Internet Interespécies? Uma (boa) ideia em andamento…

Bonobo-jam

Macacos, golfinhos e elefantes são animais com impressionantes habilidades de comunicação. Poderia a internet ser expandida de alguma forma para incluir espécies sencientes como eles? Uma ideia nova e em desenvolvimento de um painel de 4 grandes pensadores – a pesquisadora de golfinhos Diana Reiss, o músico Peter Gabriel, um dos pais da internet, Vint Cerf e o diretor do MIT Neil Gershenfeld, busca pensar em tecnologias capazes de romper as barreiras de comunicação entre nós e os animais.

De cientistas declarando oficialmente que animais possuem consciência a filósofos como Peter Singer, que busca reescrever a ética para abranger também outras espécies, já faz um bom tempo que estamos tendo que rever nosso lugar no mundo e nossa relação com os outros seres vivos conforme nosso conhecimento é aperfeiçoado. Descobrir uma maneira de se comunicar, em algum nível, com outras criaturas, mesmo que apenas com as mais “complexas”, seria algo que iria quebrar barreiras.

Honestamente, eu já assisti a muitas palestras do TED, de emocionantes visões motivacionais a conceitos científicos de tirar o fôlego, passando por criações que eu nunca esperaria estar vivo para ver fora da ficção. Mas esta ideia é provavelmente a mais empolgante para mim. Acredito que poucas pessoas se dão conta do quão profunda e impactante é a possibilidade de conseguirmos quebrar as barreiras de comunicação entre a humanidade e outras espécies. Certamente não será uma mera curiosidade; quando algo assim acontecer, pode mudar todo nosso relacionamento com as outras criaturas do planeta.

Confiram o excelente vídeo, com legendas em português:

1 comentário

    • Dinis Ribeiro on 14/02/2015 at 14:07
    • Responder

    Muito interessante…

    Refiro-me a este artigo num comentário que coloquei aqui:
    http://www.astropt.org/2013/04/30/comportamento-moral-nos-animais/comment-page-1/#comment-979594

    A partir daqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Diana_Reiss

    Vi que ela colaborou neste filme: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Cove_(film) / http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Cove

    Um local onde estes novos conhecimentos podem ser aplicados:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Military_dolphins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights