O brilho frio da formação estelar – Nebulosa da Pata do Gato

Um novo instrumento chamado ArTeMiS acaba de ser instalado com sucesso no APEX – o Atacama Pathfinder Experiment. O APEX é um telescópio de 12 metros de diâmetro instalado a elevada altitude no deserto do Atacama, que opera nos comprimentos de onda do milímetro e submilímetro – entre a radiação infravermelha e as ondas rádio do espectro electromagnético – dando aos astrónomos uma ferramenta valiosa para observar o Universo.
A nova câmara forneceu já uma bela imagem detalhada da Nebulosa da Pata do Gato.

Esta imagem da região de formação estelar NGC 6334 mostra o brilho detectado no comprimento de onda de 0,35 milímetros, emitido pelas densas nuvens de grãos de poeira interestelar. Créditos: ArTeMiS team/Ph. André, M. Hennemann, V. Revéret et al./ESO/J. Emerson/VISTA; Cambridge Astronomical Survey Unit

Esta imagem da região de formação estelar NGC 6334 mostra o brilho detectado no comprimento de onda de 0,35 milímetros, emitido pelas densas nuvens de grãos de poeira interestelar. Créditos: ArTeMiS team/Ph. André, M. Hennemann, V. Revéret et al./ESO/J. Emerson/VISTA; Cambridge Astronomical Survey Unit

A ArTeMiS (Architectures de bolométres pour des Télescopes à grand champ de vue dans le domaine sub-Millimétrique au Sol – Rede de bolómetros para telescópios de campo largo no domínio submilimétrico instalados no solo) é uma nova câmara de grande angular que trabalha na região submilimétrica do espectro, e será uma adição importante ao conjunto de instrumentos do APEX, fazendo aumentar a profundidade e detalhe com que se poderá observar. A rede de detectores de nova geração da ArTeMiS atua mais como uma câmara CCD do que a geração anterior de detectores, o que permitirá fazer mapas do céu de campo largo mais depressa e com muito mais pixels.

A equipa que instalou a ArTeMiS teve que lutar contra condições meteorológicas extremas para conseguir completar a tarefa. O Centro de Controlo do APEX encontrava-se praticamente soterrado por imensa neve que caiu no planalto do Chajnantor. Com o auxílio do pessoal do Centro de Apoio às Operações do ALMA e do APEX, a equipa transportou as caixas onde estava a ArTeMiS até ao telescópio por uma estrada de recurso, evitando os amontoados de neve trazidos pelo vento, e conseguiu instalar o instrumento, colocar o crióstato em posição e ligá-lo na sua posição final.

Para testar o instrumento foi preciso esperar por tempo muito seco, já que os comprimentos de onda no submilímetro que o APEX observa, são fortemente absorvidos pelo vapor de água. No entanto, quando o bom tempo chegou, foram feitas observações de teste bem sucedidas. No seguimento dos testes e das observações de instalação, a ArTeMiS foi utilizada para vários projetos científicos. Um dos alvos apontados foi a região de formação estelar NGC 6334 (Nebulosa da Pata do Gato), situada na constelação austral do Escorpião. Esta nova imagem obtida pela ArTeMiS está significativamente mais nítida do que imagens APEX anteriores da mesma região.

Os testes da ArTeMiS continuam e a câmara regressará brevemente a Saclay, em França, para que se possam instalar mais detectores no instrumento. Toda a equipa está muito entusiasmada com os resultados destas observações iniciais, que são uma bela recompensa pelos muitos anos de trabalho árduo, e os quais não poderiam ter sido alcançados sem a ajuda e o apoio do pessoal do APEX.

Condições atmosféricas difíceis no Centro de Controlo do APEX

Condições atmosféricas difíceis no Centro de Controlo do APEX

O mesmo edifício sob condições atmosféricas normais.

O mesmo edifício sob condições atmosféricas normais.

Este é um artigo do ESO.

2 comentários

1 ping

    • Atamar Chalub on 28/09/2013 at 16:37
    • Responder

    oi carlos voçe podia me explicar ou até mesmo fazer uma matéria sobre, como os astronomos conseguem tirar foto da nossa galaxia vista de uma perspectiva de fora dela ja que nenhum objeto nosso tem capacidade de sair da galáxia para tal feito. eu agradeçeria muito essa luz para tirar essa dúvida cruel.

    1. Não é possível tirar fotos à nossa galáxia no seu todo, vista de fora.

      abraços

  1. […] – Nebulosas: Esquimó. Formiga. Carina (coluna de poeira). Olho do Gato (aqui). Pata do Gato. Helix. Olho de Deus. Orion. Cabeça do Cavalo. Cabeça do Cavalo. Cabeça do Cavalo. Borboleta. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights