Vídeo da NASA mostra planeta Mercúrio completamente mapeado (Vídeo)

A NASA lançou um vídeo que mostra toda a superfície do planeta Mercúrio, cujo mapeamento completo foi finalmente publicado em fevereiro de 2013. O vídeo é constituído por milhares de imagens capturadas e renderizadas pela missão Messenger.

No vídeo, Mercúrio não é visto nas suas cores reais mas num contraste que melhora a visualização das diferentes características da superfície mercuriana. Este contraste permitirá aos cientistas identificar, com mais facilidade, as diferenças químicas, mineralógicas e físicas das rochas que compõem a superfície de Mercúrio.

Conforme os responsáveis desta missão: “os raios das crateras, que se estendem radialmente a partir de crateras de impacto recente, aparecem numa cor azul clara ou branca. As áreas que aparecem num tom de azul médio ou escuro são unidades geológicas da crosta mercuriana, conhecidas por “materiais de baixa refletividade”, que se entende serem ricas em minerais negros e opacos. As zonas acastanhadas serão planícies formadas pela erupção de lavas muito fluídas. A grande zona circular, de cor castanha, que se encontra na zona superior direita do centro do planeta será a grande bacia Caloris.”

Antes da missão Messenger, grande parte da superfície de Mercúrio era desconhecida. Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

A sonda espacial Messenger foi enviada a 3 de agosto de 2004, para estudar o planeta mais interior do sistema solar: Mercúrio. A verdade é que para executar esta missão, a sonda tem de manter um movimento muito complexo de forma a impedir que seja atraída pelo campo gravitacional do Sol.

A Messenger é a primeira sonda a estar na órbita do mais pequeno planeta do nosso sistema planetário. Antes desta missão, grande parte da superfície de Mercúrio era desconhecida já que o trabalho não tinha sido finalizado pela sonda Mariner 10. Além do mais, Mercúrio está demasiado afastado do nosso planeta, e demasiado perto do Sol, para conseguir oferecer detalhes suficientes aos telescópios terrestres.

Mais informação em NASA e Space.com

1 ping

  1. […] – Planetas (tag): Mercúrio (dia, encolher, encolheu, Rato Mickey, sorriso, meteorito, gelo, mapa, vídeo). Vénus (informações, mistérios, história, viver, pizza). Júpiter (sistema, núcleo a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights