Magia ou Engenharia?

magic

Robert Heinlein, na personagem fictícia de Lazarus Long, disse:
“O que um homem considera ser magia, outro homem considera como um desafio de engenharia. A palavra sobrenatural não é necessária”.

Se virmos como exemplos as pirâmides, uma televisão, um telemóvel, um computador, etc, realmente percebemos que há quem possa crer (crença) e dizer que é o resultado de deuses, extraterrestres, espíritos, sereias, etc, mas na verdade, todos sabemos que tudo é feito por humanos, com muita ciência, com muita experimentação, e com muita matemática.
Basta olharmos para toda a tecnologia à nossa volta para darmos o crédito a quem o tem: humanos + ciência + experiência + muita matemática.

2 comentários

1 ping

  1. Carlos, não sei em qual contexto o Heinlein usou a frase, mas eu entendi ela de um jeito diferente da sua tradução 😛

    Parafraseando algo como: “o que parece mágica para alguém, é apenas engenharia [ciência] para outro”.
    O que também lembraria a 3ª Lei de Clarke 😀

    Você usou “desafio de engenharia”, me fazendo pensar algo como: “o que alguns acham ser mágica [impossível] outros acreditam que é apenas um desafio a ser vencido”.

    Não sei se pode ser alguma interpretação bem tênue que no português europeu seria diferente do português brasileiro [na semântica das palavras rsrsrs]

    1. Concordo :). Tem razão 🙂

      Pode ser: Magia para um Homem, é Ciência para outro Homem. 🙂

  1. […] descobre. 10 descobertas. História do Conhecimento. Evolução tecnológica. Visão de Cientista. Crédito. Aplicações Práticas na Engenharia, Física e Astronomia. 7 Equações que governam o mundo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights