Programa Público hoje no Planetário do Porto

Palestra-Califa-Web Esta semana o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) recebe a reunião do consórcio  CALIFA (Calar Alto Legacy Integral Field Area Survey), o maior e mais extenso levantamento de galáxias alguma vez feito.

O CAUP, no seu esforço contínuo para a promoção da cultura científica nacional, leva esta investigação de ponta aos cidadãos, apresentando uma noite dedicada ao público em geral, de entrada livre e gratuita, a começar às 20h30 de hoje no auditório do CAUP/Planetário do Porto.

PROGRAMA | Quinta, 17 de Outubro

20:30  Concerto de Fado no Planetário

21:15  Tertúlia Physics after the experimental discovery of the Higgs boson and the Planck mission
Orfeu Bertolami (DFA/FCUP)

22:00  Palestra Exposing the intimate life of galaxies
Jesus Falcon Barroso
(Instituto de Astrofisica de Canarias)
Glenn van de Ven (Max-Planck Institute for Astronomy)

O CALIFA (Calar Alto Legacy Integral Field Area Survey) é o maior e mais extenso levantamento de galáxias alguma vez feito. Irá observar 600 galáxias, durante 250 noites, com um espectrógrafo composto por 350 fibras óticas, cada uma a observar uma área do céu correspondente ao tamanho de uma moeda de 1 euro a 80 metros de distância. Com este instrumento é possível mapear em detalhe objetos extensos como galáxias, com apenas uma única exposição. Os dados do CALIFA permitirão aos astrónomos responder a algumas das perguntas fundamentais sobre evolução de galáxias.

Mais informações aqui