Alcance no Facebook: meio milhão de pessoas!

Há poucos dias, demos a informação que a Página de Facebook do AstroPT atingiu os 50.000 fãs.
Mas porventura a melhor métrica do Facebook é o Reach.

O Reach no Facebook é a quantidade de pessoas que teve acesso ao nosso artigo: é o alcance do nosso artigo. Por exemplo, quando um nosso fã partilha um artigo nosso, então automaticamente a página de Facebook do AstroPT assume que o número de amigos que o fã tem, têm o potencial de lerem o artigo partilhado. Esse número de amigos é incluído no Fans Reach.
Nem sequer é preciso ser fã nosso. Se um amigo de um fã partilha o nosso artigo, então o número de amigos desse amigo do fã entra no alcance do nosso artigo.

Comparando com a televisão, é o número potencial de pessoas que podem estar a ver determinado programa, já que a televisão deverá estar ligada nesse canal. Tal como no Facebook, não quer dizer que a pessoa esteja mesmo a ver o programa – a televisão pode estar ligada e a pessoa estar a fazer outra coisa – mas existe esse potencial, esse alcance.
No caso da televisão, isto é chamado de Rating: a taxa média de audiência.

Por exemplo, no dia 25 de Junho, os programas da manhã tiveram estes ratings: Praça da Alegria (RTP) foi visto por uma média de 155.100 espectadores, Querida Júlia (SIC) teve uma média de 236.200 espectadores, e o Você na TV! (TVI) foi seguido por 355.400 espectadores.

reached

O Facebook mudou a sua política de páginas, limitando o número de fãs que podem ver os artigos.
A apresentação das estatísticas também mudaram.
Mesmo assim, podem ver que em Março e Abril deste ano, tivemos semanalmente um Reach de meio milhão de pessoas. Ou seja, os nossos posts estavam a alcançar semanalmente mais de 500.000 pessoas no Facebook.

reach 26

Note-se que se todos os nossos leitores partilhassem os nossos posts, estaríamos a ter um alcance potencial de 11 milhões de pessoas (mais que a população total de Portugal!).

reach 27

Por post, temos artigos vistos por mais de 100.000 pessoas.
Por exemplo, do Sistema Solar à Escala:

reach comparing sizes

Esta é a lista dos posts no Facebook que chegaram a mais pessoas (Reach):

reach list

1 comentário

4 pings

  1. Infelizmente, cada vez mais o Facebook está a diminuir o alcance das páginas… e quem mais sofre são as maiores.
    Vão ter só 1% de alcance. Quem quiser mais, que pague… 🙁
    http://www.administradores.com.br/mobile/noticias/tecnologia/facebook-diminui-alcance-das-paginas-para-1/85965/

    Estou a ver que o melhor é criar perfis… ou grupos…

  1. […] – Temos uma página de Facebook com mais de 70 mil fãs. Ainda no Facebook, conseguimos um alcance superior a meio milhão de pessoas. […]

  2. […] Respostas. Questionário Missões. Parcerias. Colaborações. Revistas. Facebook (favorito, alcance). YouTube. Google+. Mobile. Valor da Divulgação. Futuro. Blog do Ano em Ciência (2012, 2013). […]

  3. […] – Temos uma página de Facebook com mais de 60 mil fãs. Ainda no Facebook, conseguimos um alcance superior a meio milhão de pessoas. […]

  4. […] altura, estávamos com um alcance de cerca meio milhões de pessoas no […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.