipulações de quem promove estas imbecilidades.

  8. Como profissional da área da tecnologia, sou fascinado pela ciência.
    Sou fanático por ufologia, estudo muito sobre o assunto e faço vigílias ufológicas
    sempre quando posso. E já tive diversas experiências de deixar qualquer um
    maravilhado.
    Enfim, por que to falando da ciência e da ufologia primeiro e não do reiki?
    Só para mostrar que assim como você e muitos também adoro a ciência e não abro mão dela.
    Eu fui ateu/agnóstico/cético por muito tempo, só acreditava em algo se me desse provas,
    fui fanático por Richard Dawnk’s ( você deve saber quem é ), li vários de seus livros,
    um deles foi “Deus um Delírio”, esse livro literalmente mudou minha visão sobre tudo.
    Só que com o passar do tempo, me dei conta que estava cometendo o mesmo erro, de quando
    era um religioso e frequentava uma seita, eu apenas acreditava naquilo que a igreja dizia, e
    não acreditava no restante. Acabei fazendo isso com a ciência, apenas acreditando na ciência,
    e deixando de lado outras formas de pensamentos. Percebi que, eu tinha que fazer uma junção dos dois,
    Ciência+Religião, por que de fato que só com a religião ou só com a ciência não se consegue chegar a alguns
    resultados, comprovações. O que eu comecei a fazer, comecei a analisar a junção dos dois lados, sendo eu neutro,
    sem me envolver nem em um assunto nem em outro. Enfim, ao passar dos tempos, fui me interessando, pelas culturas
    antigas, Egito, Japão, Índia, e percebi que se tratando de Países distintos, e épocas distintas, todos tinham algumas coisas em comum, uma delas que me chamou a atenção foi a meditação. No Egito antigo, o faraó tinha um vamos dizer,
    compartimento somente dele no topo da piramide chamado de “Câmara do Rei”, onde ele ficara horas meditando.
    Pesquisando mais afundo, cheguei até os sistemas piramidais, se quiser ler sobre: http://piramidal.net/. Enfim energia, fiquei curioso e resolvi comprovar na prática esse negócio de meditação. Na primeira e segunda semana foi um desastre, não conseguia me concentrar, já estava desistindo. Mas na terceira semana, tive uma experiência agradável,
    consegui controlar meus pensamentos, e aquietei a mente de pensamentos, apenas observando meu próprio corpo. Eu sentia correntes de energia passando pelo meu corpo, que me arrepiava o couro cabeludo, e todo o resto do corpo. E após terminar, me sinto muito leve, tranquilo e uma sensação de felicidade que não entendia a princípio. Pensei, bom, ao que parece realmente a meditação surte efeito, e continuei meditando e continuo até hoje. Enfim, pra não estender muito, fiquei cada vez mais fascinado pela meditação, e uma vez me deparei com um troço chamado Reiki, li a respeito,
    e pensei que fosse algo parecido com a meditação, um tipo de meditação diferente. Eu na minha curiosidade, resolvi fazer um curso de REIKI. Comecei o curso, achando aquilo tudo que me foi falado no início tudo muito chato. Foi então que começamos as aulas práticas, aí sim, foi aí que me decepcionei mais ainda, kkkk por que não sentia nada.
    Enfim, mesmo não sentindo nada, continuei com o curso, até chegar o dia da Iniciação, o dia em que você recebe os símbolos e se torna um reikiano de verdade. Chegou na minha vez de ser iniciado, minha mestra fez os procedimentos da iniciação, eu sentado com os olhos fechados e as palmas das mãos viradas pra cima. Tava me sentindo muito desconfortável ali, não vendo a hora de terminar e ir pra casa, quando no meio do processo, senti como se fagulhas de alguma coisa, tocasse meu couro cabeludo, gerando um certo tipo de arrepio, e aquilo foi se intensificando, e senti quase a mesma coisa que na meditação só que mais forte, como se fosse uma corrente elétrica passando pelo corpo, e uma sensação muito gostosa, e as palmas das minhas mãos não paravam de formigar e pulsar. Fiquei assustado, não entendi direito. Enfim, continuei com o reiki, Nessa época eu fumava, minha mestre me disse que teríamos que ficar 21 dias sem exageros, bebidas, alcool, drogas, comidas pesadas etc. Consegui tudo menos para o cigarro. Até fui tentando parar, ja tinha tentado parar por muitos anos, mas sem sucesso. Fui tentando, e fui conseguindo ficar sem fumar, sem sentir aquela vontade enorme de fumar, e quando sentia vontade de fumar, me aplicava reiki e inexplicavelmente a vontade parava, e foi assim que nunca mais fumei. Outra experiencia estranha com o reiki que me assustou, foi o fato de que, aplicando reiki em alguns amigos, até mesmo a distancia, sem se estar presente, eu sentia um forte calor pelo corpo, e suava muito, de molhar a camisa, outro fato é que durante algumas aplicações de reiki, em um amigo mesmo, e a distancia, eu estava bem antes de começar, sem nenhuma dor ou desconforto, após aplicar reiki no meu amigo, meu estomago começou a pegar fogo, arder muito como se eu estivesse com gastrite. Fiquei espantando, por que nunca tinha acontecido isso comigo, então me veio na mente uma coisa curiosa, digamos que foi intuitivo, perguntei ao meu amigo: “Você está cuidando da sua gastrite?” Parece patetice neh? Mas ele ficou espantado, realmente em choque,
    e me perguntou como sabe que minha gastrite está atacada? Eu falei, não sei como mas eu senti, ele assim como eu ficou de boca aberta. E ele me disse que a dor da queimação da gastrite, ainda estava lá, mas tinha diminuído bastante.
    Desde então algumas vezes isso me acontece quando estou aplicando reiki, sinto dores nos locais onde as pessoas estão com dores, e isso sempre é comprovado quando pergunto pra pessoa se ela esta com dor na mesma região que senti, e a resposta é sempre sim. Placebo? Creio que não se enquadre nesse caso. Mas a partir desse momento, eu mudei novamente meu modo de pensar, continuo fascinado pela ciência, mas agora não julgo de cara, situações que envolvem espiritualidade, eu tento vivenciar para tirar a minha própria experiencia daquilo, e não me deixo levar por matérias na internet etc.
    Enfim, gosto muito do teu site, tem muitas matérias legais você está de parabéns!
    Deixei aqui apenas o meu relato sobre como eu era, e como eu me transformei com o reiki
    tendo a inciativa de vivenciar.
    Parece até piada, meus amigos que me conheciam, sabiam de como eu era, cético, cético, cético.
    Agora estou levando em consideração todas as questões.
    E acho que é assim que funciona, se na teoria não funciona, vamos testar, nós mesmos!
    Se algum dia você quiser, sem compromisso nenhum, por vontade sua, receber um reiki a distancia,
    me avise, se você não sentir nada, eu retiro tudo o que foi falado.
    Forte abraço cara, fique bem!

    1. Caro “Renato”,

      Você até pode ser fascinado pela ciência, mas claramente você não sabe o que é a ciência porque pensa que se baseia em acreditar.

      Já agora, aposto que sua história pessoal, subjetiva – ou seja, oposta do que é a ciência – é mentirosa.
      O motivo é simples: o seu IP é exatamente igual ao do Fábio.

      Você, Renato, é o Fábio. E só deixei passar este seu comentário para o resto dos leitores perceber que além de ignorantes, vocês, promotores do Reiki, são também uns manipuladores e mentirosos.

      Por isso, Muito Obrigado por nos mostrar com uma experiência concreta a vossa falta de honestidade!

  9. Você já parou para pensar que, a ciência não explica tudo? http://ciencia.folhadaregiao.com.br/2013/04/usp-comprova-reiki-cura.html

    A USP já confirmou que o reiki cura sim!

    Ai você vem e fala, então não precisa de hospitais, vamos trocar os médicos por terapeutas reikianos.

    Mas não é assim que funciona, reiki pode sim curar uma doença, mas depende muito da pessoa que
    está recebendo esta energia. Isso envolve a espiritualidade, e creio que você não tem vivência, experiencia
    com espiritualidade para falar sobre, justamente por estar tão bloqueado.

    (…comentário editado…)

    1. Caro Fábio,

      Penso que percebe porque o seu comentário foi editado… se quer que respeitem as suas crenças, comece por respeitar os outros.

      Este é um local de ciência. Para entrar aqui, precisa de internet, que lhe é dada pela ciência. É uma hipocrisia estar a atacar a ciência e os cientistas, enquanto come os seus frutos. Não devia cuspir no prato que lhe dá de comer.

      Quanto ao link que enviou, se lesse o artigo, percebia que a notícia foi dada por jornalistas incompetentes. Nada tem a ver com a ciência.
      Aliás, o próprio link que enviou diz isso. Diz que é uma notícia não comprovada, com estudos deficientes, para tentar vender crenças pessoais como se tivessem validade. Ou seja, esse estudo é uma imbecilidade para apanhar acéfalos… como o Fábio mostra ser ao nem sequer ler o link que enviou.

      Passe bem.

  10. Caro Carlos,

    Sou pesquisadora científica, e atualmente estou verificando se o Reiki é farsa ou não, de alguma forma “mecanista” ele age sobre algumas proteínas especificas, ativando-as, o qual ainda não sabemos como(logo será publicado em minha TESE)…. mas eu também não acredito em crenças religiosas, e acho que a religião nem deveria de existir…
    Mas…. convenhamos de que existe algo de muito grandioso, quando relacionamos a vida com uma visão longe das materialidades… Acredito que a vida seja mais do que isso, muito mais.
    Se você acredita em Deus ou não, isso não é nada de mais, cada um vive e pensa aquilo que quer, desde que respeite AMBOS OS LADOS DA MOEDA.
    Lhe pergunto, como ser humano e de cientista para cientista, quando você acorda pela manhã, você sabe quem é você? Não digo profissionalmente ou materialmente, mas sim, espiritualmente, a sua essência….
    Quem é você?

    Cordialmente

    Dani

    1. Cara Daniela,

      Na verdade não estamos a falar de cientista para cientista para sim de mim para “acabamentos gráficos”, que foi o e-mail que você deu.

      A sua tese pode ser do que você quiser, logo que haja quem a aceite. Gostava de saber é em que departamento, universidade, e quais os elementos do júri que vai ter.

      Eu sei quem sou, e não preciso dessas tretas para saber quem sou. Mas já percebi que está interessada na parte espiritual, e assim já se entende o seu fascínio pelo Reiki.
      Como eu já disse anteriormente, não me interessam as crenças religiosas, ou espirituais, das pessoas. Interessa-me sim a realidade.

      E a realidade é que conhecemos MUITO BEM o espetro eletromagnético (que nos dá a radiação, energia, frequência, etc… temos lá todas essas coisas). A não ser que o Reiki seja uma “energia milagrosa” só explicada por deuses, tem obrigatoriamente que estar aqui:
      http://www.astropt.org/2014/03/17/energias-desconhecidas/

      Depois da sua tese, fico à espera que entre aqui na internet, novamente, com essa espiritualidade reiki, e não com eletricidade e com as leis científicas subjacentes à internet. Nessa altura, falamos sobre as evidências do Reiki.

      Até lá, não tem interesse (leia-se: hipocrisia) em termos de respeito pessoal e pelos outros, utilizar regras científicas para as negar enquanto “investiga” o reiki.

      abraços

        • Dani on 09/11/2014 at 01:08

        Carlos,

        Não vim aqui discutir títulos acadêmicos, só quis discutir (numa boa) sobre esta pesquisa (apenas uma, em meio a tantas outras).
        Deixo dois links para você verificar melhor, por outros artigos científicos sobre esse tal de Reiki….
        http://search.scielo.org/?output=&lang=pt&from=&sort=&format=&count=&fb=&page=1&q=reiki&index=&where=ORG&search_form_submit=Pesquisar
        ou http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=reiki+therapy

        Parabéns pelo seu site, super legal, continue!

        Dani

      1. Daniela,

        Eu também não estou a discutir títulos académicos…

        Quanto aos links que enviou… está a brincar comigo, não está?
        Eu só li o primeiro estudo, e vi logo mais buracos que queijo suíço. Penso que qualquer pessoa os consegue perceber. E, curioso, nenhuma evidência para a relação causa-efeito das “energias desconhecidas” do Reiki.
        Sim, destes “estudos” existem muito…

        Quanto ao PubMed, diz realmente 2101 artigos, mas eu não vejo a dizer Reiki nos artigos.
        Pode enviar UM artigo que mostre a eficácia do Reiki?

        E pode explicar onde as energias do Reiki estão no Espectro Eletromagnético?

        Já pensou em falar com o médico Edzard Ernst?
        É que ele adora as terapias alternativas, é médico, conhece todos os estudos, e diz que o Reiki é só mais uma vigarice (de tantas outras que existem e que se baseiam nas mesinhas dos vendedores-de-banha-de-cobra).
        Já pensou informá-lo que afinal vocês descobriram artigos “milagrosos” que o doutor Ernst desconhece? (desconhece, segundo o que é por vós assumido)

        abraços

        • Dani on 09/11/2014 at 01:36

        Carlos,

        Entendo e respeito sua posição…

        Já que estes artigos não valem nada para você, fico na humildade, aguardando a publicação do meu.
        Quando sair, certamente a notícia chegará até você.

        Lhe agradeço novamente pela sua resposta,

        Lhe desejo uma boa semana.

        Dani

      2. Daniela, os artigos valem se mostrarem o que vocês afirmam 😉
        Se não mostrarem, então não podem servir como argumento para o Reiki 😉

        Eu gostava sim de ler a sua tese. E gostava de ver no seu júri (supondo que é um júri de 6 pessoas como o meu), pelo menos 3 médicos conceituados. Porque não fala com o doutor Edzard Ernst por exemplo, para fazer parte do seu júri?

        Quer outra sugestão? O médico Steven Novella. Ele está em Yale.
        E diz preto no branco, que o Reiki é uma vigarice, e que os defensores do Reiki são uns mentirosos quando dizem que o reiki anda a ser aplicado em Yale.
        http://www.astropt.org/2013/09/22/televisao-alternativa/

        Como vê, se quer que os cientistas avaliem o seu trabalho como credível, é fácil: basta que sejam os cientistas a avaliar 😉

        abraços!

    2. Olá Daniela. Eu gostava de ver esses artigos, de preferência revisões sistemáticas e meta-analises em vez de estudos isolados. A razão por que estudos isolados não chegam é simples, as alegações do reiki são extremamente implausíveis face ao conhecimento acumulado de como funciona o corpo humano, logo são necessárias provas extraordinárias para serem aceites. Estudos podem ter falhas metodológicas ou serem simplesmente um falso positivo, até porque ser “estatisticamente significativo” apenas indica que a questão merece ser mais estudada e não que os resultados são uma verdade infalível. Se os estudos forem replicados e analisados de forma sistemática em conjunto podemos chegar a conclusões mais fiáveis. Também não se pode defender o reiki baseando-se num punhado de estudos positivos e ignorando os negativos, toda literatura tem de ser levada em conta. Espero que estas ideias a ajudem na elaboração da sua tese.

      Que estudo fala da activação de proteínas específicas, este? (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000500010&lang=pt) A primeira coisa que me ocorreria perguntar, se eu fosse um dos júris, é que garantias existem de que não houve realmente nenhuma diferença perceptível entre o tratamento de reiki genuíno e reiki simulado? Retirado do protocolo: «The placebo intervention was administered by a nurse without experience in Reiki but mimicking the Reiki intervention as much as possible» Tanto quanto possível não é igual e, pequenas diferenças podem ter exacerbado o efeito placebo no grupo de tratamento, da mesma forma que uma injecção de água e sal tem um efeito placebo superior a um comprimido de açúcar. Porque não usar duas praticantes de reiki e pedir que uma não “envie energias”, e até pedir aos participantes que usem uma venda nos olhos? O aumento da concentração de sIgA pode muito bem ser devido a um efeito placebo superior já que são proteínas ligadas ao stress. Agora, é claro, se vários grupos fizerem a mesma experiência e tiverem o mesmo resultado positivo, então aí a conversa já é outra, porque a hipótese de ser apenas um falso positivo já tem menor probabilidade. Há outros estudos positivos sobre o mesmo assunto e com um protocolo semelhante?

      Cumprimentos

  11. Prezado carlos

    (… comentário editado…)

    Estou lendo este tópico e todas as vezes que espero um debate explícito (…comentário editado…)

    Maurício Mau Mau

    1. Caro Maurício,

      Você tem noção que nós conseguimos ver o seu IP, certo?

      Você é tão burrinho que nem percebe que nós sabemos que você é sempre a mesma pessoa, com diferentes “nomes” para tentar vigarizar os leitores, fazendo-os pensar que são várias pessoas a quererem falar deste tópico…

      Obrigado por nos dar a perceber que as pessoas que defendem estas tretas são vigaristas e incrivelmente burras.

  12. Ah, me esqueci desta parte.
    1 – A ciência não erra. Tem artigos para lhe explicar isso. Basta lê-los em vez de dizer disparates.

    2 – A ciência é feita por homens. E vigaristas existem em todas as profissões.

    (… comentário editado…)

    1. Peço desculpa, mas eu não vou cair nas suas falácias.

      O meu tempo é precioso e não vou perdê-lo com quem, claramente, não quer ler os artigos a explicar os conceitos.

      (eu até posso perceber que você não queira aprender nada e queira só que eu explique as mesmas coisas 20 vezes… mas como deve compreender, você vive num mundo científico precisamente porque as pessoas de ciência não perdem tempo com pessoas como você… se perdessem esse tempo a explicar as mesmas coisas vezes sem conta, você continuaria a viver em cavernas, sem eletricidade ou qualquer conforto do mundo moderno, e continuaria a pensar que a trovoada era criada por deuses existentes nas nuvens – o mesmo pensamento mágico-religioso do reiki e de qualquer outra pseudociência)

      Passe bem.

  13. Carlos

    Há muitas fraudes na ciência, muito mais acessíveis de se conhecer do que pesquisas científicas por você citadas.
    Basta digitar no google que você encontrará.
    As leis não são feitas pelos médicos, mas as imposições na utilização da acupuntura são feitas pelos médicos, solicitando que a lei os garanta a exclusividade na utilização da acupuntura.

    2 – A ciência é feita por homens. E vigaristas existem em todas as profissões.
    Concordo!

    A vantagem da ciência é que todos os homens, sejam eles quem forem, são expostos a escrutínio.
    Descordo. Se a ciência é o único meio de verdade que temos, como a mesma ciência pode ser enganada?
    Nestas horas percebemos que os critérios utilizados pela ciência no julgamento de seus próprios filhos é bem menos rigorosa quando comparada na utilização de quaisquer outras pessoas. Sem contar o período de verificação mentiras que são atestadas pela ciência como verdades incontestáveis.

    As ideias deles são testadas.
    Se são testadas por métodos infalíveis, como podem ser desmascarados posteriormente?

    E quando erraram num procedimento ou forjaram algo, os outros cientistas chegam à verdade e anunciam isso às pessoas de modo a não eram enganadas.
    Mas até aí bilhões de pessoas foram enganadas pela vigarice e patetice da classe científica, concorda?

    Daí não existir vigarice na ciência – porque os cientistas não deixam.
    Se não deixassem e fossem mais criteriosos não exisitiria, mas não é a verdade e você bem sabe disso.

    Seja na acunpunctura, seja no reiki, seja em todas as outras tretas que as pessoas acreditam (é uma crença), os vigaristas são aos montes porque não há um método honesto nessas tretas em que uns avaliem os outros e digam às pessoas: “este é um vigarista”. Percebe?
    Sim, percebo e concordo, mas isto também acontece na comunidade científica, na mesma intensidade,e no mesmo grau de interesse.

    É um problema de falta de honestidade nesses auto-proclamados curandeiros.
    E também nestes proclamados senhores da verdade e do conhecimento.

    Também acho que dentro dos meios das terapias alternativas existam charlatões aos milhares, aliás, a grande maioria.

    O que não concordo contigo é a maneira que você afirma todos serem vigaristas. Muitas pessoas tem boa fé. Muitos fazem seus trabalhos com devoção e coração. Pode ser que muitos realmente estejam enganados. Pode ser que milhares estejam apenas representando o placebo. Mas veja que médicos também se utilizam do placebo.
    Aliás, qual a diferença entre um placebo realizado por um médico e um placebo realizado por um suposto curandeiro?
    Como você mesmo disse: médicos aplicam o placebo e fazem a pessoa acreditar que está melhor, quando não está.

    Para ser bastante honesto, amigo Carlos, tanto os curandeiros como os cientistas, não passam de pessoas que buscam respostas para coisas que ainda estamos longe de conseguirmos realmente saber.

    Ambos estão trilhando seus caminhos.

    Afirmar que este ou aquele é vigarista é uma acusação muito séria.

    1. Marcos,

      O Reiki é uma fraude. Provado com qualquer experiência double-blind que você faça.

      É irrelevante se existem fraudes noutras áreas. Essa manobra falaciosa da sua parte é um simples atirar de areia para os olhos.
      O post é claro: não é sobre acunpunctura nem sobre ciência. É sobre a vigarice do reiki.

      Sim, tem razão, muitos crentes ignorantes nestas tretas não são vigaristas. Eles acreditam mesmo naquilo que dizem. Mas a partir do momento em que dizem que o que acreditam, a sua crença, é conhecimento, então passa a ser uma vigarice.
      Usar algo porque se acredita, não é vigarice.
      Mentir, dizendo que algo é conhecimento, quando é uma simples crença pessoal, então é vigarizar os outros.

      Os médicos dão placebos não incutindo qualquer propriedade mágica, sobrenatural ou anti-ciência ao placebo. Os médicos sabem o que são placebos e sabem como funcionam. Por isso, se é para ajudar as pessoas, devem ser dados.
      Se os placebos são dados através de mentiras (juntando-lhes propriedades mágicas de pseudociências), então passa a ser vigarice.

      As unidades hospitalares usam essas técnicas por imposição legal (já lhe expliquei atrás), e porque ao menos os pacientes terão honestidade (que existe na ciência), e não a desonestidade de qualquer vendedor-de-banha-de-cobra que se auto-intitule curandeiro (de reiki, acunpunctura, etc) porque leu um livro nas duas últimas semanas sobre como enganar ignorantes. As crenças pessoais não se podem sobrepôr ao que a natureza nos diz.

      A ciência não é enganada nem erra. Já lhe disse no último comentário e tem a explicação em vários artigos.
      A ciência tem métodos dentro de si própria que permite que a verdade objetiva (independente dos investigadores) venha ao de cima.

      Todo o seu blablabla com argumentos totalmente errados baseados na sua caricatura religiosa do que é ciência… só me mostra que não entende o que é ciência nem quer entender.
      Pela última vez: neste blog tem vários artigos sobre o que é a ciência. Se quer aprender, sugiro que os leia.
      Se não quer aprender, mas só me quer fazer perder tempo com mentiras populares de caricaturas da ciência (ditas pelos treteiros vigaristas das pseudociências), então a nossa conversa fica por aqui.

      Passe bem.

      P.S.1: são os “senhores da verdade e do conhecimento” que lhe dão tudo na vida, incluindo o computador ou celular e a internet que está a utilizar neste momento. Por isso, da próxima vez que entrar aqui, retire a cara de hipócrita que cospe no prato que lhe dá de comer. Obrigado.

      P.S.2: ser vigarista, andar a enganar as pessoas com mezinhas que facilmente se prova que não funcionam, é muito mais sério que qualquer acusação que lhe façam. Os vigaristas matam pessoas. Já chamar os “bois pelos nomes” nunca matou ninguém.

        • Paulinho on 20/09/2014 at 00:42

        (…comentário editado…)

      1. Marcos, escusa de estar sempre a mudar de nome… deixe de ser burro e de me fazer perder tempo com as suas vigarices básicas. Obrigado.

  14. Carlos

    A acupuntura é utilizada em diversos países, inclusive no Brasil, o Ato Médico determina que apenas profissionais de saúde tenham o direito de aplicar esta técnica.
    De acordo com o Dr. Edzard Ernst, não há indícios significativos e suficientes para comprovar a eficácia da acupuntura.
    Os médicos são formados exclusivamente pela ciência e seguem os princípios estabelecidos pela ciência.
    Agora lhe pergunto:
    Se os médicos são formados pela ciência e se utilizam de técnicas não comprovadas pela ciência, inclusive tomando para si o direito de utilizá-las, não estariam desta forma cuidando de seus pacientes com Patetices como você mesmo afirmou?
    O fato de não permitirem que outras pessoas pratiquem estas técnicas, não seria também uma maneira de monopolizar as Patetices?
    Vale lembrar que quando o assunto é Reiki, o maior problema está na afirmação da cura de doenças.
    O Reiki é um método de harmonização que leva a tranquilidade e ao relaxamento.
    Se este relaxamento leva ao efeito placebo, aí é uma outra questão.
    O próprio Reiki vem de uma adaptação do Chi Kung, parte da MTC e do Taoísmo, assim como a Acupuntura.
    Então temos um elo, onde partes se juntam para formar um todo.
    Estas partes são consideradas pela ciência como Patetices, mas temos filhos da Ciência monopolizando tais Patetices.
    Então se de um lado, como você mesmo disse, para a ciência não importa o que eu ou você achamos, do outro lado temos pessoas enganadas.
    A pergunta que fica:
    Se uma pessoa tenta resultados com uma técnica ela é chamada de Vigarista, mas quando a ciência erra, ou um cientista forja provas segundo seus interesses e mantém estas mentiras por anos até se conseguir provar a verdade, é considerado apenas um erro na ciência.
    Não seria também a ciência um enorme criadouro de vigaristas?
    Ou você irá me dizer que são poucas as fraudes cometidas por cientistas em troca de alguns milhões de dólares?
    Garanto que nenhum simples terapeuta consegue arrecadar tanto dinheiro assim.
    Patetices e Vigarices são adjetivos comuns do ser humano, seja ele um simples lavrador ou um importante cientista.
    Um abracinho de leve.

    1. Vamos por pontos:

      1 – A ciência não erra. Tem artigos para lhe explicar isso. Basta lê-los em vez de dizer disparates.

      2 – A ciência é feita por homens. E vigaristas existem em todas as profissões.
      A vantagem da ciência é que todos os homens, sejam eles quem forem, são expostos a escrutínio. As ideias deles são testadas. E quando erraram num procedimento ou forjaram algo, os outros cientistas chegam à verdade e anunciam isso às pessoas de modo a não eram enganadas. Daí não existir vigarice na ciência – porque os cientistas não deixam.
      Seja na acunpunctura, seja no reiki, seja em todas as outras tretas que as pessoas acreditam (é uma crença), os vigaristas são aos montes porque não há um método honesto nessas tretas em que uns avaliem os outros e digam às pessoas: “este é um vigarista”. Percebe? É um problema de falta de honestidade nesses auto-proclamados curandeiros.

      3 – Algumas dessa técnicas são utilizadas em estabelecimentos hospitalares, não por serem eficazes, não por terem qualquer mérito científico, mas sim por questões políticas (como sabe, existem leis para isso… e elas não são feitas por médicos), e por questões de placebo (a pessoa pensar que estar melhor, sem estar).

      4 – Não conheço nenhuma fraude científica que tenha feito de um médico milionário.
      Mas conheço fraudes diárias na pseudociência, que dão muito dinheiro aos vigaristas. Os vendedores de banha-de-cobra continuam a existir, porque continuam a existir muitas pessoas vigarizadas por eles.

      Passe bem.

  15. Olha Carlos, (… comentário editado…)

    1. Caro Joaquim,

      As suas – ou seja de quem forem – opiniões, não são chamadas para aqui.
      Por favor, leia o que é a ciência:
      http://www.astropt.org/category/educacao/literacia-cientifica/

      Pode aprender em vários artigos que a ciência não é feita de opiniões.
      A eletricidade e a internet (e tudo o resto) funcionam, independentemente de opiniões pessoais.

      Aqui damos conhecimento.
      Quem não quer ter esse conhecimento e prefere seguir o narcisismo (das suas crenças), a hipocrisia (de utilizar conhecimento científico enquanto o questiona) e a ignorância (de não entender o mundo científico em que vive), é livre de não vir aqui.

      abraços

  16. Agora entendi.
    Mas porque para algumas pessoas você deu o direito de resposta?

    1. Quem não insulta e mostra querer aprender, então podemos explicar o que a natureza nos mostra.
      Quando o Marcelo fez uma pergunta, foi-lhe respondida de forma educada.

      Se a pessoa não quer aprender, mas só nos quer fazer perder tempo, então este local não é para essas pessoas.

  17. Ué, mas onde está a democracia? Todos nós queremos ler ambas as partes. Apenas a sua opinião é a que prevalece?

    1. 1 – A natureza não é democrática.

      2 – Democracia não quer dizer que todas as opiniões são válidas. Na verdade, as opiniões nada valem para o conhecimento científico.

      3 – Este é um local de conhecimento científico. Os defensores de vigarices têm certamente outros locais onde podem enganar os ignorantes.

      1. De resto, o Marcelo fez uma pergunta. Essa pergunta foi-lhe respondida devidamente. Em vez de aprender, ele continua obcecado com as suas crenças contrárias à natureza. Está no direito dele. Mas este local não é para a defesa de crenças pessoais. Daí que os comentários dele passaram a ir para SPAM, sem mais ninguém os ler, porque não perdemos mais tempo com quem não quer conhecimento.

  18. Agora fiquei curioso. O que foi de tão grave que o tal de marcel escreveu para ser editado???

    1. O normal em quem coloca as crenças pessoais acima das evidências que nos são dadas pela natureza.

  19. Amigo Carlos

    Não preciso ofender para garantir meu ponto de vista.

    (… comentário editado…)

    1. Caro Marcelo,

      O seu comentário foi editado. Eu não estou interessado nos seus testemunhos anedóticos ou sequer nas suas opiniões.
      Use as suas energias de Reiki para ligar computadores e entrar na internet. Até provar que consegue fazer isso, nada mais é que uma vigarice.
      Além de vigarice é uma hipocrisia, porque vocês negam o conhecimento científico (que prova que o reiki é uma vigarice) enquanto utilizam esse mesmo conhecimento científico (para estarem na internet, dada pela ciência, a negar que ela existe).

      De resto, o Marcelo fez uma pergunta e foi-lhe respondido. A resposta é com base nos estudos já feitos – que pelos vistos você desconhece – e que não querem saber das suas crenças pessoais em falsas energias.

      Eu não o ofendi. Eu dei-lhe conhecimento. Se não gosta de conhecimento, então nada mais lhe posso fazer.

      Passe Bem.

      P.S.: espero que voe com a energia Reiki e que da próxima vez que quiser vir aqui ao blog, utilize a energia Reiki. Se não o fizer, escusa de comentar a afirmar por crendice que ela funciona.

  20. Caro amigo Carlos

    Entendo e respeito muitas das coisas que você escreveu. Partindo do princípio utilizado na ciência onde compara a Reiki com o efeito placebo, gostaria de saber se os resultados evidenciados no tratamento de Reiki à distância para um bebê de 4 mêses, se enquadraria no efeito placebo.
    Se os resultados de tratamentos feitos a distância para animais, sem nenhum contato direto do dono, poderia ser também comparado com o efeito placebo.
    O efeito placebo poder-se-ia ser atribuído também sem o conhecimento, consentimento ou visualização do ser tratado?
    Fiquei com esta dúvida.

    Um forte abraço.

    Marcelo – Shihan de Reiki Tradicional

    1. Sim, claro.

      O placebo em bebés e em animais já está bastante estudado.
      Se for presencial, tem, por exemplo, o facto de existir mais atenção sobre o bebé ou o animal.
      Se for à distância tem sempre o placebo de interpretação do investigador: ele vê melhorias, mesmo que não existam. É o problema das expectativas. Mesmo que o “paciente” não tenha conhecimento, o “tratador” tem essa expetativa, e interpreta de forma positiva.

      Daí que os testes aceites racionalmente, são os duplamente cegos.

      abraços

      P.S.: espero que tenha conseguido voar neste momento. Enviei-lhe “energia voadora Reiki à distância”. Ou então, inventei uma vigarice.

  1. […] pelos pseudos para vigarizarem a população com “mezinhas da treta” (exemplo: Reiki). A sequência no final do episódio, mostrando a Cidade de Nova Iorque em diferentes comprimentos […]

  2. […] A descoberta de formas invisíveis de luz também foi extremamente importante para a ciência. Note-se que foi a ciência, com o método cientifico, a descobrir isto. No entanto, esta antiga ideia de “energias desconhecidas” é hoje utilizada pelos pseudos para vigarizarem a população com “mezinhas da treta” (exemplo: Reiki). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights