É já neste domingo o eclipse solar…

11

Neste domingo ocorrerá o eclipse solar total no Oceano Atlântico e por terras africanas.
Para informações gerais do eclipse leiam este artigo, e, em especial, a parte final do mesmo sobre SEGURANÇA de observação do eclipse.
Em Portugal e Brasil apenas decorrerá o eclipse PARCIAL do Sol, ou seja, o Sol não será completamente oculto pela Lua. Na hiperligação http://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-3-novembro-2013.html poderão ver tabelas prontas para serem usadas por quem viva ou esteja no Brasil. Em Portugal, haverá sessão administrada pelo CAUP como pode ser visto neste pequeno artigo e haverá, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro de Estoril entre as 11 h 30 min e as 13 h 30 min também sessão de observação: http://nuclio.org/blog/observacao-publica-do-eclipse-do-sol-3-nov-2013/.
O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra também irá realizar sessões no âmbito da actividade “Uma dentadinha no Sol”.

2 comentários

2 pings

  1. Aqui no Rio Grande do Sul, não vai dar pra ver..

  2. O eclipse parcial será visto em todo o país PORTUGAL, desde que as condições meteorológicas o permitam. Ademais, no Brasil serão estas as cidades onde se poderá ver o eclipse : ALAGOAS, AMAPA, AMAZONAS, BAHIA, CEARÁ, MARANHÃO, PARÁ, PARAÍBA, PARANÁ, PERNAMBUCO, PIAUI, RIO GRANDE DO NORTE, RORAIMA, SERGIPE, TOCANTINS.
    IMPORTANTE, EM QUALQUER DOS CASOS, com os devidos óculos comprados ou adquiridos em lojas de Astronomia ou em farmácias – não usar absolutamente mais nada ALÉM de óculos comprados nesses locais, sem excepção alguma. EM ESPECIAL, leiam a PARTE FINAL, do artigo intitulado “Eclipse solar híbrido de Novembro de 2013”, onde estão as regras de segurança de observação do eclipse – SE TIVEREM DÚVIDAS, COLOQUEM-NAS no blog ou aqui no FACEBOOK – http://www.astropt.org/2013/10/24/eclipse-solar-hibrido-de-novembro-de-2013/
    O autor destes dois artigos não se responsabilizará pelo mau uso das regras, bem como o astropt não terá também qualquer responsabilidade por problemas que surjam de más práticas de observação do eclipse parcial solar. Por isso, informem-se devidamente ANTES do evento. A vista é demasiado importante para se ser negligente nas regras de observação do Sol! Respeitem a 100% as regras e usufruirão de uma observação do eclipse parcial (ou total caso seja o facto de estar por terras africanas) sem problemas.

  1. […] Solar (2012 com 12 fotos e vídeo, 2010, 2009, noite), Parcial, Anelar (2010, 2008), Híbrido (2013 próximo com fotos). Lunar (2014, 2013, 2011 com explicação e transmissão e fotos, 2010, 2008). […]

  2. […] Podem ver, aqui. Podem também ver aqui no AstroPT pelo link do Slooh no Youtube (cliquem play no vídeo em baixo): Como sabem, podem ler tudo sobre este eclipse híbrido, neste post, e também já sabem que podem assistir ao vivo ao eclipse parcial no Porto, em Lisboa e em Coimbra. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.