Mars Reconnaissance Orbiter fotografa cometa ISON

O cometa C/2012 S1 (ISON) realizou anteontem uma passagem a 10,8 milhões de quilómetros de Marte. Numa tentativa de estudar e fotografar o cometa a partir do planeta vermelho, as sondas Mars Reconnaissance Orbiter e Mars Express, e os robots Curiosity e Opportunity, têm estado todos envolvidos numa campanha de observação que se estenderá até ao próximo Sábado. A Mars Reconnaissance Orbiter foi, aparentemente, a primeira missão a ter sucesso. Vejam em baixo as primeiras imagens do cometa visto da órbita marciana:

ISON_HiRISE_MRO_290913Cometa ISON visto pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, a 29 de Setembro de 2013.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Baseados numa análise preliminar dos dados, os investigadores Alan Delamere e Alfred McEwen da equipa da câmara HiRISE, afirmam que o cometa aparenta estar no limite inferior da gama de previsões de brilho para observação. “Como resultado, a imagem não é visualmente agradável, mas esta actividade é melhor para a determinação das dimensões do núcleo”, explicam Delamere e McEwen no site da HiRISE. “A imagem tem uma escala de aproximadamente 13,3 quilómetros por pixel, maior que o cometa, no entanto o tamanho do núcleo pode ser estimado com base no brilho típico dos outros núcleos cometários.”

Entretanto, foram já disponibilizadas na internet as primeiras tentativas de observação do ISON dos robots Curiosity e Opportunity (ver aqui e aqui). Infelizmente, mesmo que o cometa se encontre nessas imagens, não se distingue dos artefactos de compressão.

1. existe alguma chance de ver no brasil? se sim quando?

1. O cometa ISON encontrar-se-á visível em ambos os hemisférios até à sua passagem pelo periélio, no dia 28 de Novembro. Se tudo correr de acordo com as previsões, no início de Novembro tornar-se-á visível a olho nu em céus muito escuros, antes do nascer do Sol.

Aconselho-o a consultar os mapas celestes disponíveis no site Heavens Above (http://www.heavens-above.com/), para saber onde poderá encontrar o cometa nas próximas semanas. 😉

• lucas on 10/10/2013 at 00:24

estou pesquisando sobre ele, em alguns sites dizem que ja da pra ver a olho nu, mas a fonte não é confiavel então nao sei hehe… tem como vc dizer uma data para a melhor observação dele antes de 28/11 ? se sim ja vou me preparar 😀

1. Não. Neste momento, o cometa ISON só é visível através de um telescópio.

Quanto a avançar com uma data, é complicado. Tudo indica que o cometa se tornará visível a olho nu no início de Novembro (primeira ou segunda semana do mês), mas os cometas são muito imprevisíveis e o ISON está numa primeira visita ao Sistema Solar interior. 😉

2. Caso o cometa C/2012 S1 (ISON) sobreviva a passagem pelo periélio ele vai poder ser visto do hemisfério sul? Caso a resposta seja sim onde pode ser localizado no céu? Quanto tempo em média ele vai ficar a vista no céu?

Abraços…

1. Olá Rodrigo,

Lamento mas não. Depois da sua passagem pelo periélio, o cometa ISON fará a sua aparição nos céus do hemisfério norte.

• Betinhofloripa on 07/10/2013 at 15:34

3. Aparentemente vc é o único no Brasil falando publicamente sobre um tal coma do planeta Marte…tenho xeretado os sites americanos (por ser muito curiosa!) e queria muito entender o que esta acontecendo. Será que poderia fazer uma publicação explicando para nós Brasileiros o que significa tudo isso, principalmente o que é um coma de um planeta!! Adorei o seu site!

1. Olá maya,

Leu o artigo com atenção? Em lado nenhum surge qualquer referência a uma “coma do planeta Marte”. A única frase onde aparece a palavra coma é esta: “Aparentemente, a coma do cometa é ainda muito difusa, pelo que estas imagens poderão ser úteis para calcular as dimensões e o brilho do núcleo, dados essenciais para determinar o comportamento do cometa durante a sua passagem pelo periélio no próximo dia 28 de Novembro.” Ou seja, refiro-me à coma ou cabeleira do cometa ISON, a nebulosidade que envolve o núcleo do cometa. 😉

• maya on 07/10/2013 at 17:01

Gratidão por responder Sergio! Eu confundi justamente essa frase…porque estava escutando um vídeo falando sobre isso….https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Ffeature%3Dplayer_embedded%26v%3DQwLRIdkMWrA%23t%3D78%26hd%3D1&h=YAQEorsOr

E achei vários vídeos sobre isso, mas nada no Brasil…! Você sabe alguma coisa sobre isso? Estou te enviando o link e espero que entenda inglês! Abs

1. Olá maya,

O vídeo está repleto de disparates.

1º As instituições públicas americanas fecharam porque não existe um entendimento entre Republicanos e Democratas quanto ao orçamento de estado para 2013-2014. A consequência directa deste impasse foi a paragem dos serviços governamentais não essenciais: http://www.astropt.org/2013/10/01/nasa-atacada-por-incompetencia-politica/. Ou seja, não é preciso recorrer a entidades imaginárias como “A Ordem Mundial” para explicar este lamentável incidente.

2º O cometa ISON passou a 10,8 milhões de quilómetros de Marte, muito longe para houvesse qualquer interacção (por mínima que seja) entre a coma do cometa e o planeta. Não se formou qualquer “coma” ou outra qualquer estrutura em redor de Marte. Qualquer pessoa pode verificar isso – basta apontar um telescópio na direcção do planeta.
        Mais ainda. Se tivesse acontecido algo a Marte, os cientistas teriam todo o interesse em estudar o fenómeno. A NASA está off-line, mas a Agência Espacial Europeia estaria em condições de anunciar tal descoberta (recordo que a Mars Express está, neste momento, operacional na órbita do planeta vermelho).

3º A coma do cometa ISON adquiriu uma tonalidade esverdeada devido à excitação pela radiação ultravioleta solar dos gases libertados pelo núcleo. É um fenómeno normal e espectável.

4º Não tive paciência para ouvir o resto. Estes vídeos não só não esclarecem como criam ainda mais confusão.

4. Então a perguntar que não quer calar, este cometa trará aos céus da terra aquele espetáculo previsto pelo seu brilho ou não?

1. Infelizmente, ainda não é possível dizer como é que o cometa se comportará quando estiver próximo do periélio. Neste momento, o cometa exibe um brilho inferior ao previsto, no entanto têm sido observados sinais de actividade animadores no seu núcleo. Se sobreviver à passagem pelo periélio, o cometa poderá providenciar ainda um bonito espectáculo. 😉

Outro factor de incerteza é a sua rotação. Aparentemente, ISON tem um eixo de rotação inclinado em cerca de 30º relativamente ao Sol. Isto quer dizer que uma fracção da sua superfície esteve sempre escondida nas sombras, pelo que é impossível saber neste momento como se comportará quando ficar pela primeira vez exposta à luz solar, quando o cometa atingir o periélio.

1. […] noticias mais recentes, o cometa passou, no início deste mês a 10,8 milhões de km de Marte, e em Dezembro ficará no […]