O que é essa tal Física Quântica?

fisicaquantica

A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Em outras palavras, pense o seguinte: tudo o que é maior do que um átomo está sujeito a leis da física que chamamos de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando analisamos tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da física clássica já não valem mais. Foi preciso então admitir que era necessário outras leis para lidar com essa realidade, e também uma física totalmente nova, que ficou conhecida como Física Quântica.

fisicaquantica4Tudo começou em 1900, quando o físico alemão Max Planck introduziu a ideia de que a energia era enviada em “pacotes” chamados quanta (meio que parecido com a transmissão de dados pela internet), com o fim de derivar uma fórmula para a dependência da frequência observada com a energia emitida por um corpo negro. Em 1905, Einstein explicou o efeito fotoelétrico por um postulado sobre que a luz, ou mais especificamente toda a radiação electromagnética, pode ser dividida num número finito de “quanta de energia”, que são localizados como pontos no espaço.

Estes quanta de energia seriam chamados mais tarde de fótons, termo introduzido por Gilbert N. Lewis em 1926. A ideia que cada fóton teria de consistir de energia em termos de quantas foi um notável feito, já que efetivamente eliminou a possibilidade de que a radiação de um corpo negro alcançasse energia infinita, o que se explicou em termos de formas de onda somente. Em 1913, Niels Bohr explicou as linhas espectrais do átomo de hidrogênio, novamente utilizando a ideia dos quanta, em seu artigo On the Constitution of Atoms and Molecules (Sobre a Constituição de Átomos e Moléculas), publicado em julho de 1913.

A expressão “física quântica” foi usada pela primeira vez em Universe in Light of Modern Physics (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931.

fisicaquantica3Em 1924, o físico francês Louis-Victor de Broglie apresentou a sua teoria de ondas de matéria, dizendo que as partículas podem exibir características de onda e vice-versa. Esta teoria era para uma partícula simples e derivada da teoria especial da relatividade. Baseando-se na aproximação de de Broglie, nasceu a mecânica quântica moderna em 1925, quando os físicos alemães Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram a mecânica matricial e o físico austríaco Erwin Schrödinger inventou a mecânica de ondas e a equação de Schrödinger não relativista como uma aproximação ao caso generalizado da teoria de de Broglie. Schrödinger posteriormente demonstrou que ambas as aproximações eram equivalentes e ficou conhecido pelo clássico experimento mental* chamado “o gato de Schrödinger”, que ilustrava o relativismo quântico com a ideia de que um gato fechado dentro de uma caixa está tanto vivo quanto morto, enquanto não abrirmos a caixa e termos certeza de qual é o verdadeiro estado do gato.

fisicaquantica5

A física quântica não é intuitiva, ou seja, isso significa dizer que muitas partes dela parecem não ser verdade. Por exemplo, a dualidade onda-partícula diz que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. É uma afirmação no mínimo estranha, bizarra, por que seria mais ou menos como dizer que a água pode ser, ao mesmo tempo, seca e molhada dependendo da ocasião. Mas é o que acontece no mundo real das partículas quânticas. No nosso dia-a-dia, parece que vivemos num planeta plano, o que você sabe que não é verdade; nosso mundo é uma esfera, e no espaço não existe direita e esquerda, cima ou baixo.

Por ser não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. O próprio Einstein (que foi um dos fundadores da física quântica) acreditava que a física quântica devia estar errada. Mas com o passar do tempo percebeu-se que ela explicava tão bem o resultado das experiências, que tinha de ser verdade.

Nosso dia ocorre numa escala dita macroscópica (tudo aquilo que podemos ver a olho nu, por assim dizer). São os objetos que podemos enxergar sem a ajuda de lentes ou microscópios atômicos. A física quântica lida com coisas muito, tremendamente pequenas. Muitíssimo menores que um milímetro. Existem várias particulas do átomo, como os nêutrons (que contém uma carga neutra e são formados por três quarks) e prótons (carga positiva, também formados por três quarks); juntos eles formam o núcleo atômico.

fisicaquantica6O mundo em que vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores. Os átomos, elétrons, quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão. Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.

No mundo macroscópico, o “nosso” mundo, ondas são muito diferentes de objetos. Porém, se tivéssemos o tamanho de átomos, tudo se comportaria como uma onda de vez em quando e como uma partícula outras vezes. Essa foi uma das consequências mais bizarras da física quântica.

Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem. Nunca sabemos que átomos vão explodir, ou quando, só sabemos que alguns vão e outros não. Aparentemente, nada faz eles explodirem, mas eles explodem. Dizem que irritou tanto a Einstein que foi aí que ele pronunciou sua famosa frase “Deus não joga dados com o universo”.

Muito embora a Física quântica seja esquisitíssima, e ainda por cima seja, como gostam de apontar alguns (sempre aqueles que não conhecem nada de ciência), “apenas uma teoria”, sem ela não teríamos os avanços da nossa tecnologia atual. Até o computador, smartphone ou tablet no qual você está lendo esse texto deve muito à mecânica quântica em algum nível.

Fontes:
________. O que é Fisica Quântica. Wikibooks.
________. História da Mecânica Quântica. Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Zarate, Oscar; McEvoy, J.P. Entendendo a Teoria Quântica. Editora Leya, 2012.

* O que significa que isso não foi feito com um gato de verdade, apenas para constar.

1. Muito bom…
    Quanto mais informações melhor.
    Mesa Quântica Estelar

2. Olha sou leigo no assunto, mas sempre fui fascinado pelo modo q nosso universo funcionais des das menores partículas aos grandes astros do universo.
    Vi q varias pessoas tao colocando deus no assunto ago desnecessário pois deus é questão de crença e não fatos. Mas fiquei curioso com algo q li esses dias sobrinho a criação do universo , dizendo q para existir o universo como conhece foi preciso uma precisão de 120 casas décimas no momento do big bang fiquei imprecionado com tamanha precisão se puder me esclarecer um pouco Carlos oliveira fico grato .

1. Não faço a mínima ideia do que está a falar….

1. Carlos,

No trecho onde se lê:

“… Mas fiquei curioso com algo q li esses dias sobrinho a criação do universo ,

É provável que leia isto:

Mas fiquei curioso com algo q li esses dias sobre a criação do universo ,

Este, por sua vez:

O jovem está a se referir sobre os valores teóricos da relatividade geral, considerando válidos até a escala de Planck, onde mostram uma densidade média de, aproximadamente, 10^120 vezes maior que a medida.

O artigo do catedrático Steven Weinberg ;), cujo título é The Cosmological Constant Problems, discorre acerca deste problema teórico, observacional, quando assume-se a energia escura como sendo a energia do vácuo.

2. Oi Cavalcanti,

Obrigado pelo esclarecimento! 😉

Sinceramente, desconhecia.

Muito provavelmente já ouvi falar e/ou li sobre isso. Mas a verdade é que não me lembro. Por isso, para todos os efeitos, desconhecia 😉

Pelo que entendo, há problemas no modelo que precisam ser retocados de modo a responder a algumas incongruências. Se é assim, é normal 😉

Continuo sem perceber muito bem a pergunta sobre a precisão…
        Penso que existem computadores que conseguem precisões numéricas muito superiores a 120 casas decimais.
        Sendo assim, não me parece um feito extraordinário.

• Orlando de Mello on 21/03/2015 at 16:15

Eu sou Pastor evangélico acredito e Deus e na bíblia com regra de fé.
    Acredito também na ciências que estudam as matérias , o universo em geral.
    A bíblia não é um livro científico,embora tem ajudado a ciência, a arqueologia,em fim.
    Sua mensagem central é a restauração do homem a volta de Cristo a esse mundo, e levar, o homem
    a entender o que é o verdadeiro amor a Deus e ao próximo
    A física quântica e todas as descobertas científicas são de extrema importância para a humanidade.
    Nos ajuda a entender muitas coisas, principalmente na agricultura na tecnologia industrial, espacial e na medicina.
    O meu maior medo da ciência é quando ela começa a brincar de Deus , acredita-se que alguns vírus mortais que
    estão agindo na humanidade,foram criados em laboratórios, além de outros perigos cibernéticos.
    A clonagem na verdade me assusta um pouco, mas tenho a certeza de que tudo esta no controle de DEUS.
    A creditar ou não acreditar em Deus é irrelevante; Porque Deus sempre existiu e sempre existira,é um fato da fé.
    Não preciso aceitar o modo de pensar de um ateu,mas tenho que o respeitar e ama-lo .
    Ja pensou se o Estado islâmicos aprendesse isto ,quantas vidas seriam poupada, mas um dia eles vão dar conta.

3. Sempre fui curioso sobre qualquer assunto de ciencia mas quando por acaso li um artigo sobre fisica quantica simplesmente me apaixonei pelo assunto.hoje tudo que eu posso saber sobre fisica quantica eu leio mas è dificil pra mim leigo tentar entender ou até explicar aquilo que nao faz sentido ainda. Eu vou na filosofia daquela que diz que o sabio é aquele que escuta mais do que fala portanto vou observar e torcer pra ciência nos dar fisica quantica em toda a sua plenitude

4. a fisica nasceu a tao pouco tempo e ja querem saber tudo é necessaria a evolução da humanidade para a resposta de tais perguntas

1. Há muita coisa que não se sabe. Mas também há muita coisa que se sabe.

Não é preciso saber tudo, para se saber que algumas coisas são mentira… como os misticismos que os vigaristas e crentes fundamentalistas ligam ignorantemente à física quantica.
      E isso sabe-se.

5. Acredito que apenas o acúmulo gradual de evidências, a partir deste momento, irão dar credibilidade à física quântica, a médio prazo. Da mesma que Galileu e tantos outros foram ridicularizados por fazerem “pseudociência” a sua época, os físicos quânticos estão sendo hoje. Agora, melhor do que ficar refutando e tentando colocar os “quânticos” na fogueira, é tentar acompanhar as suas investigações e estudá-las com profundidade.

1. Galileu não foi ridicularizado por fazer pseudociência.
      Os físicos quanticos não são ridicularizados hoje. Pelo contrário: muito do mundo atual baseia-se na investigação quantica.

Quem é ridicularizado, e com razão, são os vigaristas que se fazem passar por conhecedores da quantica para enganarem as pessoas. Esses sim são criminosos!

• Lopez on 27/01/2015 at 21:54

Desculpe, mas quando eu me referi a “pseudociência” praticada por galileu (entre aspas), me referia à repressão feita pela mentalidade religiosa da época em questão. Eu apenas fiz uma colocação, não foi nenhuma crítica direcionada a ninguém. Quanto aos vigaristas, estão em toda a parte…

At.te;
        Lopez

6. sobre deus o nome significa ele causa tudo aquilo q venha ser, deus pode ser uma denominação para força q criou todo o universo,só tomou teorias e nomes diferentes

7. Sou cristao primeiramente acredito e confio em Deus,como acredito na ciencia com seus resultados concretos,isso so afirma que existe um criador,existem coisas inesplicaveis que muitos cientistas nao sabem explicar,como a quantica e todo universo a fora ,a natureza esta ai para o homen explorar ,mais com sabedoria.

1. Não acredita na ciência, porque em ciência não se acredita.
      (isto já está explicado em centenas de artigos aqui no blog. Basta ler)

Os cientistas explicam a física quantica. Daí este artigo.

O que é inexplicável hoje, é explicado pela ciência amanhã.

• José Antônio Silva Mendes on 23/12/2014 at 20:28

Eu copiei a foto lá de cima e alguns comentários. Achei o maior barato!!!

• jose alves de oliveira on 21/12/2014 at 13:37

desculpa não etendi nada so quero saber do tratamaento da fribomialgia obrigado

1. Pelo Google, percebe-se pelos websites que tratar fibromialgia ou o que quer que seja de saúde, através de terapias quanticas é vigarice.

Este artigo é sobre a ciência da Física Quantica.

8. Bacana. Mais um acréscimo de conhecimento para a minha vida. Chamou-me a atenção principalmente a parte que afirma a dualidade onde-partícula.

9. Como criado o computador quantico

10. Todas as dúvidas oriundas desta tratativa em torno da teoria dos quanta, e tantas outras mais, tem a sua real origem no fato de que o homem, na sua insignificância ,pretende descrever o indescritível, ou seja, enunciar uma hipótese sem que haja como explica-la à luz dos pensamenteiros (cientistas) embora com cíclotrons, betatrons e outros trons mais, não te não procura desenvolverm as ferramentas para descrever tais fenômenos, e desta forma enunciam teorias subjetivas sem que as expliquem a contento.. mesmo porque , o homem ( ser humano ) usando seu intelecto em apenas 1% do seu potencial, não procura fatores que visem ter esse índice aumentado, afim de que toda a problemática seja entendida ,moderna e amplamente… temos um exemplo do que seja um cérebro evoluído e adiante do seu tempo, para a época : Leonardo ,da Vinci !!Há outros, mais atuais, porem ninguém se compara com o da Vinci…sou físico e como tal, analista dos fatos …critico ! Creio que na teoria evolutiva, o ser humano esta crescendo intelectualmente, creio que inteligências muito superiores fora deste nosso planeta, assim como creio que um dia chegaremos a conhecer essas inteligências e com elas aprendermos mais e mais…. O conjugado de forças eletromagnéticas que coordenam o nosso sistema solar é tão perfeito que até Einstein, ateu , comentou de si para consigo…deve haver um Deus.!!! então, à luz do mundo atual, explicações carecem de compreensão e conhecimento de causas e efeitos, assim como Newton explicou, e que até os dias atuais continuam sendo aceitas. Chamo a Deus esta força à qual Einstein se referiu !!! sem desacreditar da FÉ !!! abraços a todos.

1. O Celso não é físico. Deu um e-mail de um empresário da construção civil.
      E nem poderia ser físico, porque escreve vários disparates neste seu comentário.

O Homem não utiliza 1% do seu intelecto. Isso é uma mentira propagada por quem é ignorante.

Da Vinci tinha um cérebro como os outros. Simplesmente Da Vinci, como cientista, compreendia o poder das explicações científicas. Como se prova por este seu comentário, o Celso está no polo oposto de Da Vinci.

Sim, os cientistas criam modelos e teorias que explicam o mundo que os rodeia.
      É isso que permite ao Celso ter eletricidade, celulares, computadores e internet. Infelizmente, o Celso prefere a hipocrisia e cospe nesse conhecimento que utiliza diariamente e que lhe é dado pelos cientistas.

Se o Celso crê em inteligências extraterrestres, está no seu direito. Mas isso é uma crença. Não é conhecimento.

Einstein NUNCA disse isso. Informe-se melhor sobre Einstein.

Termino referindo que isto não tem nada a ver com o tema do artigo. Mas é um comentário que mostra bem a ignorância científica que existe na população.

2. Dá vontade de rir dessas pessoas, o papo de 1% já era faz anos, quem ainda acredita nele é molóide, mas concordo que Leonardo Da Vinci, que minha irmã insiste em chamar de “Da Vinte”, realmente era um gênio, tantas as coisas que ele fez, se pudéssemos ressuscita-lo de alguma forma e mostrar esse nosso mundo atual e o atualizarmos, ele vai, de novo, mostrar como era um grande homem, uma pena que nunca existiu uma mulher comparável a ele, snif.

1. Existiu sim 😉

Ou melhor, devem ter existido várias… 😉

Mas neste momento, lembro-me desta:

• Gabriela on 22/12/2014 at 21:07

Li os links, a parte mais chocante que vi, além de mais machista, foi a seguinte:

“O Cristianismo gradualmente foi-se tornando a religião dominante e dominadora. Os Cristãos vão tomando o poder em diversos sectores. O líder cristão Cirilo passa a dominar a cidade e inicia uma campanha contra Hipátia e contra o conhecimento.
        A Biblioteca foi destruída, porque “o conhecimento era perigoso”.
        Hipátia consegue salvar alguns documentos, mas poucos.

Hipátia era mulher, por isso não poderia ter ou querer conhecimento; ela tinha que se submeter aos homens.
        Neste tipo de ambiente, Hipátia é proibida de ensinar.

Como ela se recusou a converter ao Cristianismo, foi acusada de insubordinação, ateísmo e bruxaria (o que eram pecados contra a Bíblia). O julgamento foi uma farsa. A sentença foi o apedrejamento.
        Hipátia foi arrastada pelas ruas da cidade, apedrejada e torturada. Cirilo e o resto dos cristãos fervorosos assassinaram Hipátia. Depois de morta, lançaram o seu corpo para uma fogueira.”

Eles até contrariaram a Bíblia nessa parte, quem nunca cometeu um pecado que lance a primeira pedra, e COMO ASSIM não poderia ter conhecimento ou ao menos querer, a única coisa que achei boa aí, na verdade não é algo bom, e sim uma coincidência engraçada, é o fato do nome do líder cristão, conhecido também como líder do mal entendimento da Bíblia, ser Cirilo, o mais engraçado foi que eu vi no Xbox Live no youtube, ontem, o programa “Passa e Repassa”, tinha o Cirilo baixinho, mas os outros não me lembro, o resultado do programa foi 1000 à 600, para o time azul, na qual o Cirilo não fazia parte, e gostei dessa Hypatia, se eu fosse menos egocêntrica diria que ela é melhor que eu, estou brincando, ela foi um troféu de ouro da humanidade, se ressuscitássemos ela e Da Vinci, acho que eles dois seriam a dupla-science, iriam descobrir tudo sobre tudo!

• lizandra Danielle on 30/10/2014 at 02:11

Oi pessoal eu queria saber como pode ser. explicar oque é fisica quantica em ..

11. Prometo antes do final 2014 revelar o meu trabalho,ja chorei muito porque tenho a sensacao que vou ser assassinado.por ter descoberto este engenho.onde estiver o dumont.abraco.

12. O motor perpetuo esta quase pronto vem de portugal.ler faz favor journal express.ainda nao saio por motivos economicos.engenho em movimento.para fazer mover um dinamo de bicicleta 16 w.antencao sem batotas ou truques.sem parar…

1. António, ou dá uma fonte (link… artigo) ou então vou assumir que este é um comentário para divulgar a vigarice de outros.

Aliás, se ler aqui no AstroPT percebe que existem vários artigos a desmascarar essas parvoíces jornalísticas.

Exemplo:

Este é um local de conhecimento, não de vigarices jornalísticas.

13. Antes o homem não acreditava que no que podia ver com os seus próprios olhos mas existirão aqueles que tinha curiosidade em ver um mundo menor e começaram a ver um mudo meno alem do que os olhos deles poderia ver um mundo tão pequeno que precisa de tecnologias para aumentar e estudar um mundo menor e eles querem descobrir se a coisas menores do que quarks e elétrons se o homem não acredita-se no que os olhos não veem ele não teria chegado até onde nós estamos hoje por acreditar em que não vemos mais sabemos que esta la assim e acreditar em DEUS não vemos mais sentimos e sabemos que ele existi.

14. Entre ciência e religião o correto é dizer que existem homens curiosos e homens crentes, os curiosos buscam a resposta para tudo, inventam de tudo para fazer dar certo querem respostas e querem autonomia para criar, os homens crentes leem os ensinamentos do passado, e vibram de acordo com eles, vivem em função do das escrituras e assim como um homem curioso tem fé de que vai descobrir e inventar algo para a humanidade o homem crente tem fé de que a única coisa de que ele precisa é Deus…resumindo minha opinião: ciência e religião correm paralelamente com mesmo propósito, fé no que eles acreditam e praticam diariamente..!

1. O que tem a ver este comentário com o artigo?????

O artigo é sobre Fisica Quantica = Ciencia.

NADA tem a ver com religião.

2. Logo, crentes são inúteis, são os valentões da escola ou os burros da mesma, como você disse, lucas, os curiosos que inventam e procuram respostas, e os crentes não fazem nada que preste!

15. Carlos, todas as terorias criadas pela humanida atravez dos tempos, muitas hoje a ciencia ja as comprovaram, portanto seriam os sonhos e os delirios da mente (nao so do homem) uma explosao dentro dos atomos da materia onde se firma a fisica quantica. um abç

16. Tranquilão Carlos. Valeu brother.

17. Carlos Oliveira, eu de novo aqui.. =D
    Valeu pelos links..ajudaram bastante.
    cara, tô precisando fazer um experimento para medir o grau de polarização de uma luz coerente ao se propagar por um trecho de fibra, e, preciso de conceitos e funções de alguns dispositivos como PBS e Controlador de Polarização e de material que também explique o experimento se for possível.
    Agradecido desde já. t+ abraços

1. João Paulo,

Eu não sou dessa área 😉
      Mas suponho que essa experiência não é única no mundo e que você poderá ler sobre esses conceitos e funções nos websites dos departamentos universitários que fazem essas experiências, certo? 🙂

18. sobre material que explique como se dá o transporte de informação pela polarização de fótons. poderiam me indicar algum?
    parabéns pelo portal.
    t+

19. Olá Rafael. Sou estudiosa do assunto ( ate por q tenho uma filha especial e compramos uma aparelho q utiliza energia quantica). Vou la na pergunta q uma pessoa fez logo no início. Não acho q a fisica quantica explique Deus. Mas acredito q Ele fez tudo de maneira tão ectraordinariamente correto e possível de se descobrir que as vezes ficamos tentando achar sentido nas coisas. O quantum não foi criado agora nem a pouco mais de 100 anos qdo foi descoberto. Ele sempre esteve la. O eletron do uranio sempre explodiu, sempre saiu de um lugar e foi parar em outro. TELETRANSPORTE? Sim. Por que não? Agora vamos para Biblia. La tem uma historia de um homem chamado Elias- profeta da época- que falou com rei chamado Acabe que ia chover. Havia 3 anos que não chovia. Acabe foi ate onde Elias estava e Elias falou “se apresse pq a chuva logo vem”.
    (A nuvem estava do tamanho da mão de um homem.)
    A Bíblia fala que Elias correu e chegou antes de Acabe e seus cavalos. O QUE FOI ISTO?
    EU ACREDITO EM FISICA QUANTICA!
    Afinal o quantum ja existia…. so nao havia sido descoberto. Um abraço. Nyna

1. Nyna,

A internet é feita pela ciência, não pelo sobrenatural (seja Deus ou o Papai Noel).
      Este local – astroPT – tem por assunto, a ciência.

Por isso, por favor, não venha para aqui publicitar a Bíblia. Este não é o local para isso.

Quanto à Física Quantica é Ciência.
      Como tal, para saber de Física Quantica, tem que estudar durante vários anos, academicamente, nessa área.

A Física Quantica não se acredita. Não depende das suas (nem de ninguém) crenças pessoais.
      Existe e estuda-se.
      Tal e qual como a gravidade, a eletricidade, e milhões de outros fenómenos que a Nyna utiliza todos os dias.

Quanto ao aparelho que a Nyna tem e que “utiliza energia quantica”, posso-lhe perguntar qual é?
      Tenho praticamente a certeza que é uma vigarice… tal como o são 100% dos aparelhos que existem no mercado e que dizem isso – são só “brinquedos de crianças” com o intuito de enganar as pessoas que não entendem o que é a física quantica.

• Andina on 22/12/2014 at 15:30

Queria fazer um comentário e duas perguntas:

Quantos conhecimentos científicos surgiram do empirismo, de uma abstração qualquer, uma brincadeira, um ditado popular, um remédio indígena, uma orientação vinda dos antepassados? Muitos! Portanto, o pesquisador, cientista deve, primeiramente, ser aberto, desprovido de pré-conceitos, pré-julgamentos, críticas, que refuguem até mesmo crendices e crenças. Tudo é passível de estudo. E sabendo disso, posso afirmar que existem cientistas crentes em ciência que são tão radicais como os fundamentalistas hediondos.

Agora as perguntas:

Por que você, Carlos Oliveira, tem a imagem de desenho infantil de um ET na sua foto?

E por que usa máscara para os seus olhos?

1. E muitos MAIS foram avaliados pela experiência e tirou-se a conclusão que eram uma imbecilidade.
        Por cada Einstein, existem 7 biliões de pessoas que julgam ser Einstein mas na verdade são imbecis.

É o caso da “Saúde Quantica” e outras vigarices do género. Já foram avaliadas pela experiência e percebeu-se que são perfeitas imbecilidades utilizadas por vigaristas para enganarem quem não tem conhecimento dos assuntos.
        Como sempre foi feito pela História pelos atrasos de vida e vigaristas conhecidos como vendedores de banha-de-cobra.

Quanto às perguntas sobre mim, são argumentos Ad Hominem, falácias, que nada têm a ver com o conhecimento dos assuntos.
        Mas se abrisse os olhos, percebia que nem é uma máscara nem é um desenho infantil, e se ler alguns artigos meus percebe que foram uma prenda/award após um trabalho que foi excelentemente produzido. Se sabe o que significa “reconhecimento de excelência de trabalho”, não faria esses julgamentos apressados, hediondos e irrefletidos.
        Ou seja, o seu comentário é o exemplo perfeito de existência de pré-conceitos, pré-julgamento, radicalismo, ignorância e fundamentalismo.

P.S.: ninguém crê em ciência. Se lesse artigos de literacia científica, percebia que essa expressão é absurda e só denota ignorância da ciência.

• Respeito o outro on 22/12/2014 at 22:23

Nyna, realmente. Para que serviria a ciência se não fosse para beneficiar o ser humano? O mundo de hoje é impensável sem a Física Quântica. Por exemplo: laser, ressonância magnética, computadores, satélites, GPS e o aparelho de sua filha que deve ser eletrônico, etc. Abraços.

1. Andina, se “respeita o outro”, não devia andar a inventar “nomes” do mesmo IP…

Quanto ao comentário, desta vez tem 100% de razão…

• otavio dos santos on 03/08/2014 at 02:43

deixemos a expansão que impera desdos primórdios.e voaremos em zig-zag além da velocidade da luz com a física quântica retrativa,a dinâmica reverssa.

20. Até que ponto a mecânica quantica , as probabilidades e instabilidades interfeririam,ratificariam, ou refutariam parte da Crítica da Razão pura de Kant, quanto ao determinismo(causa -efeito sem início) e a liberdade (relação causa-efeito com um início primordial), ambos , segundo Kant, anulando-se mutuamente?