Tertúlias FNACiência – “Efemérides Bioquímicas em 2013 – das enzimas ao DNA”

image001a

Tertúlia organizada pela Escola de Ciências da UMinho em parceria com a FNAC Braga, no dia Dia 17 de outubro pelas 21h30.

A Bioquímica é a ciência que estuda a vida a nível molecular tendo desenvolvido as suas bases fundamentais durante o século vinte. Curiosamente este ano comemoram-se vários aniversários redondos de importantes marcos para esta ciência. O mais emblemático são os 100 anos da publicação do artigo contendo a expressão matemática que define quantitativamente o modo de ação das enzimas. A chamada equação de Michaelis-Menten teve e continua ter uma importância fundamental no desenvolvimento da Bioquímica devido ao papel central que as enzimas desempenham em todos os processos bioquímicos. Aliás apesar de ser um artigo com muitos anos continua a ser muito citado em trabalhos recentes. Outro marco talvez mais conhecido é a determinação da estrutura da dupla hélice do DNA em 1953. Sessenta anos depois é inquestionável a importância que esta descoberta teve na compreensão das bases moleculares da transmissão e expressão da informação genética nos seres vivos.

Mas também se comemoram estes ano os cinquenta anos da identificação de proteínas (em particular algumas enzimas) cuja estrutura pode ser alterada pela ligação de pequena moléculas modificando a sua atividade biológica. Estas proteínas denominadas alostéreas desempenham um papel central na regulação de todos os processos bioquímicos. Nomeadamente a nível do conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos – o chamado metabolismo. A denominada teoria do controlo metabólico foi desenvolvida há quarenta anos e expressa matematicamente a relação entre a atividade biológica das enzimas e o fluxo de compostos químicos (metabolitos) ao longo das várias transformações (vias metabólicas) que ocorrem na célula. A aplicação desta teoria permite desenvolver modelos do funcionamento celular.

Por último, há trinta anos foi introduzida uma metodologia laboratorial que permite replicar moléculas de DNA num tubo de ensaio ultrapassando assim as limitações inerentes ao estudo de amostras contendo reduzidas quantidades desta molécula. Mas as aplicações da denominada reação em cadeia da polimerares (PCR do inglês “Polymerase chain reaction”) são muito mais amplas e revolucionaram os procedimentos laboratoriais relacionados com a manipulação do DNA.

Nesta tertúlia pretende-se discutir a relação entre todos estes marcos e a sua importância para o desenvolvimento da Bioquímica, assim como as suas implicações em áreas mais aplicadas como a saúde, a indústria e a agricultura, e consequentemente na vida de todos nós.

Intervenientes: João Carlos Marcos (Director do Mestrado em Bioquímica Aplicada, Escola de Ciências da Universidade do Minho) e Miguel Castanho (Prof. Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); Moderação por: Paula Nogueira.