Melhores observações sobre a quantidade de matéria normal no Universo

planck_cosmic_recipe_vertical

Todos nós somos feitos de matéria bariónica. Matéria não-bariónica é constituída, por exemplo, por neutrinos e matéria negra.
Como já vimos neste post, deverá haver cerca de 5% de matéria normal e 27% de matéria negra.

bonamente

Até agora, observávamos um deficit de matéria normal entre observações e teoria (modelo Lambda-CDM).
Mas agora, uma equipa de astrónomos onde se incluem David Landry e Massimiliano Bonamente, da Universidade de Alabama em Huntsville, pensam que uma das evidências indirectas da existência de matéria negra poderá não ter como causa a chamada matéria negra, mas sim a existência de mais matéria normal como previa a teoria.
Eles estudaram no comprimento de onda dos raios-X, 35 enormes aglomerados galácticos bastante luminosos e massivos, e descobriram que existe lá mais matéria “normal” (bariões) do que aquilo que tínhamos observado antes. No espaço entre as galáxias parece existir um gás de plasma extremamente quente (100 milhões de graus), mas que está tão difuso (tão espalhado) que não é reconhecível.
A ser assim, as observações passam a coincidir com a teoria, sendo consistentes como o valor de densidade cósmica r500. Ou seja, neste caso, não é preciso apelar para mais matéria negra, já que as observações dizem-nos agora que a teoria estava certa em considerar matéria normal (bariões), mas que se percebe agora que é demasiadamente difusa.

Isto é mais uma enorme confirmação do modelo LCDM, confirmando também os acertos da Teoria do Big Bang.

Leiam em inglês, aqui, e artigo científico.

1 comentário

  1. Ainda bem que não é matéria de outro Universo!
    Estava a ficar preocupado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights