Foi detetada a cauda do Sistema Solar

Todas as estrelas deslocam-se no Universo. E deslocam-se juntamente com os seus sistemas.
Ao deslocarem-se, nota-se uma direcção nelas, e vemos as “caudas” que elas vão deixando à medida que avançam na direcção contrária.

Caudas vistas nas estrelas LLOrionis , BZ Cam , e Mira. Crédito das imagens: NASA/HST/R.Casalegno/GALEX

O Sol, obviamente, também se desloca pelo espaço, e leva consigo todo o sistema solar.
Astrónomos extraterrestres que estejam a ver o nosso Sol, também vêem uma “cauda”.

Mas nós não a conseguíamos detectar… até agora.

O satélite IBEX (Interstellar Boundary Explorer) mapeou as partículas do espaço profundo que colidem com as fronteiras do Sistema Solar e desta forma conseguiu criar um mapa dessa mesma fronteira. Ao fazê-lo, deu-nos a perceber que de um dos lados, encontra-se uma “cauda” composta maioritariamente por plasma do vento solar e campo magnético. Ou seja, de um dos lados temos o prolongamento da heliosfera, uma heliocauda.

cauda-sistema-solar

O Sol, e todo o sistema solar, move-se pelo espaço quase como um cometa, “largando” uma “cauda” que gradualmente se vai “desintegrando” na escuridão espacial.

O movimento do Sol pelo espaço. Neste momento o Sol está numa nuvem tão ténue de gás interestelar que é como se tivéssemos uma mão cheia de ar que estivesse espalhado por centenas de anos-luz.

Leiam na NASA, aqui e aqui.

1. […] Solar Flare, tornado, heliosfera. Pilar Solar (aqui, aqui). Geração. Sol viaja mais lento. Cauda. Destino. Questionário. Ode, canção. Sol visto de diferentes planetas. Sorriso. Sol na mão. […]