Amostra recolhida pela Curiosity indica que há água em Marte!

Imagem mostra a evidência da recolha de solo feito pela Curiosity em Rocknest, em Outubro de 2012. Créditos de imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Imagem mostra a evidência da recolha de solo feito pela Curiosity em Rocknest, em Outubro de 2012.
Créditos de imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Depois de uma semana que começou com uma má notícia vinda de Marte (aqui), eis que chegam os resultados das recolhas de solo marciano feitas pela sonda Curiosity e, conforme um estudo publicado ontem no jornal Science, parece que água há de certeza.

Após cuidada análise, a quinta recolha de solo feito pela Curiosity em ‘Rocknest’ mostrou a presença de água, dióxido de carbono, oxigénio e enxofre. Em resultado desta análise, tudo indica que o solo marciano será composto por 2% de água, o que leva os cientistas a projectar que será possível hidratar os seres humanos que um dia explorem o planeta vermelho.

 

Crédito imagem: NASA/JPL-Caltech/Malin “Nós sabemos que deverá haver água em Marte de forma abundante e acessível”, afirmou Laurie Leshin, principal autor do estudo, concluindo que “quando enviarmos pessoas para Marte, estas poderão recolher solo da superfície marciana, aquecer-lhe um pouco e extrair água.” Conforme o estudo, será possível extrair cerca de 0.47 litros de água por cada 0.03 metros cúbicos de solo.

Estes dados foram conseguidos após 5 recolhas de solo feitos pela sonda Curiosity na zona ‘Rocknest’, em Marte, e a sua posterior análise no laboratório SAM a bordo da sonda da NASA.

Para informação mais aprofundada: Centro Ciência Viva do Algarve

Mais informações em: Space.com

Fonte: NASA

11 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Cambada de atrasados mentais…
    Agora além de se roubarem uns aos outros na Terra, também querem vir-nos roubar ao nosso planeta!!!
    Venham cá venham que logo vêm o que é bom para assar.

  2. Marte já está f##dido más se transportar os gases do “defeito estufa” da terra pára marte atrasariamos a metamorfose de terra pára vênus e faríamos marte ficar mais terra e finalmente condições pára o passo 2 colonisacao. Passo 3 procurarião o “petróleo marciano” jogariamos mais gases do efeito estufa em marte e por fim passo 4 f##der com o sistema te temperatura marciano não daria outro resultado se não faser de marte f##dido frio pára f##dido quente resultado de inocente pesquisa científica faríamos de terra vênus e marte vênus também.

  3. Mal posso esperar para começarem a explorar as profundezas do solo marciano com a missão Insight.

    http://insight.jpl.nasa.gov/home.cfm

  4. “4° – F##de com todo o sistema marciano –’”

    Isso quer dizer exactamente o quê? De que sistema falamos?

  5. 1° – Observar
    2° – colonizar
    3° – retirar riqueza
    4° – F##de com todo o sistema marciano –‘

    1. E ficaremos só “olhando” Marte, os asteroides, os cometas? Riquezas existem para serem usadas e valorizadas, não para ficarem em redomas.

      Aliás, o “sistema marciano” não tem nada a reclamar, nem a piorar nem a melhorar.

  6. lindo *.*

  7. Quando tiver caravana me avisem 😀

  8. Muito bacana, mas minha vontade de ir pra Marte é ZERO!

    1. Ao que parece o Mauricio é que é a excepção http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Media/Interior.aspx?content_id=3414100

      😉

  1. […] – Marte: Spirit e Opportunity (Aniversário). Curiosity (entrevista, água, água, furo). Comparação. Phoenix. Viking. Exploração. Dunas Coloridas. Geologia. Registo Geológico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.