Cometa ISON visível a olho nu

Crédito: Damian Peach

Nas últimas 48 horas, o cometa ISON aumentou bastante o seu brilho. Ele está 10 vezes mais brilhante do que estava há 3 dias.
A maior atividade repentina no ISON poderá ser extremamente positiva, caso tenha como consequência uma visualização incrível do cometa nos nossos céus; no entanto, por vezes estes aumentos repentinos de brilho são temporários e indicam uma fragmentação do cometa. Esperemos mais uns dias para saber o “destino” do cometa.

Crédito: cometlynx

Para já, o aumento do brilho permite ver o cometa e a sua cauda com binóculos e telescópios ao amanhecer perto do horizonte sudeste a passar pela constelação da Virgem. No entanto, em locais com bons céus escuros é possível ver o cometa a olho nu (magnitude 5)

Crédito: Ricardo Cardoso Reis, Planetário do Porto

Crédito: Ricardo Cardoso Reis

1. Olá, moro em belo horizonte. Gostaria de ter a referencia exata para qual direção olhar. Irá ser questão de segundos?

1. Por favor, leia o comentário anterior.
      Não é uma questão de segundos. O cometa mantém-se no céu.

2. Ola Carlos,
    Sou de Lisboa, a que horas e onde é o melhor sitio para ver o ISON?
    Obrigada

1. A partir das 5 da manhã, na direcção da constelação da Virgem.
      No entanto, aconselho a que saia de Lisboa. Dentro da cidade, a poluição luminosa tornará impossível a visualização a olho nu 😉

Por outro lado, aconselho a que faça essa observação dentro de alguns dias. Neste momento ele está demasiado perto do Sol. Temos que esperar que ele dê a volta 😉

• Pedro Henrique on 18/11/2013 at 01:13

De quais regiões do Brasil será possível ver o cometa ?

1. De qualquer lado… logo que tenha céus escuros.

• Pedro Henrique on 18/11/2013 at 01:20