Duas luas num céu estrelado

Deimos_Fobos_MastCam_Curiosity_010813Fobos e Deimos vistos da superfície marciana numa imagem obtida pela MastCam de 100 mm do Curiosity a 01 de Agosto de 2013.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

Foram publicadas há poucas horas as primeiras imagens de uma fabulosa sequência obtida anteontem pelo robot Curiosity a partir da superfície marciana. As imagens mostram o encontro das duas luas de Marte no céu estrelado sobre a cratera Gale.

Deimos surge na sequência como um pequeno ponto brilhante com poucos pixels de diâmetro. Fobos, no entanto, exibe algumas das estruturas mais proeminentes da sua superfície.

Na imagem de cima é possível observar a orla ocidental de Stickney, a maior cratera de Fobos, e a cratera Hall, uma bacia de impacto localizada no pólo sul, cujo nome honra o astrónomo Asaph Hall, o descobridor das duas luas marcianas.

2 pings

  1. […] passado dia 1 de Agosto, o Curiosity registou a ocultação de Deimos pela lua Fobos numa espectacular sequência de 41 imagens obtidas pela MastCam de 100 mm. Esta foi a primeira vez […]

  2. […] horas atrás, publicamos este post, com uma espectacular foto das luas Fobos e Deimos, tirada pelo rover Curiosity a partir da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.