Governo russo quer intervir na indústria espacial

Art-Stamp-Art-Russia-Space-Dog-Laika1

A indústria espacial russa atravessa uma fase tão complicada devido a inúmeros problemas (como a explosão do Soyuz em Julho passado), que o Primeiro Ministro russo, Dmitry Rogozin, veio a público afirmar que a indústria precisa da ajuda estatal. “Assistência constante do governo é necessária para que se possa quebrar o ciclo vicioso de acidentes e falhas”, afirmou Rogozin, que tem a seu cargo os sectores espacial e da defesa, numa entrevista cedida no final de Agosto ao Kommersant.

No passado dia 4 de Agosto, Rogozin criticou severamente a indústria espacial russa, ridicularizando a incompetência técnica e apelando a reformas estruturais em todo o sector.

No dia 2 de Julho, um fogetão Proton-M, transportando 3 satélites do sistema de navegação por satélite russo – o Glonass -, incendiou-se pouco depois do lançamento no Centro Espacial de Baikonur. O incidente, o último numa série de retrocessos no programa espacial russo, foi ainda mais mediático por causa da perda do foguetão e dos satélites, e ainda devido a um enorme escândalo de corrupção em torno do programa Glonass.

(in Astropolitica)

3 comentários

  1. Tá-se a ver que vão rolar “melões”.
    Por o que se comentou, o Glonass oferece a resolução máxima sem cobrar ao povinho, por enquanto. Agora resta saber que casa de software está disposta a avançar com uma aplicação para Android ou Windows que suporte o Glonass?
    Acho que muita gente já está farta do sistema GPS embrulhar-se todo em meio urbano, por falta de resolução para uso civil.

    1. Bom, em relação à utilização do Glonass, ela já acontece actualmente , por exemplo… no Iphone. Algumas versões utilizam o Glonass e o GPS.

      Quanto à reestruturação do sector espacial russo, noticias avançadas pela imprensa dão conta que ela irá começar a ser implementada até ao final deste mês: http://astropolitica.blogs.sapo.pt/141624.html

      Espero ter ajudado. : )

        • PAULO on 26/09/2013 at 01:39

        Grato pela ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights