Neva pedras em alguns exoplanetas?

rock-snow-world2-670x440-131010

Quando pensamos em planetas que orbitam outras estrelas (que não o Sol), tendemos a querer que sejam como a Terra.
No entanto, para mim, o mais fantástico é precisamente não o serem. A gama de possibilidades é impressionante.

Atente-se no planeta KOI-1843 que está tão próximo da sua estrela-mãe que a sua órbita (o seu ano) demora somente 4,2 horas. Ele está 40 vezes mais próximo da sua estrela que Mercúrio está do Sol.
A sua temperatura à superfície é de cerca 2.315ºC. Esta é uma temperatura que permite que a rocha derreta…
A sua superfície no lado virado para a estrela (estes planetas devem ter sempre a mesma face virada para a estrela) deverá ser rocha derretida. Imaginem que “nadavam” sobre esta superfície…

Imaginem agora que existe uma fraca atmosfera no planeta.
No lado diurno, temos a rocha quente a derreter, com o vapor a formar uma ténue atmosfera a fugir do planeta (em direcção à estrela).
Devido aos movimentos atmosféricos, parte deste vapor irá em direcção ao lado nocturno. O lado nocturno é mais frio. O vapor atmosférico de rocha derretida ao chegar a esse lado mais frio, poderá transformar-se em neve (não de água mas de rocha).

“Este é um cenário muito interessante”, disse o astrónomo Brian Jackson que lidera um estudo para saber se estas possibilidades efectivamente existem na nossa Galáxia.

1 ping

  1. […] Projectos. Hot Jupiters. Terrestres. Super-Terras com vida e frequentes. Estranhos. Mais frio. Nevar pedras. Anãs Castanhas. Múltiplos. Órfãos. Matéria Negra. Atmosferas. Mapa Atmosférico. Formação. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights