Homeopatia HASA – Humana, Animal, de Solos e Águas

just-water-530x450

Esta semana fiquei de boca aberta a olhar para uma revista. Espantem-se, não era uma revista masculina e não foi por um grande feito noutra publicação. De facto deveria ter ficado assim, espantado, há um ano pois a publicação é de Abril de 2012. Ao folhear a revista científica deparo-me com um título que me parecia prometer algum riso mas deu-me para sorrir sarcasticamente e pensar neste post.

O texto tem algumas coisas interessantes, de tal forma que irei tecer algumas considerações sobre alguns excertos:

A coluna chama-me a atenção logo de início com uma novidade estrondosa. A autora salienta que pouca gente conhece a utilização da homeopatia em animais, plantas, solos e águas. Aqui comecei a ficar espantado com a qualidade da medicina natural curar calhaus e água. Talvez a água milagrosa que serve para curar pessoas precise, primeiro, de ser ela mesma curada por homeopatia de homeo-patógenos. Eu iria mais longe e criava a micro-homeopatia para curar os microorganismos que seriam usados na cura da água para curar uma pessoa. E a memória dos medicamentos que ficam na água seriam passados também do pulgão para o solo, do solo para a água e da água para nós, numa espécie de homeo-internet de informação molecular yotta-diluida.

Fico mais descansado quando, umas linhas abaixo leio que uma das técnicas da “homeopatetice” “diz respeito ao efeito placebo que não contém nenhum traço da matéria-prima utilizada na sua confecção”. Ufa, uma verdade! De seguida mais um avanço: esclarece que “a homeopatia não se relaciona com a química” …. mas “com a física quântica, pois trabalha com energia, não com elementos quânticos que podem ser quantificados”. Ora daqui podemos concluir – atenção físicos – que há uma coisa chamada química, que é um mistério e que há a física que estuda elementos quantificáveis. E é a física quântica que promove a homeopatia. Ainda tenho esperança de, um dia, poder tomar um frasco de extrato de bosão para a ciática.

No parágrafo seguinte a autora refere que “não é preciso ser especialista em saúde […] para perceber que o método convencional [de produtos de controlo de pragas] gera desequilíbrio” e que “os patógenos vão adquirindo resistência aos agrotóxicos”. Tudo isto gera uma sequência dramática em que “o solo fica mais pobre e diminui a sua produção [e] os trabalhadores ficam gravemente doentes com o manuseio desses produtos […] as águas são contaminadas, os seres que dependem dos produtos da terra recebem [o] veneno”. Eu acho que não é preciso ser especialista em saúde. É preciso, sim, não ser especialista em nada para ver o que é mencionado neste parágrafo. Podemos constatar que há muitos agricultores, com longas vidas a tratar de terrenos, gravemente doentes.

A terminar está a causa da técnica de cura de tudo o que mexe e que não mexe resultar: A homeopatia “como técnica sustentável, economicamente viável e ecologicamente correcta, torna-se imprescindível ao equilíbrio do planeta e à saúde[…]”. Vender uma colher de farinha por um extrato caro é economicamente viàvel. É um homeoal que não faz bem nem faz mal. Quanto ao equilíbrio, espero que uma técnica tão viável para a ecologia não equilibre tanto o meio ambiente nem o nosso organismo. Não acharia piada a um ano sem muito calor para além da chatice que é ter todos os gradientes do nosso organismo equilibradinhos. Além disso não concordo que seja viável para cada um de nós como indivíduo um tratamento que equilibre. Já vimos o que custa a cada um equilibrar as contas de um Estado. Estou farto de medicamentos homeopatéticos que prometem equilibrar organismo, calhaus, águas, orçamentos e que são viáveis, mas que são caros.

Para terminar deixo o link do artigo: Aqui

3 comentários

  1. O que eu me ri com o teu texto! Sim, porque só mesmo rindo para não chorar… seguindo o link, e lendo os comments, fica no ar a hipótese de estarmos perante uma partida de primeiro de Abril. Não que não haja gente que acredite pia e cegamente na homeopatia. Não me choca que alguém toma um copinho de água ou uma colher de farinha esperando que lhe passe uma dor de garganta (entrando o tal efeito placebo em cena). Até ai é inofensivo. O problema é quando tudo isto se começa a misturar com doenças a sério! Felizmente começam a aparecer blogues/sites como o vosso que contribuem para informar tanto desinformado… queiram eles!

    • Manel Rosa Martins on 09/06/2013 at 02:45
    • Responder

    Quanta significa quantidade mínima de energia medida, exigida para se verificar trabalho. Tanto a Física de Partículas como a a mecânica quântica negam logo desde a definição básica de quanta desta vigarice da homeopatia.

  2. Parabéns pela postagem, mais pessoas precisam ter contato discussões acerca destes assuntos para que não se iludam com falsas “curas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights