Fractais – a dimensão escondida

Mandel_zoom_08_satellite_antenna

Um excelente e espantoso documentário da NOVA sobre Fractais e sobre como eles estão por todo o lado, sendo a realidade escondida da natureza: Fractals – Hunting The Hidden Dimension.
Vejam o programa em português

Sinopse:

“Documentário que nos apresenta o incrível mundo dos fractais, um conceito ainda não muito conhecido fora do meio cientifico, mas que está na base de uma nova visão da realidade, muito mais ampla e misteriosa.
Os fractais, descobertos pelo matemático polaco Benoît Mandelbrot, definem-se como figuras planas ou espaciais, compostas de elementos auto-similares infinitos, isto é, as partes são semelhantes ao todo e têm um aspecto e distribuição estatística que não mudam seja qual for a escala observada. Na natureza encontramos esse padrão em uma infinidade de exemplos, como os flocos de neve, nuvens, montanhas, percursos de rios, neurónios ou em uma simples couve-flor.
Este documentário interessante aproxima-nos do desconhecido mundo da matemática fractal, explicando-nos a origem, a importância da sua descoberta, assim como a sua aplicação atual em âmbitos tão diversos que vão da arte à medicina, passando pela biologia e tecnologias de comunicação.
Um universo quase inexplorado com um potencial infinito que está protagonizando uma autêntica revolução científica na maneira como pensamos a realidade.”

web-fractal

Wikipedia:

“Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independentes da escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.”

37543074

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Legendas em Brasileiro?
    Falando sério, obrigado pela sugestão.

  2. PERGUNTA: Qual a relação entre Fractais e Paisley?

    Sei apenas que são tecidos de origem escocesa, muito similares aos algoritimos fractais.

    Meu interesse é pessoal, pois tenho muito orgulho de que, durante minha iniciação no ramo da tecnologia da informação, meu primeiro algoritimo estudado, depois de decompilar o compilador BASIC em assembly, e assembler, em 8 bits do saudoso processador Z80 e poucos anos mais tarde do processador RISC Zilog Z80000, foi o Fractal.

    Uma das coisas mais lindas que o ser humano pode contemplar no mundo digital (artificial), que mais se aproxima da natureza, e do Universo não determinístico, que Albert Einstein cita após a descoberta da mecânica quântica, no fim de uma vida inteira propagando que o Universo era determinista.

    1. Encontrei isto:
      http://boards.straightdope.com/sdmb/archive/index.php/t-562845.html
      (resposta do “astro”)

      1. Imensa gratidão!

  3. Aiinn esse sotaque português ♥♥♥♥♥

  4. Acredito que há uma matemática fractal no DNA.

    Uma grande parte do DNA é conhecida como porção-DNA-Lixo, pois não é encontrada qualquer finalidade.

    Mas experimentos com Rapamicina causaram a regeneração de telômeros em gerações futuras.

    Não hávia “visuvelmente” alguma informação de como os telômeros poderiam se regenerar, pois a informação teria sido perdida..

    Aí que entra minha teoria, de que o DNA Lixo funciona como um backup da própria estrutura do DNA.
    Tornando possível ele se reconstituir.

    E a forma de como ele pode se recontruir atravez do DNA lixo, seria se utilizando de algo semelhante a matemática fractal.

    Ou seja informações que em separado não dizem nada mas em conjunto tem significado.

    A a Rapamicina dando condições de aumentar o telômero o próprio funcionamento da multiplicação do DNA fez com que resgatasse a informação de como seria o telômero original atravez do DNA-Lixo.

  5. Depois de ver este documentário, lembrei-me do nome de uma música: “The revealing science of God”.

  1. […] maior. Infinito. Relatividade. Anel de Einstein. Dimensões. Multiverso. Unificar. Mundo Quântico. Fractais. Hawking. Stephen Hawking e Buracos Negros. O que é a Física […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.