Sexta-Feira 13

Se quiséssemos ser vigaristas, aproveitávamos esta curiosidade para amedrontar as pessoas com o fim do mundo… 😉

desenho

17 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. 2+2 sao sempre 4? Segundo a teoria da relatividade pode não ser.

    1. Sim, são 😉

    2. Não me parece que a relatividade tenha alguma relação com a adição. Mas, em parte, tem razão pois 2+2=11 (em base 3).

  2. Olá Carlos!…A descrição que fiz aqui do que vimos, procurava apenas uma explicação lógica, para ficção científica já me bastou o filme ” Encontros imediatos”…provavelmente terá razão no que disse! Por volta das 2.00 voltei a observar duas ‘estrelas cadentes’ e estas sim, rápidas e fugazes.
    Embora me fascine o universo, não me detenho muito tempo a observá-lo e nunca devo ter visto ovnis :-). Procuro sempre o racional, na minha ignorância astronómica pensei em rasto de cometa… Se não fosse esta observação diferente, nunca lhe escreveria no facebook! Grata pela sua atenção, mais uma vez… de quem se interessa por ciência e nada por crendices!

    • Ricardo Correia on 14/09/2013 at 10:49
    • Responder

    Na sexta feira 13 de abril de 2036 , há 1 probabilidade em 45 000 de eu ter medo… 🙂

    Em Braga não se viu nada de luzes, como as descritas acima, mas há três noites viu-se uma estrela cadente enooorme a cair . Começou em Ofiuco em direcção a Escorpião (de Norte para Sul)
    Era mesmo grande. Deve ter sido a cozinha da MYR 🙂

    • Ed Carlos Brito Santos on 14/09/2013 at 01:41
    • Responder

    Gostaria que fosse do seu conhecimento Carlos, uma situaçao que ilustra muito bem como os pseudos reagem ao receber uma critica ou afirmaçao endossada em conhecimento cientifico. Eu participei de um site de ufologia, no qual permitiam a manifestaçao de pensamento atravez do espaço destinado aos comentarios, entao para refutar o que eles afirmavam, eu pegava a manchete que la estava e buscava esclarecimento aqui no astropt, entao, como vcs se expressam em uma linguagem de facil compreensao, eu copiava e colava principalmente o que vc dizia, tem cada situaçao hilaria, resumindo, me expulsaram do site, fui banido. Daria ate para vc fazer um post com as situaçoes que se desenrolaram, uma mais engraçada e estapafurdia que a outra, caso se interesse em da uma olhada, lhe passo mais informaçoes.

    1. 🙂

      Eu sou extremamente intolerante aqui para quem desrespeita este local.
      Ou seja, se 2 + 2 = 4, e vêm dizer que é igual a 7 porque um extraterrestre lhes disse isso, reajo com bastante intensidade.

      Mas se as pessoas mentem noutros locais e há quem os siga… nesses casos sou mais tolerante.
      É como nas igrejas. Eu não acredito, mas respeito que nesses locais as pessoas acreditem.
      Cada qual tem direito a acreditar no que quiser e cada qual tem direito a seguir quem quiser, mesmo que seja mentira. Logo que não me tentem impôr as crenças deles, por mim, estão á-vontade se quiserem ser enganados 😛

      abraços! 😉

  3. Olá Carlos! O fenómeno discrito por Filipe, também o observei. Moro numa freguesia do concelho de Matosinhos, e por volta das 22.30 , numa noite estrelada, limpa de neblusidade e luz de cidade, reparei numa formação de pontos luminosos que se deslocava de norte para sul. Eram pontos de luz muito intensos e cintilantes, numa forma eliptica alongada, quase semelhantes ás estrelas. O movimento era lento, até deixar de os ver terá demorado cerca de 15 minutos, e passava-se a muita altitude. Naquela altura passou um avião acabado de descolar e percebia-se as distancias. Aquilo ocupava, no firmamento, cerca de um palmo e meio de mão aberta. Não se observava neblusidade em seu redor, eram só imensos pontos de luz e fortes, a lembrar os farois dos aviões, que piscavam ritmados e em deslocação. Pareceu-me mais intenso no seu interior.
    Moro numa zona de habitações baixas e pouca luz, o que me possibilita a observação extensa do céu, próxima do aeroporto, estou habituada a ver vários tipos de aeronaves, chuva de meteoritos…mas aquilo era diferente e embora admita cinzas, estranho aquela formação constante e a intensidade da luminosidade. Enfim…desculpe alguma falha tecnica, de quem percebe pouco de astronomia e como diz Filipe, talvez seja banal!

    1. Sinceramente, neste momento ponho a hipótese cinzas de lado… 🙁

      Não sei que seja.

      Sabem de alguma festa perto de Matosinhos que possa ter largado balões LED, por exemplo?
      http://www.astropt.org/2013/07/12/baloes-luminosos/

      Do que vi na internet, diz que na segunda semana de Setembro existe a Festa do Senhor Jesus do Padrão da Légua.
      http://www.imprensaregional.com.pt/jornal_de_matosinhos/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIyODUyIjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoxOiI0Ijt9
      https://www.facebook.com/events/437320162973372/permalink/437320172973371/

      abraços!

    • Ed Carlos Brito Santos on 13/09/2013 at 23:43
    • Responder

    Ola Carlos, e com imenso prazer e satisfaçao que lhe escrevo essas humildes linhas, tenho o Astropt como fonte credivel e imparcial de informaçoes, é o tal, ”eu quero saber, acreditar nao serve”, a frase ”Poderá ter a ver com fogos” mostra-me a sua forma linear de trabalho, enfim, agradeço em especial a vc por abordar e desmistificar os temas relacionados a vida, e agradeço profundamente a todos os colaboradores, pois tenho aprendido muito por aqui.

    1. “Poderá ter a ver com fogos” não é uma forma linear de trabalho. É sim uma forma científica, probabilística, de trabalho.

      Você pensa desta forma a todas as horas do dia, e sempre com 100% de sucesso.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Em locais com muitos fogos, vêem-se ao longe muitas vezes as faúlhas a subir… e “em grupo”… que acabam por se desvanecer no céu.

      No entanto, como não vi, não sei. E mesmo que eu próprio visse, poderia não saber.
      Não saber não quer dizer que sejam faúlhas, balões, ou outra coisa qualquer. Só quer dizer que não se sabe realmente.

      abraços

        • Ed Carlos Brito Santos on 14/09/2013 at 00:44

        Compreendo a sua colocaçao Carlos, acredito que eu tenha me expressado mal, mas por questoes de esclarecimento, quando falei ”linear”, me referia ”a ser direto, sem rodeios como se diz aqui no brasil” e manter uma forma de pensamento, sem mudar ate que a ciencia diga-lhe o contrario. Quando coloquei a frase ”Poderá ter a ver com fogos”, fiz referencia de que vc nao afirmou o que era, mas sim uma hipotese do que poderia ser, exemplo, se o astropt fosse um site de pseudo com tematica ovni, seria comum afirmar que era uma nave extraterrestre.
        Agradeço o seu retorno, e caso tenha dito algo incorreto, por favor me corrija.
        Fique na paz e felicidades.

      1. ahhh ok, desculpe pela minha má interpretação!

        Sim, directo, sempre… incluindo quando sou contra mim.

        Eu sei que algumas pessoas ficam incomodadas por esta minha forma de ser… mas realmente eu não tenho “sensibilidade” nesse sentido 😉

        Não deverão ser fogos. Houve uma outra pessoa que viu e que nos descreveu no Facebook (incluindo colocando mais rigor sobre o local). Por isso, a minha hipótese dos fogos, deve ser errada.

        abraços!

  4. Talvez seja um mau tópico no qual escolhi comentar, mas era o último que tinha sido publicado, não quero a minha pergunta fique ligada visitas extraterrestres ou ao fim do mundo, no entanto, aqui vai:

    Hoje, em minha casa perto da cidade do Porto (zona suburbana), pelas 23:00, aconteceu um evento, no mínimo estranho (pelo menos para mim). No céu via-se um aglomerado de pontos a cintilar muito depressa e estava muito junto e, o que mais me chamou a atenção foi que este aglomerado se movia, vindo de ou oeste norte, desvanecendo a meio do céu, para quem se encontra virado para sul, pouco depois. O mais estranho é que se movia demasiado de devagar para ser um avião (ou vários). Poderá ser um cometa (ou pelos menos o seu rasto)? Eu não sei porque nunca vi nenhum, nem nunca tinha ouvido falar de nada que se comporte como aquilo que vi. Ainda tentei pesquisar na Internet, mas não vi nada de extraordinário. Sabem o que possa ser? Obrigado!

    1. No Porto, tem estado calor e ainda existem muitas festas nocturnas (e até diurnas, de santos, como em Gondomar).
      Também têm existido muitos fogos nas áreas ao redor do Porto.
      Poderá ter a ver com fogos… ou com balões talvez?

        • Filipe on 13/09/2013 at 23:32

        Não me parecia, mas também posso estar enganado. Não me parecia balões, mas cinzas de fogos, já não posso negar… Não tenho bem a certeza, pois, como disse, é a primeira vez que vejo tal coisa (talvez seja um evento banalíssimo, mas a minha família também viu e estranhou, daí ter suposto ser um cometa). Tenho pena de não ter conseguido filmar. Obrigado na mesma!

      1. Deixei esta tua dúvida no nosso Facebook 😉
        https://www.facebook.com/astropt/posts/636061193093978

        Para ver se mais alguém viu ou pode dar uma explicação mais consistente 😉

        abraços!

  1. […] (fraude). Graviola (cancro, comentários). Intuitos. Depois da Vida. Telecinética. Sexta-Feira 13. Voo 666. Terra Plana. Geocentrismo (conferência, documentário, Janeway). Terra Ôca. Fósseis de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.