Sobrevoando o grande abismo de Marte

valle

Este vídeo foi feito a par­tir de ima­gens reais cap­ta­das pela High Resolution Stereo Camara (HRSC) da mis­são da Agência Espacial Europeia, Mars Express. Também não foi publi­cado agora – a pri­meira vez foi já há cinco anos.

Mas nada como um mag­ní­fico vídeo que nos faz sobre­voar parte do Valle Marineris para nos lem­brar que a mis­são dete­tou mine­rais com­pos­tos por água – ou seja, indí­cios de que há muito, muito tempo, a água cor­reu pelos vales deste abismo desértico.

O Valle Marineris faz com que o Grand Canyon no nosso pla­neta pareça uma brin­ca­deira na areia: pos­sui 4 mil qui­ló­me­tros de com­pri­mento, 200 de lar­gura e, em cer­tas par­tes, chega aos dez qui­ló­me­tros de pro­fun­di­dade. Os pra­ti­can­tes de asa-​​delta have­riam de ficar deli­ci­a­dos com a pos­si­bi­li­dade de sobre­voar este gigan­tesco desfiladeiro.

De certa forma, é isto que o vídeo pro­por­ci­ona: asas-​​delta que nos con­du­zem por um vale com oito qui­ló­me­tros de pro­fun­di­dade, a norte de Valle Marineris, conhe­cido como Hebes Chasma. Nas nos­sas asas pode­mos obser­var as várias cra­te­ras de impacto nas pla­ní­cies entre os vales, os des­li­za­men­tos de terra nas pare­des dos des­fi­la­dei­ros e a super­fí­cie enge­lhada do vale.

O vídeo ori­gi­nal não tem som ou banda sonora, pelo que editei-​​o de forma a incluir uma bonita peça do pia­nista noru­e­guês Ketil Bjørnstad, The Sea III.

Não é um mar o que obser­va­mos no vídeo, mas Marte nunca foi para nós ape­nas o seu inós­pito e desér­tico pre­sente: é tam­bém um pas­sado de rios e de mares, e pos­sí­vel vida, assombrando-​​nos a ima­gi­na­ção e instigando-​​nos a nunca desis­tir de procurar.

1 ping

  1. […] social. Conjunção (2013). Oposição (2014, 2012). Marte perto. Sobrevoar a superfície. Sobre­voar Valle Marineris. Passeio animado. 1.000.000.000 pixeis. Mars Gigapixel Panorama. Catástrofe em 2014? Não […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights