Vida na Terra veio de Marte?

nasa-hubble-mars-2003

É incrível a forma sensacionalista como se interpreta alguns estudos científicos…

O professor Steven Brenner encontrou num meteorito uma forma oxidada de molibdénio e boro. O meteorito veio de Marte.
Esta forma de molibdénio é bastante importante para a vida que conhecemos na Terra já que impede que as moléculas de carbono se deteriorem (não limitando o seu desenvolvimento, e permitindo assim a formação de ribose e de RNA).

Há 3.000 milhões de anos, na Terra o oxigénio na atmosfera escasseava, mas em Marte seria mais abundante, já que na altura Marte teria uma atmosfera mais espessa.
Devido à colisão de cometas e asteróides com Marte, nessa altura, um pequeno detrito terá sido expulso de Marte e chegou à Terra milhões de anos depois (o tal meteorito).

É só isto…
Ou seja, encontrou-se um elemento químico que pode ter vindo de Marte e que foi importante para a origem da vida na Terra. Notem que qualquer elemento presente na vida na Terra, é, por si só, importante para a vida na Terra.
Deixem-me realçar novamente: estamos a falar de uma forma oxidada do elemento molibdénio.
Nada tem a ver com vida trazida de Marte para a Terra. Não tem nada a ver com Marte ter tido vida. Não tem nada a ver com vida ter viajado entre Marte e Terra.

Agora comparem isto com títulos do género: “somos todos Marcianos” ou “vida na Terra pode ter vindo de Marte”, como podem ler no Diário de Notícias, na BBC, e na Space.com, que se basearam nas palavras especulativas do investigador.
Uma investigação importante sobre bioquímica que, infelizmente, perde o significado ao fazerem-se especulações desnecessárias…

1 comentário

1 ping

  1. É uma estratégia habitual em alguns sites: um título bombástico para chamar a atenção.
    O pior é que depois de se ler a notícia vê-se que o título é completamente enganador.
    Não acontece só nas notícias sobre ciência e até já se começa a ver isto em jornais “de referência”.

    Felizmente ainda há o AstroPT.

  1. […] cometas). Yamato 000593. Richard Hoover. Chandra Wickramasinghe. Vida na estratosfera (crítica). Vida veio de Marte. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights