Google+

«

»

Ago 19

Objeto de Hoag – uma galáxia muito estranha

hoag_hst_big

Esta imagem mostra o Objecto de Hoag, que é uma estranha, rara, e temporária galáxia em anel, que se encontra a 600 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Esta galáxia anelar formou-se muito provavelmente após uma enorme colisão de galáxias. Essa colisão ocorrida há milhares de milhões de anos, fez com que os braços espirais se tornassem um anel que contém jovens estrelas azuis, e que a parte central que contém velhas estrelas avermelhadas se tenha “separado fisicamente” dos seus braços.

Curiosamente, nesta imagem vê-se uma outra galáxia anelar que está muito mais longe. Na imagem, ela está no espaço vazio entre o centro e o anel desta galáxia, mais ao menos na posição da 1 hora se mentalmente colocarmos um relógio nessa área.

Crédito: R. Lucas (STScI/AURA), Hubble Heritage Team, NASA

Crédito: R. Lucas (STScI/AURA), Hubble Heritage Team, NASA

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

2 comentários

2 pings

  1. Filipe

    Como pensam que esta galáxia evoluirá? Acabará por se tornar numa galáxia espiral, esférica ou continuará com a sua forma irregular (caso seja estável)?

  2. Ascanio kresny

    isso e muito corioso

  1. TOP 100

    […] Arp 243. Arp 271. Arp 272. Arp 274. ESO 540-31. Girassol. Markarian 739. Mrk 1034. Objecto de Hoag (aqui). Quinteto de Stephan. Sexteto de Seyfert. Abell 68. Grande Nuvem de Magalhães. Corrente de […]

  2. Astrónomos observam galáxia bastante rara

    […] como o Objeto de Hoag é provavelmente o resultado temporário de uma enorme colisão de galáxias, também PGC 1000714 é o provável resultado temporário de uma colisão de galáxias. Os autores […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

AstroPT – Informação e Educação Científica is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache