E.V.O.: Search for Eden

Já no passado falamos do fabuloso jogo Spore, aqui.
O “pai” do Spore, é o E.V.O.: Search for Eden.

gallery_17_371718

Este jogo de plataformas aborda o tema da evolução das espécies, sendo que o jogador inicia o jogo sendo um peixe, e depois vai evoluindo de forma a que se adapte a diferentes ambientes. Poderá passar por anfíbios, répteis, aves, etc, podendo chegar mesmo a Humanos, e até poder entrar no céu.
Uma parte interessante é quando cristais extraterrestres se intrometem na evolução da Terra.
Outra ideia interessante do jogo é que promove a ideia de panspermia, se bem que é uma panspermia artificial: uma civilização Marciana tenta acelerar a evolução terrestre.

Infelizmente, como todos os jogos deste tipo, este jogo também transmite algumas concepções erradas.
Em primeiro lugar, parece que a evolução é linear e direccionada para chegar-se a Humanos (supostamente o topo da evolução).
Em segundo lugar, a evolução parece ser controlada/influenciada por uma entidade externa, o que dá a entender uma certa religiosidade, e até criacionismo.

Curiosamente, esse “deus” é simplesmente uma forma de vida que evoluiu até se tornar naquilo que é hoje – o que é uma forma de defender a evolução.
E ainda mais curioso é que esse ser pensa que é humano (topo da evolução), mas na verdade é um extremamente avançado organismo unicelular – o que, de forma muito interessante, coloca os “humanos” no seu devido lugar e coloca os micróbios no topo de toda a vida.

Por último, é também interessante que só quando o Humano entra no “Reino dos Céus” (o tal Eden) é que ganha inteligência; até lá, é desprovido dessa qualidade.

1 ping

  1. […] – Jogos: Spore. E.V.O.: Search for Eden. Astronaut. Basquetebol. Desafios. Desafio Lusófono. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights