Devemos confiar na ciência?

trust science

Este vídeo é excelente a explicar porque podemos e devemos confiar na ciência, contrapondo o argumento religioso de que o facto da ciência evoluir então quereria dizer que a ciência não é de confiança.

Sinceramente, cortava o último minuto, com as “piadas” à religião, mas compreendo porque colocaram, já que a motivação de fazerem o vídeo foi darem uma resposta ao argumento criacionista da mudança na ciência ser desvantagem.
Aliás, durante o vídeo, colocaram outras imagens mais… humorísticas, como esta:

not flat

Vejam o vídeo e tirem as vossas conclusões:

16 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. entao a fonte esta errada ? tudo bem entao diga isso ao http://twitter.com/cesarakg [email protected]
    mas eu acho o Astropt um belo site mas algumas postagem muitas vezes sao controversas com relaçao a outros sites do mesmo genero e outra quando me referi a Ufologia eu nao a relacionei a Astrobiologia mas sim porque a Astrobiologia, mesmo surgindo antes (seculo XX), ganhou força depois do episodio de Roswell em 1947 (sendo mentira ou nao), e ganhou importancia e foi reconhecida pela NASA em 1959.

    NOTA: vc disse “Teorias só existem após factos comprovados” ja que é assim o que me diz de Big Bang, Big Chunch, Big Rip haha

    agradeço sua atençao desde ja, afinal, enchi seu saco kk mas fiz isso para q esclareça algumas coisas e assim voce so tem a acrecentar a esse site.

    1. Rodrigo,

      Nós aqui somos cientistas e trabalhamos em ciência.
      Se outros sites que se dizem de ciência só dão erros (devido ao sensacionalismo pk eles não são de ciência), o problema é deles.
      O Rodrigo pode preferir o sensacionalismo ou a realidade dos factos. É consigo.

      Em 1947 foi a ufologia moderna. Nada tem a ver com astrobiologia, nem com vida extraterrestre nem com a NASA.
      http://www.astropt.org/2007/07/08/roswell/
      Está, novamente, a confundir as coisas.

      Quanto ao Big Crunch não é uma teoria. O Big Rip também não é uma Teoria.
      Já a Teoria do Big Bang tem imensos factos comprovados.

      Em vez de se rir, informe-se. Pergunte, em vez de se rir.

      Se você quiser fazer perguntas, pode fazer. Se quiser dar opiniões, pode fazê-lo. Se quiser acrescentar valor às informações no blog, pode fazê-lo.
      Não pode é comentar com afirmações que são erradas cientificamente, e muito menos com risinhos de gozo.

      abraços

        • Rodrigo on 18/07/2013 at 20:21

        tudo bem e se cometi equivocos lhe peço desculpas,e como disse antes esse site e otimo, mas isso nao muda o fato da minha critica com relaçao a esse video na qual comentei primeiramente e que o proprio no meu ponto de vista e de conteudo Antissemita nao sei se concorda e acho isso totalmente desnecessario fazer conparaçoes de ciencia e religiao e um assunto que me incomoda de certo ponto e nao estou defendendo o criacionismo nao, sou um amante da Astronomia e sou “novato” nessa area mas por ter estudado sociologia acho desnecessario essas comparaçoes nao acredito eu que seria bem melhor voces tivessem criado um texto no seu ponto de vista no lugar desse video mas tudo bem ja deu pra perceber que esse site e confiavel tanto que curti tanto o AstroPT quanto o Universo Racionalista no Facebook
        agradeço desde ja

  2. e bem verdade que esses assuntos sao usados para manipular e muitas vezes extorquir o povo mas vc ta errado em citar a ufologia por exemplo como besteira pois se realmente fosse nao haveria necessidade de se investir milhoes em pesquisa sobre exoplanetas e vida fora da terra e vc ta errado em dizer que Einsten provou tudo que desenvolveu pois ele “errou” em dizer sobre a maior estrutura do universo por exemplo: http://hypescience.com/descoberta-a-maior-estrutura-do-universo/
    mas isso foi apenas um equivoco desse brilhante genio da humanidade mas ja da pra saber que estao errando de novo em dizer “a maior estrutura do universo” mais uma vez e qualquer coisa nao comprovada e apenas uma teoria
    -e outra eu nao tenho uma opiniao oposta a de Einsten pois concordo que nao existe possibilidade de evoluir sem a ciencia mas nacredito tambem que se houver uma III guerra a IV sera travada com paus e pedras

    1. Rodrigo, por favor informe-se *antes* de afirmar coisas que são nitidamente mentira.

      Já no comentário anterior tinha falado em acreditar na ciência quando eu já coloquei aqui vários posts a dizer que isso é mentira.

      Agora fala de ufologia e nem sabe do que se trata.
      A ufologia NADA tem a ver com vida extraterrestre.
      A ciência que estuda a vida no Universo é a astrobiologia.
      A ufologia é uma pseudo-ciencia que serve só para enganar aqueles que seguem seitas religiosas ligadas a ets.

      Quanto a Einstein, mais uma vez, informe-se.
      http://www.astropt.org/2013/01/13/maior-estrutura-do-universo/
      Isto nada tem a ver com Einstein.
      E você usa a Relatividade todos os dias que usa um GPS. Por favor, não afirme mentiras sobre Einstein só porque lê coisas em sítios que nada percebem de ciência! Obrigado!

      Uma teoria NUNCA é “apenas uma teoria”.
      Mais uma vez afirma disparates porque é demasiado preguiçoso para aprender sobre as coisas.
      http://www.astropt.org/2012/09/15/teoria/
      Teorias só existem após factos comprovados.

      O que você acredita (ou outra qualquer pessoa acredita) é absolutamente irrelevante. O que conta é o que se sabe: o conhecimento.

      Rodrigo, como tem visto, todos os erros que tem escrito já estão por demais explicados nas nossas diversas categorias.
      Eu não vou perder mais tempo a explicar coisas que já estão explicadas em diversos artigos.
      Por favor, sugiro que leia os artigos ANTES de afirmar coisas que são completos erros.

      abraços

  3. bem… para se criar um video como esse deve-se levar em conta TUDO desde o lado bom ao ruim, ateus tem como base a ciencia para destruir a religiao e eu tenho em conciencia que isso e completamente desnecessario porque:

    -a religiao de uma forma geral ela e base de praticamente toda a populaçao mundial e isso ajuda milhoes de pessoas no mundo todo digo principalmente com relaçao a respeito, etica e cidadania;

    -ao mesmo tempo que a ciencia constroi ela destroi (so basta levarmos em conta que Einsten, o maior fisico de todos os tempos, que aperfeiçoou toda a fisica e como destaque A Teoria da Relatividade, tambem foi o pai da bomba atomica e hoje temos poder mais que o suficiente para extinguir a vida na terra e isso e fato, talvez essa nem era o que ele queria deve inclusive ter se sentido como Santos Drummont que inventou o aviao e viu sua criaçao ser decisiva na 1a Guerra Mundial;

    -ta certo que na religiao tem os aproveitadores como Edir Macedo, Valdomiro e etc. que enriquecem as custas de seus fieis e casos mais antigos como “os Cristaos-Novos” na idade media;

    -e a ciencia como foi mostada no video fez varias descobertas para a prevençao de doenças mas ela tambem criou as armas quimicas (biologicas) como o gas que foi utilizado nos campos de concentraçao de auschwitz e o Argente Laranja usado na Guerra do Vietnam

    ou seja, a comparaçao ela e inutel portanto nao deve ser feita os Ateus deixaram seus pensamentos “Ateistas” de lado, e agora possuem um pensamento Antissemita, e entao deixaram de ser Ateus de fato e se falei mentira aqui pode falar…

    1. Ateus têm como base o uso da razão, o conhecimento comprovado e a eterna busca por entendimento de como NA REAL funcionam a vida e o universo.

      Exatamente por essa singela e consciente busca e pela aceitação do conhecimento real percebe-se a grande incoerência e contradições nas ações e crenças dos mundos imaginários inventados lá no tempo do Paleolítico e do Neolílitico, crenças que fizeram muito mal à humanidade, principalmente à condição da mulher, tão maltratada por quase todas as religiões por “ordem divina”.

      Conhecimento desmitifica, tira-nos da ignorância.

      A ciência é apenas uma ferramenta para trazer o conhecimento real à tona, com beneficios incalculáveis à humanidade. Finalmente saimos das cavernas por causa dela, coisa que, se dependêssemos das religiões para melhorar nossas vidas, ainda estaríamos nos aquecendo com fogueiras e rezando para seres imaginários para curarem os nosso filhos de doenças causadas por “ares malignos” ou demônios.

      O que tem real valor? O mundo imaginário cheio de crenças rancentas e ignorantes ou o conhecimento que melhora a vida de todos e expande a consciência?

      Ateus têm real consciência de onde está o real valor das coisas e onde está a ignorância.

        • Rodrigo on 16/07/2013 at 20:51

        existem varias fontes de conhecimento e sabio e aquele que esta aberto a todas as possibilidades seja ela um fato ou relato nao importa se isso seja espiritismo, ufologia, ou mitos e lendas agora dizer sou ateu significa fechar as portas para varias possibilidades e nao condeno o ateu por isso, pois ele prefere acreditar na ciencia mas nao concordo e condeno aquele que diz que tudo e besteira e muitas vezes por pensar assim usam como vc mesmo disse A RAZÃO e esquecem os principios da vida que sao defendidos na “imaginaria” religiao e destroem pessoas, animais e o planeta e infelizmente daqui a alguns anos eu diria sera travada a temida 3a Guerra Mundial por causa de interesses, e como Einsten mesmo disse : “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta” e “Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.”

      1. “prefere acreditar na ciencia”

        A ciência não de faz de acreditar, mas de experiencias, provas e factos.
        http://www.astropt.org/2013/05/05/nao-se-acredita-na-ciencia/

        Se você tem electricidade em casa não é porque acredita que ela exista, mas sim porque existem teorias e leis científicas provadas, que lhe permite ter electricidade em casa.

        Por isso, a ciência é completamente diferente de espiritismo, ufologia, mitos, e outras besteiras que se baseiam somente em crenças e desejos individuais. Nada mais.

        E já agora, Einstein era um cientista. Provou tudo aquilo que desenvolveu, e provou matematicamente além das experiencias feitas.
        Por isso é que Einstein teria uma opinião informada, e completamente oposta à do Rodrigo. Einstein sabia que só com a ciência se poderia evoluir e fazer progredir o mundo. E Einstein sabia que espiritismos, lendas e mitos só serviam para manipular o povo.

        abraços

  4. Que coisa mais péssima e ridícula. O próprio Rousseau elogiou os gregos pela criação da idéia de deuses… Simplesmente por que o povo precisa de um direcional político (com poucas palavras obviamente ninguém entenderá o meu ponto, assim como o de Rousseau… Isso requer um pouco de leitura do Contrato e da Origem da Desigualdade…)…. De qualquer forma, resolvi entrar no link para tentar associar o silicone com o argumento (afinal, é obvio que foi devido ao estudo que isso é possível…
    Assisti os primeiros minutos, notei que é a mesma história de sempre. Comprovações sobre a ciência e o efeito da mesma… Blá, blá, blá… Talvez efetivo para “alguém” mudar de opinião…
    Resumindo, é como as vadias da marcha, lutando por respeito tentando impactar com a nudez.
    A ciência é tão virtuosa, que entendo como uma blasfêmia ver esta imagem para chamar a atenção sobre o assunto.
    Isso prova, em todos os aspectos que tive que doar o meu pensamento que a imbecilidade é atemporal. E que independentemente do povo ter discernimento sobre os benefícios da ciência, não é comprovado que cada individuo constituindo do mesmo seja melhor intelectualizado ou virtuoso.
    A boa noção de moral, e das regras de igualdade NUNCA serão compreendidas, assim como este argumento.
    Parabéns!

    1. Não cheguei a perceber se o seu argumento é só inveja dos atributos da rapariga na foto, ou então se é ignorância do facto de neste momento estar a utilizar ciência para aceder à net.

      1. Só pra deixar uma resposta aqui também:
        Os “atributos” primeiramente não são da rapariga. Segundo, tenho atributos tão interessantes quanto (pelo menos no que eu entendo que deveriam ser considerado interessantes)… Plástico ou gordura não fazem o mesmo peso na balança das minhas idéias.
        Tu não chegaste a “perceber” absolutamente nada referente ao meu argumento.

      2. Como lhe disse no Facebook, só se pode compreender o seu comentário, quando ele tiver uma linha de pensamento. Enquanto se limitar a insultos e a ideias transversais, nada se percebe. Sugiro que pense no que quer dizer antes de escrever.

        abraços

  5. A minha mãe é médica de família, e das coisas que mais a revoltam é quando um paciente melhora de um problema qualquer e tem de ouvir “Graças a Deus está melhor”. Normalmente a resposta é “sim, não foi graças ao medicamento X, ao exame Y que detectamos a doença Z. Para a próxima em vez de vir ao Centro de Saúde vá à Igreja, boa tarde e adeus!!!”

  6. Concordo com algumas coisas do vídeo, mas nao com a forma como ele foi feito. Meu marido é físico quantico e eu nao trabalho com ciencia, mas a amo. Nós nao temos uma religiao.
    Mas acredito que temos que parar para pensar até que ponto a ciencia nos ajuda ou nos destrói. Muitos desses inventos apenas contribuiram para gerar guerras, para destruir a camada de ozonio, para acentuar diferencas sociais, etc etc. De que nos adianta tanto conhecimento se estamos mais a cada dia nos afastando da natureza e vivendo de uma maneira artificial e insustentável? Eu preferia que fossemos mais “burros”, como os animais ditos irracionais, ou “simples” como os índios, que vivem em completa harmonia consigo mesmos e com o seu entorno. Acho que o próximo grande passo da ciencia deve ser a consciencia que temos que “voltar um pouquinho para trás”, ou seja perceber que é preciso sermos menos ambicionados e egoístas e reintegrar o Homen à natureza, para podermos dar um grande salto adiante quanto humanidade.

    1. Monica, por favor pergunte ao seu marido se concorda com a sua opinião. É que duvido.
      É que a Monica está a confundir ciência com o uso que os Humanos lhe dão. Uma faca pode servir para barrar pão ou para matar alguém. Culpar a faca por matar alguém é ridículo.

  1. […] Chave da Ciência. Modo de Pensar. Ciência é a melhor ferramenta. Compreender e não iludir. Confiar na Ciência. Questione. Como pensar. Poder. Partilhas (parvoíces). Quero Saber. Imaginação (vida […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights