Lançamento do novo foguetão Antares

Antares Rocket Test Launch

O lançamento inaugural do novo foguetão Antares teve início sem problemas às 2100:02UTC do dia 21 de Abril de 2013, e foi executado com um tremendo sucesso.

A contagem decrescente para o lançamento decorreu sem problemas e o foguetão Antares elevou-se a partir da Plataforma de Lançamento LP-0A do MARS Wallops Island, para o céu azul da Virgínia.

Esta foi uma missão de demonstração do lançador que transportou um modelo do veículo de carga Cygnus da Orbital Sciences Corporation que no futuro irá servir para o transporte logístico para a estação espacial internacional. A bordo estavam também quatro pequenos CubeSat: o Dove-1 e os PhoneSat-v1a, PhoneSat-v1b e PhoneSat-v2a. O Dove-1 é uma missão de demonstração tecnológica para a Cosmogia Inc, servindo propósitos de detecção remota tendo por base a forma CubeSat tripla. Os satélites PhoneSat são satélites de demonstração tecnológica que têm como função provar que a tecnologia dos smartphone pode ser utilizada muitas funções de um modelo de um veículo espacial.

Todas as fases do voo decorreram sem problemas com a queima do primeiro estágio a terminar a T+230 s e a separação entre o primeiro e o segundo estágio a ter lugar cinco segundos mais tarde. A separação da carenagem de protecção ocorreu a T+319 s e a ignição do segundo estágio a T+328 s, terminando a T+483 s.

A separação dos quatro pequenos satélites ocorreu às 2109UTC enquanto que a separação do simulador do veículo Cygnus ocorreu às 2110UTC.

A próxima missão do foguetão Antares-110 com o a missão Cygnus Orb-D1 (COTS Demo) está prevista para 5 de Junho de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights