O dia em que a Terra acenou a Saturno

mosaico_Wave_at_Saturn_190713Pessoas na Terra cumprimentando o gigante Saturno.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/habitantes da Terra.

No dia 19 de Julho, a Cassini tomou partido de uma passagem na sombra de Saturno para fotografar o planeta e seu sistema de anéis em contraluz. Nessas imagens, aninhado no negrume do espaço, a uma distância de 1,45 mil milhões de quilómetros, encontrava-se um pequeno ponto azul pálido, o planeta Terra.

Para celebrar este retrato invulgar do nosso lar, a NASA convidou as pessoas de todo o mundo a irem ao exterior e a acenarem na direcção de Saturno no momento em que as imagens estavam a ser captadas. Os participantes foram ainda encorajados a fotografarem-se a si próprios enquanto acenavam, e a partilharem as fotografias em diversas plataformas na internet ligadas ao evento. Pessoas de mais de 40 países responderam ao desafio e partilharam mais de 1.400 fotografias, imagens que a equipa da missão Cassini usou para criar a espectacular montagem de cima. Cliquem aqui para a apreciarem na sua máxima resolução.

Terra_NAC_ISS_Cassini_190713A Terra vista da órbita de Saturno numa composição em cores naturais obtida pela Cassini a 19 de Julho de 2013.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute.

“Obrigado a todos vós, longe ou perto, jovens ou mais velhos, que se juntaram à missão Cassini para assinalar a primeira vez que os habitantes da Terra souberam com antecedência que o nosso retrato estava a ser obtido a partir de distâncias interplanetárias“, afirmou à NASA Linda Spilker, cientista do projecto Cassini. “Apesar da Terra ser demasiado pequena nas imagens obtidas pela Cassini para que sejam discerníveis quaisquer seres humanos, a missão montou esta colagem para que possamos celebrar todas as vossas mãos a acenar, patas erguidas, faces sorridentes e obras de arte.”

1. astronomia e legal