Enorme erupção vulcânica vista na lua Io

A sonda Voyager 1 tirou esta fotografia a Io a 4 de Março de 1979, onde se vê uma enorme erupção volcânica na sua superfície. Crédito: NASA/JPL.

A sonda Voyager 1 tirou esta fotografia a Io a 4 de Março de 1979, onde se vê uma enorme erupção vulcânica na sua superfície. Crédito: NASA/JPL.

A 15 de Agosto passado, o telescópio Keck II que se encontra no Hawaii, viu uma enorme erupção vulcânica na região Rarog Patera, em Io, lua de Júpiter.

Io é constantemente puxada gravitacionalmente quer por Júpiter quer pelas luas galileanas, o que faz com que o seu interior esteja permanentemente em convulsão, levando a centenas de vulcões activos na sua superfície. É o corpo mais vulcânico do sistema solar!

A “fonte de lava” vista agora levou a que a “rocha fundida” do interior de Io fosse lançada a centenas de metros acima da superfície desta lua.

Estes vulcões são vistos frequentemente nesta lua, no entanto a ideia de um vulcão activo numa lua do sistema solar é uma imagem deveras surpreendente para humanos que só recentemente tiveram acesso a estas visões a 628 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Não existe ainda qualquer imagem desta nova erupção. No entanto, a imagem neste artigo já dá uma ideia de como deverá ser.

Leiam em inglês, aqui e aqui.

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. mano isso é ridículo, não existe vulcões na lua.As crateras que existem na lua são formadas pelos impactos dos meteoros e pelos meteoritos. A lua é uma barreira natural da terra assim como ela e outros planetas. Sem a lua a terra não existiria tecnicamente porque ela ia ser massacrada pelos meteoros e meteoritos.

    1. Giulia,

      Primeiro: o autor não é seu “mano”. Sugiro que aprenda a respeitar as pessoas.

      Segundo: está perfeitamente explícito que o texto é sobre a lua Io, uma lua de Júpiter. Sugiro que aprenda a ler.

      Terceira: é absurdo dizer que a Terra não existiria se não existisse a Lua. Sugiro que aprenda astronomia.

  2. Se o Inferno fosse um local do Universo, seria muito mais atractivo que Io, lua de Júpiter 😀

  3. Ah, e boa noite, que aqui em Portugal, é 00h… Grande abraço 😉

  4. Ontem gozei com esta notícia, mas não é que agora se está a tornar viral? XD

    http://www.ciencia-online.net/2013/09/piramide-submersa-acores.html

    Acho que tem de fazer um post sobre o assunto…

    Já agora, posso lhe aconselhar outro post? A TVI24 horas, sensacionalista como é, apresentou ao público esta notícia: http://www.tvi24.iol.pt/aa—videos—sociedade/sismo-tsunami-portugal-mortos-tvi24-ultimas-noticias/1240878-5795.html

    Agora andam pessoas a dizer que daqui 2 ou 3 horas vai haver um sismo… Meu Deus, que é que não percebem, é hipoteticamente, um estudo que se centra nas falhas das nossas infraestruturas, mais nada. Infelizmente, a comunicação social tem alguma culpa, gostam de meter títulos como “SUPERNOVA VAI ACABAR COM A TERRA”, ou “NASA DIZ QUE HÁ EXTRATERRESTRES”, ou neste caso “TERRAMOTO VAI MATAR MILHARES” depois uma pessoa lê, e vê que a tvi e a sic deviam dedicar-se mais à ciência e menos ao sensacionalismo… PATÉTICO XD

    1. E não é 1 de Abril… o que ainda é mais surpreendente 😉

  5. Falando em descobertas

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=682880&tm=4&layout=122&visual=61

    1. Isto é treta…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights