Alunas Açorianas vencem competição de minisatélites da ESA

Joana Baptista (Telecomunicações), Francisca Coelho (Aerodinâmica), Mariana Sousa (Software) e Rute Silva (Eletrónica), alunas do 10º ano, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Joana Baptista (Telecomunicações), Francisca Coelho (Aerodinâmica), Mariana Sousa (Software) e Rute Silva (Electrónica), da Escola Básica e Secundária de Santa Maria

Uma equipa de alunas açorianas, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, venceu neste passado fim-de-semana a competição de minisatélites – CANSAT 2013, da Agência Espacial Europeia (ESA), que decorreu na Holanda, estreando-se como a primeira equipa portuguesa a ganhar esta competição.

Com o nome Air Sat One Team, a equipa açoriana é composta por Joana Batista, Maria Coelho, Mariana Sousa e Rute Silva, e coordenadas pelos professores Juan Nolasco e Hélder Chaves. Alcançaram o 1º lugar da categoria Advanced, numa competição que reunia um total de 15 equipas de diversos países europeus, incluindo outras duas equipas portuguesas. 

O CANSAT é uma competição anual organizada pela ESA e destinada a estudantes do ensino secundário. O principal objectivo desta competição passa pela construção e configuração de um satélite miniaturizado da dimensão de uma lata de refrigerante que, após ser lançado por um foguete, de forma a atingir os 1000 metros de altitude, deverá executar duas missões: uma definida pela competição e uma segunda pelas próprias equipas.

A missão primária, comum a todas as equipas, consiste em que, após o lançamento, o “satélite” recolha dados relativos à altitude, à temperatura do ar e da pressão atmosférica, devendo transmitir estes mesmos dados para uma estação terrestre.

A missão secundária, definida pela equipa açoriana, consistiu em que o modelo criado tivesse as características aerodinâmicas necessárias para que este retornasse à superfície a planar.

Recorde-se que, em 2012, uma outra equipa desta escola da ilha de Santa Maria alcançou um honroso terceiro lugar.

A equipa açoriana, Air Sat One Team, composta por Joana Batista, Maria Coelho, Mariana Sousa e Rute Silva, e pelos professores Juan Nolasco e Hélder Chaves venceram a competição de minisatélites – CANSAT 2013..

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights