Sobreviventes com líder espiritual

Já vos falei da excelente série Sobreviventes, neste artigo.

Survivors_2008_Screenshot

Adorei grande parte da série. Mas existiu um episódio que me despertou mais a atenção.
No 5º episódio da série, o grupo de sobreviventes encontra uma pequena comunidade liderada por um líder espiritual de nome John. Os seguidores consideram que John é um visionário que os vai levar até um mundo muito melhor. Na verdade ele era uma pessoa com graves problemas mentais que tinha estado internado numa instituição psiquiátrica antes da epidemia.

b00g6gxt

O episódio levou-me a reflectir em 4 coisas:

– Em alturas de crise, as pessoas seguem alguém que lhes dê esperança em algo maior que elas.

– O líder pode ser completamente louco que as pessoas nem se dão conta.

– Envereda-se por um seguidismo cego, com base naquilo em que as pessoas acreditam ser verdade, sem se darem conta que estão a ser manipuladas.

Até aqui, note-se que foi assim que Hitler chegou democraticamente ao poder, prometendo melhorar a vida miserável que os Alemães tinham na altura e prometendo restaurar o orgulho alemão.

– a última coisa que achei interessante foi o tal líder espiritual ter-se tornado desta forma, segundo ele, por ouvir vozes na cabeça. A ideia de ouvir vozes na cabeça é interessante. Pode indicar um distúrbio (e neste caso indicava). Mas o mais interessante é como as outras pessoas lidam com isso. Se a pessoa disser que as vozes são de Napoleão, do Pai Natal, de unicórnios voadores, etc, essas pessoas serão desconsideradas pela sociedade como sendo loucas; no entanto se a pessoa disser que é a voz de Deus (como era o caso do John), então neste caso as crenças pessoais das pessoas passam a falar mais alto do que a racionalidade, e as pessoas seguirão o novo “profeta”. As vozes na cabeça não mudam; o que muda é a percepção psicológica que as pessoas têm a diferentes nomenclaturas.

1 ping

  1. […] – Séries (tag): 1 Minuto de Astronomia. O Nosso Universo. Helix. Walking Dead. Sobreviventes. Alienados. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights