Ocultação de Vénus pela Lua

Programa Stellarium

Programa Stellarium

Pela nossa perspectiva (visto a partir da Terra), a Lua vai passar pela frente de Vénus.

“Vênus, o planeta mais brilhante avistado da Terra e que desde meados de julho vem iluminando os fins de tarde em algumas regiões, será completamente encoberto pela Lua neste domingo, dia 8. O evento deve ocorrer por volta das 19h em muitas cidades do Sul situadas abaixo de Florianópolis, ou seja, em latitudes Sul maiores que 27 graus. Quem mora em outras regiões do País não deverá ver a ocultação.”
Artigo no Terra, aqui.

“Os moradores da Região Sul do Brasil terão uma bela surpresa ao olharem para o céu nesta noite de domingo. Nesta localidade, o planeta Vênus será totalmente ocultado pela Lua crescente enquanto em outras regiões do país o planeta vai parecer apenas tocar no disco lunar. Será imperdível!”
Artigo no Apolo 11, aqui.

Se utilizarem o programa Heavens-Above, de modo a perceberem as horas a que podem ver o fenómeno a partir da localidade em que estão, percebe-se que às 20 horas de Portugal a Lua estava “sobre” Vénus:

heavens

3 comentários

  1. Olá Carlos, ontem eu vi lua e vênus aqui de Goiânia, realmente foi uma visão para ser guardada para sempre. Acho difícil alguém por mais distraído que seja que não tenha notado este belo espetáculo cósmico.

  2. Devido a minha visão ser um tanto desfocada presenciei o que parecia um apetrecho feminino na lua tal como um acessório meigo no cabelo de uma menina. Foi divertido

  3. Estava saindo do apartamento da minha prima e olhei pro céu e vi o fenômeno, fiquei impressionado.
    A tanto tempo que sabia que iria acontecer que já tinha esquecido.
    Quando olhei Vênus estava bem na beiradinha da Lua já.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights