Curiosity observa um invulgar eclipse solar

transito_Fobos_MastCam_Curiosity_170813Trânsito da lua Fobos sobre o disco solar numa sequência de três imagens obtidas pelo robot Curiosity a 17 de Agosto de 2013 (sol 369 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/TAMU.

No dia 17 de Agosto, o Curiosity fez uma pequena pausa na sua jornada no interior da cratera Gale para observar um belíssimo fenómeno nos céus marcianos – a passagem de Fobos, a maior lua de Marte, na frente do Sol. O evento ocorreu perto do meio-dia local, exactamente na altura em que a pequena lua se encontrava no seu ponto mais próximo do robot, o que permitiu que a silhueta de Fobos surgisse particularmente grande sobre o disco solar.

“Estas foram de longe as imagens mais detalhadas de um trânsito lunar alguma vez obtidas na superfície marciana, e este foi especialmente proveitoso porque foi anular”, afirmou à NASA Mark Lemmon, um dos membros da equipa científica responsável pelas MastCam. “Foi ainda mais próximo do centro do Sol que o previsto, pelo que aprendemos algo.”

No trânsito de 17 de Agosto, Fobos passou 2 a 3 quilómetros mais próximo do centro do Sol que o que havia sido antecipado pelos investigadores. Observações como esta são particularmente úteis porque permitem aos cientistas refinar o conhecimento que têm acerca das órbitas das duas luas marcianas.

Estas imagens são apenas uma pequena parte da sequência obtida pelo Curiosity nesse sol. As restantes imagens deverão ser transmitidas em breve para a Terra, para serem incluídas num pequeno filme onde se visualizará o fenómeno em toda a sua extensão.

1 comentário

  1. Vê-se a forma irregular de Phobos…uma imensa pedra, possivelmente, fadada a se tornar um cinturão de pedregulhos em volta de marte num futuro distante…

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights