Robot Kirobo chega à Estação Espacial Internacional

Terminaram há poucas horas as operações de acoplagem da cápsula de reabastecimento japonesa Kounotori-4 (também conhecida por HTV-4) à Estação Espacial Internacional. O veículo não tripulado foi lançado no passado dia 4 de Agosto, a partir do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, com o objectivo de transportar até à Estação Espacial Internacional cerca de 5,4 toneladas de mantimentos e equipamento.

Kirobo_teste_microgravidadeKirobo, o robot falante num teste de microgravidade.
Crédito: Kibo Robot Project.

Num dos oito compartimentos de carga da Kounotori-4 seguia um passageiro especial, o pequeno robot Kirobo. Com apenas 34 centímetros de comprimento, Kirobo foi concebido por cientistas e engenheiros da Universidade de Tóquio para conversar com o astronauta japonês Koichi Wakata, que deverá chegar à Estação Espacial Internacional no próximo mês de Novembro. O pequeno robot vem equipado com tecnologia de reconhecimento facial e de voz, e consegue interpretar emoções e responder de forma coerente em japonês.

 

Kirobo permanecerá na Estação Espacial Internacional até Dezembro de 2014 para testar a interacção entre humanos e robots no espaço. O seu nome resulta da contracção entre as palavras kibo, que em japonês significa “esperança”, e robo, uma expressão usada genericamente no Japão para robot.

1 comentário

  1. Domo arigato Mr. Robato…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights