Espectacular bola de fogo nos céus mexicanos

Na tarde do dia 21 de Agosto, uma bola de fogo muito brilhante rasgou os céus a grande velocidade sobre os municípios de Charcas e Venado, no estado mexicano da San Luis Potosí. Uma das testemunhas relatou ter ouvido “um som muito forte que retumbou no ar, seguido de uma explosão“. Como não foram recuperados quaisquer meteoritos associados ao fenómeno, é provável que esta rocha espacial se tenha fragmentado ou desintegrado, ou então, que tenha regressado ao espaço depois de uma rápida passagem pela atmosfera terrestre.

Até agora foram divulgados quatro vídeos gravados a partir de diferentes perspectivas. Vejam em baixo:

 

Bola de fogo vista junto a um caminho de ferro entre Charcas e Matehuala.
Crédito: Estrella Verde.

 

O mesmo objecto visto no deserto de Wirikuta, em Venado.
Crédito: Lobsang Martínez.

 

Outro vídeo mostrando o mesmo fenómeno, gravado por uma câmara de segurança num parque de estacionamento em San Luis Potosí.
Crédito: Space Cowboy.

 

A mesma bola de fogo vista em Matehuala.
Crédito: Enriqueta Mina.

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • celso ventura amaro on 29/10/2013 at 19:07
    • Responder

    EU ACHO QUE O METEORITO ENTROU NA ATMOSFERA E SAIU POR CAUSA DO ANGULO O ESTRONDO OUVIDO FOI A QUEBRA DA BARREIRA DO SOM EU ACHO QUE FOI ISSO POIS UM OBJETO DESTA MAGNETUDE VELOCIDADE E TAMANHO COM CERTESA CAUSARIA ALGUM DANO QUE FACIUMENTE SERIA VISTO E OUVIDO ABRAÇOS E COLOQUEM CAPACETE NE PROTEGE A CABEÇA DESTAS COISAS KKKKKKKK

    1. Celso,

      Os vídeos são, quase certamente, falsos. Leia, por favor, os comentários em cima. 😉

    • Marcelo 'Ayatola' Domingues on 04/09/2013 at 05:23
    • Responder

    Minha análise rápida…
    http://youtu.be/5F7ySYpB1RM

    1. Excelente análise 😀

    2. Olá Marcelo,

      De facto, na altura achei estranho não ter encontrado nenhum outro meio de comunicação mexicano a noticiar o evento. Esta sua excelente análise acaba por me convencer que estes vídeos talvez sejam falsos.

      Até ao momento, o próprio Dirk Ross (autor do site World Wide Meteor/Meteorite) não obteve mais dados acerca deste evento. Ele próprio afirma: “Very Strange! This asteroid event was near the size of the Chelyabinsk, Russian event and yet I cannot get any news from Mexico Media or help from Mexican astronomers??? Four independent videos documented the event yet I cannot get help to obtain the ORIGINAL videos? Please other country scientists and researchers help with this study.” 🙁

    3. O veredicto final é que este evento é falso. Anomalias nos vídeos sugerem que foram produzidos ou modificados com animações gráficas. As anomalias incluem paragens súbitas no movimento do meteoro e discrepâncias nas direcções do meteoro entre os diferentes vídeos publicados.

    • Everton dos santos on 02/09/2013 at 22:25
    • Responder

    Na minha opinião, esses vídeos são fakes, talvez parte de alguma publicidade. No ultimo vídeo, a bola de fogo quase para no céu para o autor posicionar a imagem.

    1. Há várias pessoas na internet que andam a dizer que realmente são falsos 🙁

      A mim, o 1º vídeo parece-me estranho, porque a pessoa está a filmar mesmo na direcção que quer… antes do meteoro aparecer.
      No entanto, o 3º vídeo, com a camera CCTV, parece-me real…

      abraços!

    • Fernando Lima on 31/08/2013 at 20:55
    • Responder

    Bom, não ouve nenhum “boom” como no recente episódio ocorrido na Rússia, sendo assim acredito que tenha sido sim um corpo celeste que invadiu a atmosfera e saiu novamente, como uma reta secante em uma circunferência, e sem cair, ou se desintegrar, já que não há estrondo, mas sou um leigo, é o que eu acho né… Se foi isso, de uma coisa eu tenho certeza: PASSOU RÁPIDO DEMAISSSSSSSS!!!

  1. Olá,
    Agora que você comentou e prestando atenção no grande rastro de fumaça que o objeto deixou, até lembrou aquele evento conhecido como Great Daylight Fireball of 1972, então talvez pudesse se tratar de um meteoroide que eles chamam de “Earth-grazing”, que entra na atmosfera e depois sai novamente sem atingir o solo, agora acho pouco provável que, pelo brilho e pela velocidade que ele tenha sido tão pequeno que ele tenha se desintegrado por completo, já que, eventos menores conseguem gerar meteoritos.
    Das duas uma, ou ele caiu e ninguém achou ainda, ou ele atingiu a atmosfera com um pequeno ângulo de incidência e voltou para o espaço.
    Abraços.

  2. Goku na Nuvem Voadora?

    1. Concordo…não há dúvidas…Goku veio nos salvar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights