Universo Irregular

universo-3d_2824_1600x1200Há cerca de uma década que os cosmólogos suspeitam que o Universo pode estar meio “desequilibrado”, algo que é sugerido pelas análises da Radiação Cósmica de Fundo (CMB), o clarão oriundo do Big Bang que apresenta vários pontos quentes e frios. As análises feitas começaram em 2003, pela sonda WMAP, da Nasa, indicam flutuações na densidade da matéria na CMB, e que um lado do Cosmos é mais quente que o outro.

Essa visão confronta a concepção cosmológica predominante, na qual o Universo cresceu de forma exponencial no período da Inflação cósmica, o que deveria fazer com que a CMB parecesse uniforme de modo geral. No entanto, a hipótese ganhou força nos últimos meses assim que o satélite Plank, da Esa, enviou evidências que confirmam as observações do WMAP, e indicam um Universo Assimétrico.

A questão é que, apesar da assimetria cósmica ter se tornado mais convincente, ela é enigmática e entendê-la continua uma tarefa complicada. Os pesquisadores consideram um pouco cedo para reavaliar a Cosmologia padrão como um todo. Mesmo assim, eles já avaliam a possibilidade do cosmos vir da assimetria. Talvez dando corpo a hipóteses que sugerem campos energéticos capazes de deformar o Universo ou que sugerem cicatrizes de colisões com outros universos. Em 2014, novos dados do Plank podem dar uma luz sobre o enigma da assimetria – dados sobre a polarização da CMB (o modo de oscilação de seus fótons).

BigBangNoise

Scientific American – Novembro de 2013.

1. Gostei!!!

• Luiz Otavio Nogueira on 17/11/2013 at 21:23

Caro Jonatas – A titulo de informação, para melhoria dos seus textos: Quando voce se referir a tempo passado, utilize o verbo haver – sendo assim, seu texto deveria começar – Há cerca … – e não “a cerca…”

Por favor não entenda mal esse esclarecimento, muitos erram nesse emprego do verbo haver.

1. Grato Luiz, já havia percebido e corrigi. Abraços;