Conferência Discover the Cosmos

GHOU_program_frontpage-300x195A conferência Discover the Cosmos, que finalizou no dia cinco de agosto, decorreu na cidade de Vólos, Grécia, durante quatro dias.

Entre as pessoas ali presentes destacam-se: Carl Pennypacker, chairman do Global Hands On Universe; Patrick Miller, do projecto ligado à descoberta de asteróides; Pamela Gay, do Cosmo Quest falou sobre a utilização de desafios e atividades de astronomia no ensino;  Babak Tafreshi, director do The World At Night (TWAN) falou sobre a “Astrofotografia na Educação”.

Foram revelados novos projetos online, com a novidade da utilização de telescópios online (novidades para breve).

Para além da conferência, decorreu em simultâneo a formação de professores, sobre o Inquiry Based Science Education (IBSE) e sobre o portal Discover de Cosmos (onde estão alojados recursos para o ensino), e a final internacional das Olimpíadas da Astronomia.

Finalmente, decorreu a assembleia geral do Global Hands On Universe onde foi apresentado o novo website.

Nos dias anteriores à conferência decorreu o Galileo Teachers Training (ação de formação de professores) Astronomy@MyPC e Astronomy@myBackpack, coordenado pelo NUCLIO. Para além de atualização de conhecimentos, trabalhou-se com vários software: Stellarium, World Wide Telescope, SalsaJ, Astrometrica, etc.

No próximo ano estas actividades decorrerão em Cascais, Portugal.

Fica aqui a minha apresentação de um cenário “Inquiry” para alunos do sétimo ano (11/12 anos) sobre “Poluição Luminosa“:

Assembleia Geral da GHoU

Assembleia Geral da GHoU

No final da conferência teve lugar a realização da Assembleia Geral da Global Hands on Universe.

1 ping

  1. […] Ao vencer esse concurso, foi-me dada a oportunidade de apresentar a minha ideia a outros colegas no Discover the Cosmos Conference (em Vólos, Grécia). Partilho agora essa apresentação em português e a documentação com todos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights