Esta imagem mostra o Objecto de Hoag, que é uma estranha, rara, e temporária galáxia em anel, que se encontra a 600 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Esta galáxia anelar formou-se muito provavelmente após uma enorme colisão de galáxias. Essa colisão ocorrida há milhares de milhões de anos, fez com que os braços espirais se tornassem um anel que contém jovens estrelas azuis, e que a parte central que contém velhas estrelas avermelhadas se tenha “separado fisicamente” dos seus braços.
Curiosamente, nesta imagem vê-se uma outra galáxia anelar que está muito mais longe. Na imagem, ela está no espaço vazio entre o centro e o anel desta galáxia, mais ao menos na posição da 1 hora se mentalmente colocarmos um relógio nessa área.
2 comentários
2 pings
Como pensam que esta galáxia evoluirá? Acabará por se tornar numa galáxia espiral, esférica ou continuará com a sua forma irregular (caso seja estável)?
isso e muito corioso
[…] Arp 243. Arp 271. Arp 272. Arp 274. ESO 540-31. Girassol. Markarian 739. Mrk 1034. Objecto de Hoag (aqui). Quinteto de Stephan. Sexteto de Seyfert. Abell 68. Grande Nuvem de Magalhães. Corrente de […]
[…] como o Objeto de Hoag é provavelmente o resultado temporário de uma enorme colisão de galáxias, também PGC 1000714 é o provável resultado temporário de uma colisão de galáxias. Os autores […]