Será insulto?

squareEarth

Todos vocês que me lêem têm os vossos empregos.
No vosso emprego, assumo que sabem bastante (mais do que eu, por exemplo) sobre o assunto com que lidam diariamente.
Mesmo que sejam estudantes, há sempre matérias sobre as quais sabem bastante (sobretudo no próprio dia de um teste para o qual estudaram muito).

No vosso emprego, se chegasse lá alguém que vos dissesse que tudo o que vocês sabem está errado, porque um astrólogo tinha dito que todo o vosso trabalho pode ser feito esfregando duas pedras… assumiriam isso como um insulto ao vosso trabalho?

Se eu chegar a um agricultor e lhe disser que o sr. Karamba Bruxo é que sabe quando diz que as batatas nascem em árvores extraterrestres, isso não seria um insulto para com o trabalho que o agricultor teve para plantar as batatas?

Se eu chegar a um médico neuro-cirurgião que acabou de salvar a vida de uma pessoa com tumor no cérebro, e lhe disser que quem sabe da coisa é o sr. Pseudo Cristais que diz que todas as pessoas são curadas por energias místicas, isso não seria um insulto para com o trabalho, competência e estudos dos médicos?

Imaginem agora que são astrobiólogos. Gasta-se imenso dinheiro e vidas inteiras a investigar diversos assuntos de modo a ter mais conhecimento sobre as probabilidades de existir vida extraterrestre. Mas entretanto chega o sr. João ET que diz que leu uns websites e viu uns vídeos no youtube e assume que sabe mais que vocês do assunto. Não considerariam isso um insulto ao vosso conhecimento e ao vosso trabalho?

Imaginem que são astrónomos. Passam a vida inteira a investigar assuntos “celestes”. E chega alguém e arrogantemente diz-vos que sabe mais que toda a gente porque leu uns textos sobre isso, chegando à conclusão que a Terra é quadrada (sendo que a “versão oficial” é uma conspiração da NASA para acreditarmos que os planetas são redondos). Tendo em conta que em menos de um minuto podem ir lá fora e verem que nada no céu é quadrado, sendo sim todos os planetas que vêem à vista desarmada redondos, não considerariam esta arrogância um insulto ao conhecimento?

É que para mim, todos estes casos demonstram uma completa falta de respeito pelo conhecimento, sendo ofensivas e insultuosas para com os especialistas que realmente estudam os assuntos respectivos.

9 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Talvez até seja um grande insulto, mas nao se pode esperar que todos compreendam aquilo que você faz da mesma forma como vc compreende. Um conselho antigo do povo de israel era para evitar de repreender o insensato (aquele que não quer ouvir) e, neste caso, eu acho que vc nao pode fazer nada a nao ser ignorar.

  2. é triste, isso acontece em todo lugar com todos os assuntos, vc se dedica a aprender a descobrir como se faz da maneira mais correta possivel e quando menos se espera vc se depara com alguem que afirma que tudo oq vc sabe está errado, tudo oq vc passou anos estudando está totalmente errado, sendo um seguidor da ideologia anonymous tenho conhecimento sobre muitas coisas, e me sinto sim muito insultado quando alguem diz que tudo em que confio é mentira, mas se certa maneira essas pessoas nos ajudam, dando cada vez mais motivos para continuar estudando para provar de todos os meios que quem passa anos estudando somos nos.

  3. Plenamente de acordo 😉

    Encontrei no physicsforums um artigo que talvez o Carlos tenha vontade de desenvolver no astro.pt

    – HAARP conspiracy theories – Obviamente absurdo:

    The short answer: The claim is absurd as the energy required for such a device, if even possible under any conditions, would exceed anything used by HAARP by many many orders of magnitude. Beyond that, this is a closed topic as cited in banned topics list, in the Global Guidelines

    É claro que “tópico banido” não é a melhor forma de resolver a questão, pelo que

    Not to exclude legitimate discussion of the HAARP [research program], the conspiracy theories related to this subject are banned.
    The HAARP site:
    http://www.haarp.alaska.edu/haarp/gen.html
    Previous discussions:
    http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=301296
    http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=61472
    http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=75190
    http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=15422

    😉

    1. Sinceramente, as conspirações com o HAARP são tão absurdas como afirmar que o Pai Natal é um extraterrestre.
      http://en.wikipedia.org/wiki/High_Frequency_Active_Auroral_Research_Program#Conspiracy_theories

      http://en.wikipedia.org/wiki/High_Frequency_Active_Auroral_Research_Program

    • Jordano Smolarck on 11/05/2013 at 19:10
    • Responder

    Eu não considero um insulto, mesmo pq as pessoas não afirmam que os cientistas estão ERRADOS, apenas que eles não tem todas as informações, é o mesmo que eu chegar na idade média dizendo que vim da américa do sul, que pra eles, não existia, mas eu vi, eu estive lá.

    Obviamente não estou falando de pessoas que simplesmente procuram no youtube um SUPOSTO VÍDEO DE AVISTAMENTO e sai achando que sabe tudo de ufologia, estou falando de pessoas que tiveram a experiência real ou que estudaram por anos.

    Mas quando astrobiólogos resolvem afirmar categoricamente que(POR EXEMPLO) não existe vida extraterrestre, como ja fizeram antes, por falta de provas da existência, quando há inúmeros relatos, aí eu considero um insulto à honestidade e credibilidade das pessoas envolvidas.
    Pois muitas vezes a luta entre as partes se resume a um afirmar que existe, sem ter como provar, enquanto outro afirma que não existe, mas também não tem como provar!

    1. Jordano,

      Este é o típico comentário que é um INSULTO ao conhecimento.
      Já explicamos diversas vezes estas “opiniões”:
      http://www.astropt.org/2013/05/03/respeito/

      “as pessoas não afirmam que os cientistas estão ERRADOS, apenas que eles não tem todas as informações”

      isto é treta,
      já explicamos isto com conhecimento, aqui:
      http://www.astropt.org/2013/05/04/ciencia-nao-sabe-tudo/

      “Obviamente não estou falando de pessoas que simplesmente procuram no youtube um SUPOSTO VÍDEO DE AVISTAMENTO e sai achando que sabe tudo de ufologia”

      mas está dando opiniões em vez de conhecimento… ou seja, está a fazer o mesmo que eles.

      “estou falando de pessoas que tiveram a experiência real”

      treta!
      Experiências pessoais não contam para a ciência.

      “Mas quando astrobiólogos resolvem afirmar categoricamente que(POR EXEMPLO) não existe vida extraterrestre, como ja fizeram antes”

      MENTIRA!!!
      Isto é totalmente MENTIRA!

      Como vê, o seu comentário é o que eu considero como um INSULTO a quem estuda estes assuntos.

      “quando há inúmeros relatos”

      Relatos não contam. Quem mais olha para o céu são os astrónomos amadores, e eles, que conhecem o céu, não andam a inventar tretas.

      “enquanto outro afirma que não existe, mas também não tem como provar!”

      Mais uma vez não sabe do que fala.
      Já publicamos artigos sobre isso. Sinceramente, procure ANTES de comentar com INSULTOS ao conhecimento.

      abraços

    2. Quem tem que provar são os que afirmam a existência de algo. E não chegam uns alegados avistamentos e uns videos manhosos.
      Quanto aos outros, parece-me evidente que é impossível provar uma não-existência. Só lhes resta esperar e avaliar as “provas” que forem sendo apresentadas.

  4. Esse é o preço que se paga por se tentar fazer divulgação científica para um público não educado apropriadamente. As escolas não ensinam nossos alunos a questionar com foco. O questionamento hoje virou sinônimo de conspiração. Qualquer um julga que tem uma prova de que Einstein estava errado, de que a ciência é um jogo de conspirações! Vez ou outra aparece alguém sugerindo que a industria farmacêutica X já possui a cura para “o câncer” mas a esconde por motivos econômicos. Quem trabalha, de fato, com ciência só pode sentir-se ofendido. Compartilho de sua visão.

    1. “Esse é o preço que se paga por se tentar fazer divulgação científica para um público não educado apropriadamente.”

      Pois 🙁

  1. […] objetivo e uma intolerância contra os vigaristas e demais mentirosos. Não se deve aceitar os insultos à inteligência e à literacia. Ou seja, não se devem aceitar os comentários daqueles que não querem a sociedade devidamente […]

  2. […] democrática. Não democratização das opiniões. Respeito. Intolerância para com a ignorância. Insulto. Ónus da Prova. Argumento da Ignorância (aqui e aqui). Hipocrisia. Hipocrisia. Conversa. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.