Conhecimento científico funciona

images

Uma das críticas mais comuns que se vê “por aí” é que não há diferença entre o conhecimento científico e outro tipo de “conhecimento”.
Mas sim, existe. E todos nós podemos comprovar isso todos os dias, milhões de vezes ao dia.

Outra crítica frequente, incluindo na internet, é negarem o conhecimento científico… enquanto o utilizam.

Quando o despertador toca, abrimos os olhos e “vemos” imediatamente seis equações científicas em pleno funcionamento.
Quando colocamos o pé no chão, percebemos que o nosso conhecimento da gravidade está correcto.
Neste momento em que me estão a ler, só pelo simples facto de estarem na internet, estão a utilizar mais de uma dúzia de leis e teorias científicas. E isto sem contar que constantemente estão a utilizar electricidade, o que só prova que os nossos modelos, teorias e equações ligadas ao electromagnetismo não só estão correctas mas funcionam perfeitamente.

Isto é o mais próximo da verdade absoluta que podemos chegar: se é verdade, funciona.

Esta é a grande diferença do conhecimento científico para tudo o resto: podemos todos comprovar diariamente que o conhecimento científico funciona!

science it works

2 comentários

2 pings

  1. Tenho grande orgulho àqueles que ajudaram na construção do conhecimento e na sua ordenação. Não busco o conhecimento para apenas dar-me bem, mas para poder contribuir, opinar e sugerir melhores vias para a ciência, pois a maioria das conquistas que possuímos hoje, foi obra de muita categoria e dedicação a quem buscou-o e que gerou, consequentemente, conforto. Para onde observamos, na maioria das vezes, vemos obra inteligente e isso precisa ser ampliado. Não é por acaso que os humanos dominam o mundo.

    Agradeço.

  2. Ninguém “explicou” as coisas pra humanidade, quando ela atingiu conciência, as coisas já estavam todas lá.
    Inicialmente os conhecimentos se misturavam com intuição, como por exemplo, se há núvens negras no céu, sinal que devemos procurar abrigo pois logo vem a chuva.

    Quando algum jovem fazia algum questionamento (mania dos jovens em todas as épocas) cabia aos mais velhos a responderem alguma coisa, afinal se eles não sabiam quem é que poderia saber né.
    Quando eles não tinham uma reposta, formulavam uma teoria, em gerel mística, para explicar as coisas.

    A ciência foi surgindo aos pouquinhos, quando uma pessoa enterrava uma semente, a semente nascia, um bom exemplo de conhecimento científico inicial.

    Mas muitos ganhavam poder em “explicar as coisas” aos lideres de suas comunidades, e era mais fácil elaborar alguma teoria mistica doq gastar tempo e recursos pesquisando como são as coisas de fato.
    Este costume também surgiu a muito tempo e nos atrapalha muito até hoje.
    Pois a religião recebeu como responsabilidade a taréfa de explicar tudo.
    E com isto eles detem poder, e ninguém quer largar o poder, eis um dos motivos de tantos se esforçarem por manter os dogmas misticos como ainda válidos.

    Com o crescimento da ciência, muitos cientístas se empolgaram e resolveram explicar tudo, por exemplo, tudo que a Bíblia explicaria teria também uma resposta científica. Creio que isto seja um exagero. Afinal nunca vi um papa criar uma alternativa religiosa a teoria da relatividade por exemplo.
    Ou seja cada um no sua né.

    A ciência hoje chegou a explicar muito mais doq oq nos rodeia, explica até oq não vemos.
    E se atinge até conceitos como que não exista nada sólido de verdade, ou não existe nada que seja vazio de verdade.
    Conceitos que se parecem até meio místicos não acham.

  1. […] Provável. Probabilidades. Crença. Não acreditar. Não se acredita. Evidências. Dawkins. Magia. Funciona. Funciona. Tyson. Não sabe tudo. Sabemos muito. Ciência Não Erra. Estar certa. Especialistas. […]

  2. […] A ciência funciona. Não depende da pessoa acreditar nela. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights