Estudantes ingleses ignoram conhecimento básico

A Peste Negra não é um grupo de rock

A Peste Negra não é um grupo de rock

“Uma cadeia de hotéis do Reino Unido, a Premier Inn, realizou um inquérito a dois mil alunos do ensino secundário para testar conhecimento histórico e encontrou dados surpreendentes. A maioria dos alunos, entre os 11 e os 16 anos, baralhou as personagens históricas e contemporâneas e fez associações erradas.

Segundo o jornal The Independent, que divulgou os dados deste inquérito, a maior parte dos adolescentes colocou Delia Smith (apresentadora de programas de culinária), Jerry Hall (modelo) e Camila, duquesa da Cornualha e mulher do herdeiro da coroa britânica, Carlos, na lista de mulheres de Henrique VIII.

Os inquiridos não souberam dizer que países estiveram envolvidos na II Guerra Mundial e consideraram que Rod Stewart (cantor), Bruce Forsyth (actor) e Alan Sugar (empresário) foram primeiro-ministros durante esse conflito.

Quando foi pedido que identificassem William Shakespeare, uma grande percentagem de inquiridos disse tratar-se de um apresentador da BBC. (…)
Anne Frank, a adolescente judia que morreu no Holocausto, foi identificada como apresentadora de um talk-show americano e a Peste Negra “é” um grupo rock.

O inquérito também versou alguns temas de geografia e alguns alunos não souberam dizer em que parte da Inglaterra está Londres (…)”

Este é um artigo do Público que pode ser lido na totalidade, aqui.
O artigo do The Independent pode ser lido, aqui.

3 comentários

    • Renato Romão on 05/08/2013 at 12:53
    • Responder

    Aqui está o verdadeiro problema sociocultural do futuro.
    As pessoas, quanto mais as crianças não querem perceber o porquê das coisas (na sua grande maioria).
    Se ao menos as pessoas soubessem um pouco sobre tudo teriam obviamente um sentido mais critico sobre os diversos assuntos.
    As pessoas nem sabem o que é bom ou mau em assuntos importantes como por exemplo a saúde (ex. homeopatia).
    Outra coisa que reparo constantemente é que todos têm opinião sobre tudo, no entanto, acabam sempre por dizer disparates ao fim de 10m de conversa (quando não têm o tal travão da consciência), neste caso até eu me insiro neste grupo, sei muiiiiito pouco sobre ciência e adoro as conversas sobre este (s) assunto (s)! 😉
    As sociedades estão a perder os valores, a identidade, o conhecimento sobre o passado (só resta a história dos vencedores) até o sentido de urbanismo praticamente já não existe (ex. nem conhecem os vizinhos).
    Nem quero focar o sentido crítico sobre a política.
    Resumindo, com a tecnologia que temos, a facilidade e rapidez com que a usamos (relativamente à História da Humanidade) e não “damos” valor e não usamos correctamente estas ferramentas do conhecimento!
    O futuro começa hoje e não se está a fazer nada por ele!

    Bem oportuno este artigo!

    Abraços!

  1. realmente, peste negra daria um ótimo nome pra uma banda de heavy metal

  2. Mas não é isto que a “Nova Ordem” (New Order) pretende?
    Terá sido este o motivo para o suicídio do Ian Curtis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.