Hubble Fotografa Remanescentes de Supernovas na Grande Nuvem de Magalhães

Esta imagem espectacular obtida pelo telescópio espacial Hubble mostra o remanescente de supernova designado por SNR B0519-69.0. Os filamentos vermelhos são tudo o que resta de uma anã branca que, há uns 600 anos, explodiu numa supernova de tipo Ia. Este remanescente situa-se a 150 mil anos-luz na direcção da constelação do Espadarte (Dorado) e faz parte da Grande Nuvem de Magalhães, a maior galáxia satélite da Via Láctea.

SNR B0519-69.0
(O remanescente de supernova SNR-B0519-69.0. Crédito: ESA/Hubble & NASA. Acknowledgement: Claude Cornen)

Próximo deste remanescente, existe um outro, designado de SNR B0509-67.5, também resultante de uma supernova de tipo Ia, que foi fotografada pelo telescópio Hubble.

SNR B0509-67.5
(O remanescente de supernova SNR-B0509-67.5. Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA). Acknowledgement: J. Hughes (Rutgers University))

Observações com o telescópio espacial de infravermelhos Spitzer mostram que os filamentos de material de ambos os remanescentes se movem a grande velocidade pelo espaço e estão a expandir-se e a colidir com poeira no espaço interestelar, aquecendo-a e provocando a emissão de radiação infravermelha.

Podem ver imagens com mais resolução aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights