Enviem uma mensagem a um asteróide próximo da Terra

Hayabusa2_JAXA_artRepresentação artística da Hayabusa 2 junto ao asteróide 1999 JU3.
Crédito: JAXA/Akihiro Ikeshita.

A JAXA prepara-se para lançar para o espaço, em Julho do próximo ano, a sucessora da emocionante missão Hayabusa. Desta vez, o alvo será o asteróide (162173) 1999 JU3, um objecto do tipo espectral C pertencente ao grupo Apollo, com cerca de 980 metros de diâmetro.

À semelhança do que aconteceu na primeira missão, a Hayabusa 2 transportará uma pequena esfera metálica com um chip no seu interior contendo os nomes e as mensagens de pessoas de todo o mundo. O pequeno objecto será colocado na superfície do asteróide, junto com os dois robots MINERVA 2 e MASCOT. A sonda transportará, ainda, uma cápsula onde serão encerradas amostras recolhidas na superfície do asteróide, destinadas à Terra. Nesta cápsula será colocado um segundo chip semelhante ao da pequena esfera metálica.

Para enviarem as vossas mensagens a bordo da Hayabusa 2 terão de preencher este formulário até às 16 horas (hora de Lisboa) do dia 16 de Julho. Os nomes estarão limitados a um máximo de 10 kanji (para quem quiser aventurar-se no japonês) ou de 20 letras, incluindo os espaços. Para as mensagens, o limite estará nas 60 letras (incluindo os espaços) ou nos 30 kanji.

3 comentários

    • Lucas Marques on 19/04/2013 at 20:03
    • Responder

    Pronto, enviei: “Lucas B. Marques / Humano / Terra / Via Láctea. 19/04/2013”

    Pra você ver.
    Não custa nada ter uma assinatura em um asteróide né…

  1. Já enviei a minha mensagem 😀

  2. Vou enviar um “Olá Mundo!” rsrsrsrs
    Programadores entenderam 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights