Juno está a meio caminho de Júpiter

juno mission

A sonda Juno foi lançada a 5 de Agosto de 2011.
O objectivo será estudar o planeta Júpiter (composição, campo gravitacional, campo magnético, magnestosfera polar, núcleo, ventos, etc) a partir de 4 de Julho de 2016.
Esta será a primeira sonda a alcançar Júpiter utilizando painéis solares.

Para chegar até Júpiter, a Juno vai receber um impulso extra ao passar perto (559 quilómetros) da Terra a 9 de Outubro de 2013, fazendo uso da técnica da gravidade assistida.
Nessa altura, a sua velocidade passará a ser de cerca de 7,3 quilómetros por segundo.

junoposition-full

Neste momento, ela já percorreu 9,464 unidades astronómicas (1 UA = distância do Sol à Terra) ou 1.415.794.248 quilómetros, e falta-lhe percorrer a mesma distância até concluir o trajecto planeado.

A Juno alcançou este valor no dia 12 de Agosto às 13:25 (hora de Lisboa), quando estava a somente 55,46 milhões de quilómetros da Terra.

A próxima “paragem” será Júpiter.

juno20130812_0

1 comentário

1 ping

  1. Óptimo 🙂

    Contudo, volto a perguntar: para quando uma missão ao planeta Úrano e outra ao planeta Neptuno? Fartam-se de enviar missões para Marte (sim, é importante para a exobiologia), mas nunca enviam para estes planetas.

    Já que o senhor Carlos Oliveira trabalha nos EUA, tente influenciar a NASA 😛 Quem sabe, se calhar a vida encontra-se não em Marte, mas na Lua Tritão 🙂

    Abraço

  1. […] informamos neste post, a Juno recebeu um impulso extra ao passar perto (559 quilómetros) da Terra a 9 de Outubro de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights