Descoberta a galáxia mais distante

Concepção artística da galáxia z8_GND_5296. Crédito: V. Tilvi, S.L. Finkelstein, C. Papovich, & the Hubble Heritage Team

Uma equipa de astrónomos liderada por Steven Finkelstein, da Universidade do Texas, descobriu a galáxia mais distante no Universo.
A galáxia chama-se z8_GND_5296 e tem um elevado valor de desvio para o vermelho de 7,51 – o que faz com que seja vista como era quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos de idade.

A galáxia Z8-GND-5296 forma anualmente inúmeras estrelas, 150 vezes superior à nossa Via Láctea.

Leiam os comunicados de imprensa da Universidade do Texas e do Observatório McDonald. Leiam mais detalhes sobre esta descoberta, em português, no CCValgarve, aqui.

Galáxia z8_GND_5296. Crédito: V. Tilvi, S.L. Finkelstein, C. Papovich, A. Koekemoer, CANDELS, & STScI/NASA

Deixo uma nota final para dizer que o Telescópio Espacial Hubble já observou várias outras galáxias candidatas a serem as mais distantes, incluindo a UDFj-39546284 que poderá ser a mais distante de todas, mas a z8_GND_5296 é a galáxia mais fácil de ser confirmada com observações posteriores.

• Eudes de Morais on 24/11/2013 at 00:11

Olá , gosto muito do blog e sempre leio suas matérias parabéns pelo trabalho;
    Gostaria que você publicasse algo sobre a área de astrobiologia , sou graduando de Ciências biológicas e me interresso bastante pela área. Obrigado;

1. Existem mais de 500 artigos sob a categoria Astrobiologia: