Sol produz duas intensas fulgurações quase em simultâneo

Sol_AIA131_SDO_030513Fulguração classe-M5 vista ontem pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly do Solar Dynamics Observatory, através de um filtro para o ultravioleta extremo (131 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

O Sol produziu ontem, ao final da tarde, duas fortes fulgurações quase em simultâneo. A primeira foi um evento classe-M1 com origem na região activa 1731, uma região que tem mantido nos últimos dias um campo magnético classe delta instável com energia para fortes fulgurações. A segunda foi um evento classe-M5 produzido pela região 1739, a mesma responsável pela violenta erupção da passada quarta-feira.

Imagens obtidas pelo Solar Dynamics Observatory mostram uma gigantesca pluma de plasma quente a ser arremessada do local. Os dados até agora disponíveis indicam que esta ejecção de massa coronal não encontrará a Terra no seu caminho, pelo que não se esperam quaisquer efeitos significativos na actividade geomagnética.

 

Ejecção de uma pluma de plasma quente associada à fulguração classe-M, ocorrida no dia 3 de Maio de 2013 na região activa 1739. Imagens obtidas pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly do Solar Dynamics Observatory, através de um filtro para o ultravioleta extremo (304 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/Helioviewer.org.

2 comentários

  1. Olá,
    E se atingisse a Terra, com efeitos significativos, o que poderia acontecer?
    Obrigado!

    1. Auroras 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights