A Evolução é um Fato

AstroPT

“Evolução é um fato.
Fatos não-vistos não deixam de serem fatos por não se terem testemunhas oculares.
Fatos se perpetuam através de suas evidências. Concretas demais para serem ignoradas”

Cavalcanti

Passar directamente para o formulário dos comentários,

1. Concordo contigo Carlos, mas ainda tinha gente dizendo que as experiências eram induzidas

2. Pelo que sei a evolução já foi comprovada, pena que não localizei a notícia, mas me lembro dela.

Uma espécie de planta dos campos dos Estados Unidos, foi estudada por botânicos desde 1700(ou 1800..) e esta espécie foi cultivada num ambiente controlado.
    Já seus especimes livres modificaram com o tempo, além das alterações climáticas seu habitat foi influenciado pela chegada de outras plantas competidoras e ela teve que evoluir.
    Só agora depois dos anos 2000 compararam os espécimes da mesma espécie e verificaram as alterações.

Evolução “forçada” em ambientes de laboratório, tambem já foi verificada, as “moscas das frutas” são as espécies que mais são usadas pra esse tipo de experimento.
    Bactérias, também pode-se fazer elas evoluirem bastante inclusive.

Mas este foi o primeiro e único caso (até agora que eu saiba) de uma comprovação real da evolução.

1. Pode-se ver mais aqui:

– Este, em extensão .pdf do Prof. Endler, PhD, publicado em 1980, onde observa-se e estuda-se melhor a evolução de animais com gerações mais curtas:

– Science Magazine (resumos):

Evolution of a Vertebrate Social Decision-Making Network

Evolution of Shape by Multiple Regulatory Changes to a Growth Gene

– E estes, da srta, bióloga, Diana Barbosa, PhD:

Boa leitura. 🙂

2. Sobre a evolução comprovada e a investigação feita com Moscas da Fruta, lembro que tem levado a vários avanços para vivermos melhor.

As pessoas é que se “esquecem” que aquilo em que não “acreditam” tem levado a vários avanços nas suas próprias vidas. O que obviamente é um paradoxo baseado na ignorância… mas pessoalmente também me parece hipocrisia de quem nega aquilo que utiliza diariamente 😉

3. Se já foi comprovada, por que ainda é considerada uma teoria, e não uma lei?

1. Teoria é um conjunto de explicações sobre um determinado fenômeno, ou um grupo de fenômenos semelhantes.

Lei é uma generalização empírica (Lincoln et al, 1990), quando explica de forma simples e direta um fato bem compreendido pela ciência, com hipóteses amplamente testadas e validadas. Geralmente, lei científica é enunciada matematicamente.

Compreendo seu questionamento, porém ambas são consistentes, com suas diferenciações.

2. Como explicou o Cavalcanti, lei descreve matemáticamente um fenómeno específico, enquanto teoria é muito mais abrangente já que explica de forma consistente um enorme conjunto de fenómenos comprovados.

Exemplo: Lei da Gravidade vs. Teoria da Gravidade.
        A Lei é algo directo e específico. Já a Teoria explica um enorme conjunto de situações onde se inclui por exemplo a Relatividade.

3. Na verdade, a Teoria científica é diferente do significado mais popular de teoria. A Teoria Científica é basicamente um modelo sistemático altamente baseado em análise e experimentos afim de entender um processo. Portanto, a Teoria da Evolução é o modelo de estudo que busca entendimento desse processo que é um fato: a Evolução.

• Jonas on 20/06/2013 at 00:40

Só complementando o que disseram os doutos acima:

Diferença entre “Lei” e “Teoria”

3. 🙁

Serei o único que à primeria entendeu que era para vestir a evolução?

1. LOLLLLLLLLLLLLLL 😀

2. Nem por isso! É o que dá os portugueses serem a minoria. 🙂

4. Podem contar as histórias que quiserem mas contra factos não há argumentos.