Novidade para Vacinar

vaccinebullseye1

Estamos permanetemente em actualização face às novas descobertas, novas ideias e novos eventos no mundo da ciência, e do pseudo como prevenção. Enfim, somos um portal de novidades. Assim, trago mais uma vez a vacina da gripe para nos refrescar um pouco. Num site já conhecido por nós li um post que me fez comichão. Vou transcrever excertos e responder de seguida.

“O FDA aprovou recentemente a vacina, conhecida como FluBlok, que contém tecnologia do DNA recombinante e um vírus de inseto conhecido como baculovirus que supostamente ajuda a facilitar a produção mais rápida de vacinas. (…) a vacina é trivalente, o que significa que contém proteínas transgências de três estirpes diferentes da gripe.”

Ser trivalente quer dizer que imuniza contra as 3 estirpes em circulação neste momento: H3N2, H1N1 e H7N2 e não tem nada de mal.

“A fabricante da vacina, Protein Sciences Corporation (PSC), explica que é alterada geneticamente para produzir grandes quantidades de hemaglutinina, uma proteína do vírus da gripe que permite que o próprio vírus da gripe entrem no corpo rapidamente.”

As vacinas da gripe apresentam coadjuvantes para a vacina ter maior efeito. Neste momento a engenharia genética consegue uma forma de maximizar o efeito com pouco produto, agora sem o adjuvante que tanta polémica desnecessária causou, e mesmo assim causa polémica desnecessária.

“Então ao invés de ter que produzir vacinas da maneira “tradicional” , utilizando culturas de ovo, os fabricantes de vacinas agora terão a capacidade de produzir rapidamente grandes quantidades de proteínas do vírus da gripe utilizando transgênicos, o que certamente é para aumentar os lucros para a indústria de vacina.”

Quando, em ciência, se faz algo diferente é com o objectivo de melhorar. As culturas em ovo tinham o problema de perigosidade para pessoas alérgicas à albumina, proteina presente no ovo. Encontrou-se uma forma de fabricar uma vacina sem recorrer ao ovo e sem por em risco um grupo de pessoas

“Enquanto isso, há supostamente duas outras vacinas transgênicas contra a gripe atualmente em desenvolvimento. Uma delas, que está sendo produzido por Novavax, que irá utilizar “pedaços de material genético cultivadas em células de lagartas chamadas ‘partículas semelhantes a vírus’, que imitam um vírus da gripe”.”

A vacina da gripe é uma das mais eficientes que existe. Felizmente, em vez de uma vacina para cada estirpe já temos uma para todas as estirpes o que economiza trabalho e dinheiro. Deixa de ser necessário saber qual a estirpe que infectou a pessoa. Em breve haverá vacinas com prazos de validade muito maiores. Estuda-se vacinas em forma de cereais, o que torna o produto muito mais estável e duradouro. As vacinas em aerosol são, também, mais eficazes que as tradicionais já que vão pelo caminho mais rápido para onde é necessário: o sistema respiratório.

Agora vem a novidade deste post: Já escrevi aqui sobre o H5N1, gripe aviária e sobre a nova estirpe aviária deste ano, a H7N9. A novidade é que se descobriu este mês mais uma estirpe, o H7N7 com um perigo muito grande: “o vírus teve capacidade para infetar mamíferos”.(daqui) É aqui que está o perigo desta nova estirpe, é uma zoonose, ou seja, passa directamente do animal original para o humano, sem outro animal pelo meio que amenize a estrutura bioquímica do vírus e que não promova um choque imunológico tão grande em nós. Normalmente é raro ser-se infectado directamente das galinhas mas se houver algum intermediário (humano ou animal) que altere a estrutura do vírus, então haverá um grande perigo. Felizmente temos cientistas!

 ———————-

Lembro que os leigos querem evolução da ciência. Quando ela evolui acham que deveria ser arcaica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights