Conjunção de Júpiter, Vénus e Mercúrio

O movimento dos planetas em torno do Sol (translação), associado ao próprio movimento de translação da Terra origina, de tempos a tempos, conjunções entre 2 ou mais planetas.

Vénus e Júpiter estão prestes a passar um pelo outro; pelo menos na aparência. Para tornar tudo ainda mais interessante, Mercúrio também participa nesta “dança” de planetas.
Ontem, dia 23, Júpiter ainda estava relativamente afastado de Vénus e de Mercúrio. Mas a distância entre os 3 irá diminuir nos próximos dias e os três planetas, apesar de serem todos visíveis a olho nu, caberão no campo de visão de uns simples binóculos.

07 Victorgram Specs

vic2013_May26ev

Após esta conjunção, Júpiter continuará a descer, noite após noite, em direção ao Sol, acabando por ser ofuscado pelo clarão do pôr-do-sol no final do mês. Já Vénus e Mercúrio continuarão a afastar-se do Sol, sendo visíveis num céu mais escuro dia após dia. Para quem nunca viu Mercúrio, sempre tão arisco, esta pode ser uma excelente ocasião para o observar.

Esta é também uma boa ocasião para imaginarmos o Sistema Solar a 3 dimensões. Normalmente vemos, em livros ou revistas, representações do Sol e das órbitas dos planetas. Mas o livro, a revista ou mesmo o écran do monitor do PC é uma superfície plana que nos apresenta apenas 2 dimensões: comprimento X largura. Falta a profundidade.
Se efectivamente o Sol e os planetas estivessem todos no mesmo plano, estaríamos, nos próximos dias, a assistir a um fenómeno surpreendente: Júpiter a aproximar-se de Mercúrio e de Vénus. De seguida, a 27 de Maio, Mercúrio passaria pela frente dos satélites galileanos para de seguida passar pela frente de Júpiter (dando-se um trânsito), após o que passaria de novo pelos satélites que eventualmente estivessem do lado Este do planeta. 2 dias depois, seria Vénus que passaria pela frente de Júpiter e dos seus 4 satélites.
Mas não é isto que irá acontecer. Os 3 planetas passarão aparentemente próximo uns dos outros, mas estarão sempre suficientemente afastados para nem sequer ser possível observá-los juntos pela ocular de um telescópio. E daqui podemos concluir que os planos das órbitas de Júpiter, Vénus e Mercúrio não são coincidentes.

Além disso, esta aparente proximidade, não passa de uma ilusão de perspectiva. Os planetas estão bem longe uns dos outros e a distâncias bem distintas do Sol. Desenganem-se os catastrofistas que imaginam que estas conjunções têm qualquer significado especial e que poderá haver interações peculiares entre os vários planetas nestas ocasiões…

orbitas planetas e plutão

A partir daqui e de outras observações simples, que não requerem qualquer instrumento óptico, podemos concluir que, se tomarmos como referência o plano da órbita da Terra em torno do Sol, todos os planetas e respectivos satélites orbitam em planos diferentes.

Contudo, convém ter bem presente que estas órbitas, em forma de elipse e em que o Sol ocupa um dos focos, apesar de estarem todas inclinadas umas em relação às outras, intersectam todas o centro do Sol. A inclinação é apenas um dos vários parâmetros que definem uma órbita, mas é o que provoca este afastamento dos planetas durante as conjunções.

inclinação

Esta é uma lição simples que se pode retirar desta conjunção que podemos apreciar se olharmos para poente pouco depois do pôr-do-sol.

1. Eu vi! É tão lindo. Tão admirável, pena que só eu estava observando tamanha maravilha, enquanto pessoas passando ao meu lado e pensando ser apenas estrelas.

1. Pois é, Emily. A astronomia é mesmo assim: proporciona-nos espetáculos deslumbrantes, mas de forma muito subtil.
      Quem sabe o que está a observar, consegue ver para além da subtileza e deixa-se deslumbrar pelo espetáculo que os planetas e as estrelas nos revelam.
      Para quem não compreende o que está a observar, são apenas estrelas, semelhantes a tantas outras, e passa tudo despercebido.

2. Sábado, dia 25, pude observar estes três planetas próximos um do outro, fora da cidade. Eles estavam formando um belo L inclinado perto do horizonte. Pena que por estar no Brasil, às 18:20h locais, o céu não estava totalmente escuro para observar melhor este aproximação dos planetas, e nem poderei mais, pois o tempo está nublado desde domingo e permanecerá assim a semana toda. 🙁

3. Ah e obrigado pelo site e parabéns pelo trabalho sou iniciante, e o site ajuda muito….

4. no sábado fui tirar foto da lua, e fiquei intrigado com dois pontos perto do morro do outro lado do morro aonde eu estava, como não entendo nada de astronomia e sou apenas um curioso, tirei duas fotos que por sinal não ficaram muito boas kkkk, pois não levei o tripé e o zoom era muito para ficar na mão, tenho minhas dúvidas acho que era vénus e mercúrio, ou júpiter, como faço para postar as fotos? estou no brasil, mais precisamente em Balneário Camboriu, tirei do morro do careca se procurar no google maps, é um lugar alto, se eu soubesse desses movimentos levaria o tripé e tentaria tirar fotos melhores.

1. No Sábado a Lua estava na fase de Lua Cheia e nasceu pouco depois do por-do-sol, mas a leste (perto do local onde o Sol habitualmente nasce).
      Se esses “dois pontos” estavam no lado oposto do céu (em relação à Lua), ainda no clarão do por-do-sol, então eram quase de certeza Vénus e Júpiter.

5. Obrigado e parabéns Rui pela divulgação de um excelente programa astronómico, que pode ser visto por todos, e pelas explicações relativas aos fenómenos em causa! Abraço e boas observações :).

• António Castanheira on 25/05/2013 at 13:44

Foi a primeira vez na vida que vi Mercúrio. As condições em Portugal estão óptimas para este tipo de observação (não há nuvens), no meu caso bastou-me deslocar de carro (2 min) até ao cimo de um monte (com moinhos) para ter um horizonte desimpedido…

6. Ora aqui está um programa interessante para este fim-de-semana. 😉

1. Sem dúvida. Até porque neste caso basta um par de olhos e o horizonte desobstruído a poente para se observar a dinâmica de uma parte do Sistema Solar…

Ontem ao início da noite, consegui mesmo ver Mercúrio sem binóculos, ligeiramente a norte de Vénus 🙂

7. Estou no Brasil, poderei ver daqui?

1. Sim, poderá ver daí, mas será mais difícil pois está a sul do equador e os planetas estão a norte do Sol.
      Após o por-do-sol estes 3 planetas serão visíveis menos tempo, mais próximo do horizonte e, em consequência disto, serão vistos num céu mais claro o que diminui o contraste.

Mas aceite isso como um desafio. Tente ver os três planetas e publique aqui os resultados do seu esforço 😉