Qual a melhor Criatura Alienígena do Cinema?

Eles figuram entre obras de Ficção Científica, Suspense e Terror, desde o início da cinematografia, uma vez que medo e fascínio por Alienígenas é muito mais antigo. Essa lista de cinco monstros extraterrestres é também uma análise, que explica o porquê de minha escolha. Então, vamos lá:

 

Alien-652148

5 – Alien – (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aliens_(filme))

O monstro que provavelmente encabeçaria qualquer lista entre os mais assustadores, foi um grande sucesso de público e crítica desde seu primeiro filme, em 1979. Mas porque uma criatura que parece demoníaca e de certo ponto de vista anti-natural em muitos aspectos, sem muito sentido biológico, figuraria numa lista entre os melhores alienígenas?

Minha escolha é motivada pela produção de 2004: “Alien vs Predador”. O fato é: Aliens não são criaturas naturais, eles são criaturas geneticamente planejadas, criadas possivelmente pelos Predadores (4) para serem caçados – porque os predadores adoram caçar, quer razão melhor para criar uma monstruosidade armada em todos os aspectos possíveis?

Alien é uma junção de muito do que a natureza tem de mais destrutivo em um único ser. Desde a fase “larval”, já tem um grande poder destrutivo que só pode ter sido inspirado em insetos que eclodem no corpo de outra criatura – como larvas de vespas fazem com corpos de aranhas. Quando adulto, todo seu corpo é feito de armas de combate: cauda, garras, mandíbulas, língua mordedora, e até seu sangue, altamente ácido. Como criatura biológica tem pouco sentido, mas como criatura planejada é indiscutivelmente fantástico.

 

images

4 – Predador (http://pt.wikipedia.org/wiki/Predator)

É o tipo de criatura que torcemos para não tirar a máscara que geralmente usa, devido ao seu visual facial. Mas não é a feiura que mais preocupa em um Predador, mas o fato de seu nome ser mais que apropriado. Predadores têm duas coisas que realmente seriam motivo mais que suficientes para a humanidade temê-los: eles são versões melhoradas de nós mesmos em muitas características. A mais saliente é o prazer da caça, o que faz deles “predadores” – e assim como caçadores humanos, usam de simbologias e fazem troféus bizarros – como tirar a pele de sua caça e pendurá-la.

É muito difícil, mesmo para um pelotão fortemente armado, derrotar um único Predador – eles são mais fortes, mais inteligentes, e possuem armas e tecnologia superior. O prazer dos Predadores pela caça é tal que investiram no cultivo de criaturas terríveis para saciá-lo: os já citados Aliens – que se tornaram tão poderosos que em mais de um episódio fugiram de seu controle.

Está na lista por ser uma criatura, apesar de tão terrível, com muitas características compatíveis com o único exemplo de espécie inteligente que conhecemos: nós mesmos. Biologicamente, entretanto, a pele escamada, garras e crânio desses estranhos humanóides passa a ideia de terem evoluído de criaturas parecidas com répteis, e uma ideia também de como seria uma espécie inteligente evoluída de ancestrais predadores parecidos com os dinossauros terópodes, e não de primatas como nós.

 

download

3 – Grays (Vários filmes)

Os Grays estão tão difundidos na ficção quanto nas crenças reais das pessoas – mais que isso só mesmo colocá-los na Taxonomia oficial onde a Biologia cataloga os seres vivos conhecidos… É claro que isso não aconteceu, porque cientificamente os Grays não são reais.

Cinzentos, geralmente de baixa estatura e frágeis, os Grays são sumariamente humanóides, no entanto com crânios e olhos enormes, nariz e boca pequenos, e músculos e órgãos genitais atrofiados. Existem muitos materiais sobre esses seres fora do mundo da ficção, em ciências alternativas e na Ufologia – existe ainda quem acredite se tratarem de seres humanos do futuro. O melhor filme em criaturas, enredo e sucesso com Grays provavelmente foi a trama “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” – que inspirou uma legião sobre a Ufologia.

Mas não é pela popularidade que coloco os Cinzentos nessa lista – mas pelo futurismo ao pensarmos como nos tornaríamos se nossa tecnologia se desenvolvesse a tal ponto de abandonarmos algumas características físicas herdadas da natureza, como mandíbulas possantes, pelagem, unhas… Em contrapartida uma caixa craniana maior para um cérebro maior.

 

download (1)

2 – Insetos (Tropas Estelares)

Não será injusto se me chamarem de “tendencioso” ao colocar essas criaturas tão “terrestres” nessa lista – uma vez que sou fã da série. Mas vou tentar defender minha escolha… 😀

Tropas Estelares é uma Futurâmica Espacial – que chegou aos cinemas em três filmes e uma animação depois de várias sagas numa série animada. Simplificando, no futuro toda a humanidade está envolvida numa grande guerra cósmica contra hordas gigantes de artrópodes espaciais extremamente evoluídos. São várias espécies unidas, na verdade, envolvendo crustáceos, aracnídeos e insetos irracionais guiados somente por comandos telepáticos chave de artrópodes inteligentes, geralmente escondidos e fortemente protegidos – num grande jogo de xadrez espacial entre seres tecnológicos contra seres que levaram a biologia evolucionária a extremos inimagináveis.

O que acho mais interessante em colocar esses seres na lista é a questão que eles trazem à tona, de que os limites da biologia não são conhecidos. Talvez a tecnologia não seja a única forma de uma espécie, ou um conjunto delas como é o caso aqui, colonizar outros mundos.

 

download (2)

1  – Robôs (vários filmes)

A minha inspiração aqui foi o filme estilo “família” Batteries not Included: um filme antigo, em que pequenas sondas alienígenas inteligentes ajudam um grupo de pessoas humildes a salvar seu lar. Mas entre bonzinhos, neutros e perversos, os robôs de procedência extraterrestre são comuns em muitos filmes. Quem não lembra o filme com ótimas máquinas e história que não dá nem para chamar de ruim, pois praticamente não teve, Skyline – A Invasão? Ou então os robôs imbatíveis de The Day the Earth Stood Still?

Mas vamos pensar no porquê da escolha. Máquinas, sondas mais precisamente, são praticamente sempre os pioneiros quando se trata de exploração espacial. E o nosso contato imediato mais provável, antes de qualquer contato com alienígenas, será com seus constructos exploradores da galáxia.

E a tendência é serem inteligentes, Inteligência Artificial. Isso acontece porque as distâncias entre as estrelas são tão vastas que a comunicação teria anos de atraso – respeitando as leis da física – nada pode ser mais rápido que a luz. Para superar isso, toda máquina enviada a tais distâncias teria que ser programada para tomar as suas próprias decisões.

15 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu sou mais conservador: prefiro o bom e velho Dr. Spock. Também gosto do alienígena do filme “O Dia em que a Terra Parou” (não sei se em Portugal é o mesmo título).
    O Alien é o mais assustador. Já no Predador não vejo graça.

  2. O extra terrestre mais feio que vi foi do episódio jornada nas estrelas sal da terra

  3. Apesar de não gostar dos filmes o Alien foi muito bem pensado, aparência sinistra e com o interior do corpo repleto de ácido como defesa faz parecer o duro de matar dos alienígenas.

  4. isso é porque nenhum de vocês viu a minha cara xD

  5. Pessoalmente, gosto muito dos Q, Borg, Prophets, Tholians, Organians, e Species 8472 … tudo do Universo Star Trek 😛
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Star_Trek_races

    1. Borgs me lembram os Pyrosomes: http://www.youtube.com/watch?v=5EQGA_4BZ5s

      🙂

    • António Castanheira on 23/09/2013 at 10:24
    • Responder

    A “melhor” criatura alienígena é a princesa Leya (apesar do aspeto humano tem origem numa distante galáxia).

    Quase todos os outros são quase sempre uns filhos da mãe mal encarados…

    1. O meu favorito é o Worf (Star Trek: The Next Generation). Bem bonito, por sinal.

  6. Assim como o Daniel, menciono também o filme Prometheus, que sugere que tanto seres humanos como os Aliens do filme de 1979 sejam criações de outra raça alienígena batizada de Space Jockey.

    1. Prometheus deve ter desconsiderado o que é dito em “Alien vs Predador” – ou a tradução na versão brasileira me fez confundir os termos. No entanto, ainda é possível encaixar as histórias, substituindo os Predadores do lugar de criadores para apenas cultivadores ou manipuladores.

      1. A verdade é que nem Prometheus, que deveria explicar a origem do Alien do filme de 1979, não faz isso direito. Talvez por isso esteja vindo aí o Prometheus II. Você pode ter razão, mas lembro que Alien é de Ridley Scott e Predador é filme de outro diretor. Acredito mais que Alien VS Predador seja um spin-off.

  7. Isso nem tem discussão; é a Barbarella,, começa a luta vestida e acaba a batalha em biquíni!

  8. O filme PRometheus, nos da um novo ponto de vista sobre a criação do alien…

  9. Achei que “melhor” aqui fosse no sentido biológico. Deve ser muito difícil achar qualquer personagem da ficção biologicamente compreensível. Já vi uma reportagem a respeito (não lembro quando) em que os biólogos reclamam muito quando se deparam com criaturas da ficção pela sua ilógica estrutura. Achei interessante. Mas na arte vale tudo né!?

    1. Na arte vale também a ciência – que tal alienígenas imaginados por cientistas? Esse documentário tem um ecossistema inteiro 😀

      http://www.youtube.com/watch?v=BNLfNe12BKE

  1. […] Galactica. V. Buck Rogers. 3º Calhau a Contar do Sol. Eles São Feitos de Carne. Terra Média. Melhor Criatura Alienígena do Cinema. Star Trek (características, ciência). Star Wars (características, Princesa Leia, petição para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.